Tecnologia IPM: arrecadação municipal de Araquari (SC) aumenta 265%
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IPM
2 dez, 2022
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Última atualização: 13 jul às 14:29
A modernização digital da gestão pública municipal de Araquari (SC), na região Norte Catarinense, já resultou em um aumento de 265% da arrecadação municipal, após a Prefeitura implantar a tecnologia nativa web (sem emuladores) Atende.Net IPM em 2015. Um resultado que vem das boas práticas de gestão aliadas ao aumento da eficiência adquirida com diversas ferramentas de Prefeitura Digital, as quais proporcionam decisões baseadas em dados concretos e atualizados em tempo real.
Essa eficientização está, também, na oferta de serviços digitais, que estão facilitando a vida dos araquarienses. Por exemplo, foram realizados mais de 1,150 milhão de acessos e consultas a serviços digitais oferecidos pela prefeitura só nos 10 primeiros meses de 2022.
Isso representa um aumento de 124% em relação ao mesmo período de 2021, comprovando a adesão em massa da população de aproximadamente 40,8 mil habitantes. Além disso, agora os cidadãos estão usando o App Atende.Net para celulares, já somando mais de 16,5 mil acessos.
Outra conquista importante é que, enquanto a arrecadação municipal vem aumentando ao longo dos últimos anos em Araquari, os Gastos com Pessoal se mantêm estáveis, comprovando a eficiência da administração e os benefícios da tecnologia de última geração. Além de garantir o atendimento da legislação federal.
Em 2015, quando a modernização digital iniciou na prefeitura, a proporção de Gastos com Pessoal X RCL era de 62,1%. Percentual esse que foi caindo ao longo dos anos, fechando 2022 em 44,1% configurando, portanto, uma redução de 29%.
Tecnologia de gestão pública Atende.Net IPM, utilizada pela prefeitura de Araquari, pode ser acessada por computador, tablet ou celular com Internet, nas 24 horas de todos os dias, mantendo as informações atualizadas em tempo real. Isso garante decisões baseadas em dados para uma administração pública mais assertiva.
Prefeito comemora benefícios da modernização digital
Dentre os muitos benefícios proporcionados pela modernização digital, o prefeito Clenilton Carlos Pereira destaca as vantagens de se trabalhar com um sistema nativo web.
“A tecnologia IPM tem o sistema totalmente em nuvem, o que permite o acesso de smartphones, tablets ou computadores conectados à Internet. É possível enviar documentação de forma digital e guardar todos os arquivos da nuvem. Essa tecnologia facilita a comunicação digital entre as secretarias, proporciona praticidade no agendamento de consultas com a médica do trabalho e a automatização de rotinas, antes braçais, por exemplo”, destaca o prefeito.
Ele explica, ainda, que o autoatendimento é integrado a vários setores da prefeitura, permitindo que os araquarienses consigam executar muitos serviços pela plataforma, o que reduz deslocamentos desnecessários e filas, gerando também economia de papel, além de maior eficiência nos processos.
“Araquari teve um aumento de 265% da arrecadação, desde 2015, quando implantamos a tecnologia IPM e, até outubro de 2022, foram mais de 1.150 milhões de consultas aos serviços digitais. Essas conquistas vêm das boas práticas da gestão, atreladas ao uso de tecnologia inovadora para gestão pública. E quem ganha é o município de Araquari. A maior arrecadação gera maiores investimentos na cidade e, por consequência, uma melhor qualidade de vida aos munícipes. Conseguir aumentar a arrecadação, inclusive durante a pandemia, sem precisar aumentar taxas e impostos, é uma vitória para nós, como gestores”, comemora o prefeito Clenilton Carlos Pereira.
Aumento de 265% na arrecadação municipal no período 2015-2022, ou seja, desde quando foi iniciada a transformação digital com a tecnologia nativa web IPM;
Redução de 29% na proporção de Gastos com Pessoal X RCL, que era de 62,1% em 2015 e fechou 2022 em 44,1%;
Mais de 1,150 milhão de acessos/consultas a serviços digitais nos 10 primeiros meses de 2022: crescimento de 124% em relação ao mesmo período de 2021.
Evolução da arrecadação municipal:
A arrecadação no município de Araquari (SC) aumentou 265% na última década, devido ao maior controle dos processos com uso de tecnologia de última geração cloud computing. Fonte: dados consolidados do Atende.Net.
Relação Gastos com Pessoal X RCL em Araquari:
Enquanto a Arrecadação aumenta em Araquari (SC), os Gastos com Pessoal se mantêm estáveis, resultando na queda da relação percentual, o que comprova a eficiência da administração após a implantação da tecnologia cloud computing IPM em 2015. Fonte: dados consolidados do Atende.Net.
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