Logo Ipm Sistemas
Cases de Sucesso

Como Cascavel (PR) cresceu em 20% a arrecadação municipal do IPTU com IA

  • Foto do Autor Por IPM
  • 10 jun, 2024
  • Tempo de leitura: 6 mins
  • Última atualização: 16 jul às 12:43
Municípios como Cascavel cresceram sua arrecadação com a utilização de inteligência artificial na gestão pública.
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • A tecnologia tem transformado diversos setores, e a administração pública não fica para trás. Principalmente quando se fala em arrecadação municipal, que é um dos principais desafios dos municípios, a inovação em software tem papel fundamental para assegurar a correta arrecadação. E, como resultado, esse investimento na modernização digital permite o desenvolvimento das cidades e a plena qualidade serviços aos cidadãos.

    Nesse contexto, para a maioria dos municípios brasileiros, a arrecadação municipal é a principal fonte de recursos para serviços públicos essenciais. Saúde, educação, segurança, saneamento básico e infraestrutura são alguns exemplos desses serviços.

    Em Cascavel, no Paraná, o município adotou a Inteligência Artificial para auxiliar no atendimento à população. No ar desde o primeiro trimestre de 2024, a Prefeitura teve um aumento de 20% na arrecadação antecipada do IPTU, superando todas as expectativas iniciais para o ano. Esse feito foi alcançado apoiado à implementação da Dara, a Assistente Virtual da IPM.

    Cascavel, no Paraná, é exemplo notável de município que tem utilizado tecnologia de ponta como a inteligência artificial para aprimorar a arrecadação municipal.

    Cascavel, no Paraná, é exemplo notável de município que tem utilizado tecnologia de ponta como a inteligência artificial para aprimorar a arrecadação municipal.

    Inovação e simplicidade no processo de pagamento

    Anteriormente, o processo de pagamento antecipado do IPTU em Cascavel era considerado longo e complexo pelos cidadãos. Já hoje, com a assistente virtual Dara, tudo mudou.

    “O cidadão acessa o site e com apenas cinco cliques consegue emitir o boleto ou gerar o pix. Em anos anteriores, o caminho era muito mais longo”, explica Mozzart Carvalho Piccoli, Secretário de Comunicação do município.

    Essa simplificação refletiu diretamente nos números: somente no modelo de pagamento à vista, foram arrecadados aproximadamente R$ 100 milhões em 90 dias de campanha. Em comparação, a estimativa inicial era de R$ 80 milhões.

    Nesse contexto, a facilidade e a eficiência do novo sistema foram bem recebidas pelos moradores de Cascavel, resultando em um aumento significativo na arrecadação.

    O papel da Inteligência Artificial na arrecadação municipal

    A assistente virtual Dara usa técnicas avançadas de processamento de linguagem neural para interagir de maneira eficaz e intuitiva com os cidadãos. Desenvolvida para compreender as necessidades dos usuários e fornecer respostas precisas e rápidas, Dara é capaz de interpretar corretamente até mesmo mensagens com erros de digitação. Isso garante uma comunicação mais fluida e menos frustrante, melhorando a experiência do munícipe.

    Desde sua implementação, a assistente foi treinada com mais de 500 mil perguntas diferentes, baseadas em demandas de prefeituras de todo o país. Esse vasto banco de dados permite que Dara forneça respostas cada vez mais assertivas e personalizadas.

    Benefícios para a população e prefeitura

    A eficiência da assistente virtual Dara não apenas facilitou o pagamento do IPTU e aumentou a arrecadação municipal, mas também melhorou a experiência do usuário. Em 2023, as postagens nas redes sociais sobre a campanha de antecipação geraram 500 cliques no sistema da prefeitura de Cascavel. Neste ano, com a adoção da nova tecnologia, foram registrados dois mil acessos, demonstrando a aprovação e a adesão por parte dos cidadãos.

    Além disso, a automação do atendimento permitiu desafogar a demanda por atendimento humano, reservando os casos mais complexos para intervenção humana. “Agilizando as respostas para a população, conseguimos desafogar o atendimento, deixando para a intervenção humana casos mais complexos”, afirma Ana Mees, Head de Inteligência Artificial da IPM Sistemas.

    A importância de uma abordagem humanizada

    Diferente de muitos chatbots que atuam apenas como direcionadores de demanda, a assistente virtual Dara se destaca por sua abordagem mais humanizada. Ela compreende o que o usuário solicita da forma que ele se comunica, sem restringir as opções.

    “Pode ser muito frustrante tentar resolver um problema e se deparar com um chatbot que age mais como um direcionador de demanda, robotizando o atendimento mas sem chegar à solução. Partimos disso para oferecer mais”, explica Ana Mees.

    Tecnologia para aumentar a arrecadação municipal

    A implementação da inteligência artificial no município de Cascavel é um exemplo claro de como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na administração pública.

    A assistente virtual Dara não apenas simplificou o processo de pagamento, mas também melhorou a comunicação e a eficiência do atendimento, resultando em um aumento significativo na arrecadação e na satisfação dos cidadãos. Com isso, Cascavel agora serve de modelo para outras cidades que desejam modernizar seus sistemas e melhorar a relação com os seus moradores.

    Solucione as demandas dos cidadãos de forma clara e eficiente

    Diferentemente de chatbots comuns, Dara utiliza algoritmos avançados de Inteligência Artificial e NLP (Natural Language Processing) para entender o significado, contexto e intenção de cada mensagem do cidadão, dialogando naturalmente.

    De forma simples, Dara não apenas aponta o caminho para utilização de um serviço, mas o soluciona em poucos segundos. Se questionada sobre a guia de IPTU, por exemplo, Dara devolve ao cidadão o documento guia para pagamento, em poucos segundos. Dessa forma, consegue ajudar a aumentar a arrecadação municipal.

    A solução de ponta já está em uso nos municípios brasileiros, onde a gestão oferece a Dara como opção de atendimento no seu portal do cidadão no Atende.Net.

    A tecnologia é integrada ao Atende.Net e conectada a uma base de dados única, e por isso consegue oferecer atendimento de diferentes secretárias e órgãos por meio de cadastro único.

    A transformação digital no atendimento ao cidadão é uma jornada em constante evolução, com o potencial de tornar os serviços públicos mais eficientes, econômicos, acessíveis e humanizados.

    Dessa forma, a implementação de soluções digitais, especialmente aquelas alimentadas por IA como a Dara, está no cerne dessa transformação, oferecendo novas possibilidades para a interação entre cidadãos e gestão pública.

    Se você quer conhecer mais sobre a nossa tecnologia, entre em contato com nosso time de especialistas e agende uma demonstração.

    Artigos relacionados

    Receba o melhor da inovação no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter em sua caixa de entrada