Em tempos de avanço tecnológico, a demanda por serviços públicos mais eficientes cresce e o autoatendimento na gestão pública é uma saída para criar agilidade sem onerar servidores.
Essa modalidade de atendimento se tornou possível graças à evolução da tecnologia, que possibilitou a criação de plataformas digitais acessíveis e fáceis de usar.
Neste artigo, explicamos quais os benefícios do autoatendimento para a administração pública.
O que é o autoatendimento?
Esse modelo de atendimento é caracterizado pela oferta de serviços públicos em canais online de forma autônoma, ou seja, sem a necessidade de servidores públicos.
Na prática, o autoatendimento pode ser realizado por canais como plataformas online, aplicativos mobile, totens de autoatendimento ou por atendimento telefônico.
Dependendo do sistema, é possível consultar informações e realizar transações como emissão de documentos, pagamento de taxas, agendamento de serviços, consultas a informações, entre outros.
10 benefícios do autoatendimento na gestão pública
Imagem: Freepik.
O autoatendimento na gestão pública oferece benefícios para os cidadãos, servidores públicos e para a própria administração pública como um todo.
Abaixo listamos os 10 principais benefícios.
Para a gestão pública
- Otimização do tempo e aumento da produtividade: os servidores podem dedicar mais tempo a atividades estratégicas.
- Redução de trabalho manual repetitivo: tarefas como emissão de documentos e agendamento de serviços, são automatizadas, liberando tempo e servidores.
- Redução da inadimplência: com o autoatendimento pela internet, os procedimentos ficam mais simples e o cidadão pode ficar em dia com o município em poucos cliques.
- Melhoria da qualidade do atendimento ao cidadão: os servidores podem oferecer um atendimento personalizado e humanizado aos cidadãos, quando for necessário.
- Segurança no armazenamento de dados: no autoatendimento pela internet, os dados ficam armazenados na nuvem e não correm o risco de ficarem perdidos ou serem encaminhados ao setor errado.
Para o cidadão
6. Maior comodidade e acessibilidade aos serviços públicos: os cidadãos podem acessar de onde estiverem e a qualquer hora, sem precisar se deslocar até órgãos públicos ou enfrentar filas.
7. Redução do tempo de espera: o autoatendimento permite que os cidadãos resolvam suas demandas de forma rápida e eficiente, sem precisar esperar por atendimento presencial.
8. Agilidade: os cidadãos podem realizar diversas operações de forma autônoma, sem a necessidade de intermediários.
9. Controle sobre suas solicitações: os cidadãos podem acompanhar o andamento de suas solicitações e obter informações sobre seus serviços públicos a qualquer momento.
10. Mais satisfação: o autoatendimento contribui para uma experiência mais positiva e satisfatória para os cidadãos, que se sentem melhor atendidos e autônomos.
Como começar a oferecer o autoatendimento?
Para iniciar a oferta do autoatendimento no seu município, é importante considerar alguns fatores para se ter sucesso durante e após a implantação.
Primeiramente, é importante realizar um mapeamento detalhado dos processos e serviços oferecidos pelo município, para identificar os que podem ser automatizados por autoatendimento.
De maneira idêntica, é importante avaliar a viabilidade técnica do autoatendimento para cada processo ou serviço, considerando fatores como infraestrutura tecnológica disponível e integração com outros sistemas.
Em segundo lugar, escolher o sistema adequado é fundamental para o eficiência no autoatendimento.
É importante contar com uma plataforma que atenda às necessidades específicas do município, além de garantir facilidade de uso, escalabilidade e segurança de dados.
Analisar diferentes opções disponíveis no mercado, com pesquisas e comparações de recursos e custos é uma etapa crucial.
Uma plataforma integrada ao sistema da prefeitura pode fazer a diferença para o sucesso do autoatendimento, pois os processos se integram com mais facilidade.
Em seguida da implantação do autoatendimento, após considerar todos esses fatores, é importante treinar os servidores públicos sobre a utilização da plataforma.
Além de criar materiais informativos para os cidadãos, divulgando os canais de autoatendimento disponíveis e os benefícios da sua utilização.
O monitoramento contínuo garantirá que a plataforma está cumprindo seu papel, que os cidadãos conseguem utilizá-la com facilidade e estão satisfeitos.
Desenvolvida no Brasil, Dara é a primeira Inteligência Artificial abrangente para gestão pública
A Inteligência Artificial no autoatendimento
Ao integrar a Inteligência Artificial no autoatendimento, os governos têm a chance de proporcionar uma experiência dinâmica aos cidadãos, ao mesmo tempo em que aprimoram os processos internos.
Assistentes virtuais inteligentes, como a Dara, da IPM Sistemas, têm a capacidade de atender diversas solicitações, 24 horas por dia. Isso resulta em economia de recursos e prestação de serviço ágil.
Outra vantagem é a personalização do autoatendimento. De acordo com uma pesquisa da Gartner, até 2023, 70% dos governos planejam adotar tecnologias de personalização para aprimorar o atendimento aos cidadãos.
A IA é capaz de analisar grandes conjuntos de dados para identificar padrões e preferências dos usuários, permitindo um suporte mais adaptado às necessidades individuais.
Se você quer conhecer mais sobre a Inteligência Artificial no autoatendimento, leia um artigo completo no nosso blog clicando aqui.
A evolução contínua do autoatendimento ao cidadão promete existe para tornar os serviços públicos mais eficazes, acessíveis, econômicos e personalizados.
No centro dessa mudança está a adoção de tecnologias, em particular aquelas impulsionadas pela IA, que abre novos horizontes para a interação entre os cidadãos e a administração pública.
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