Como o uso de tecnologia garante a qualidade do atendimento na Prefeitura de Nova Santa Rita
Por
IPM
6 maio, 2021
Tempo de leitura: 6 mins
Última atualização: 13 jul às 14:29
O uso da tecnologia para qualificar a gestão pública é uma realidade na Prefeitura de Nova Santa Rita (RS), na região metropolitana de Porto Alegre. Desde 2018, a administração municipal conta com as facilidades oferecidas pela computação em nuvem. Por exemplo, pode-se citar como vantagens a qualidade do atendimento prestado aos munícipes, mesmo com todas as dificuldades impostas pela Covid-19.
“O sistema IPM é imprescindível nesse período de pandemia. Ele facilitou o trabalho e a adaptação para esse novo normal”, relata João Rodolfo Toniolo Flores, gestor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Nova Santa Rita. “Diante do quadro atual que vivenciamos em nível mundial, as prefeituras acabaram tendo de buscar alternativas. Com o sistema IPM, nós já saímos na frente, podendo ter o acesso remoto”, salienta.
Com a necessidade de isolamento social imposta pela pandemia, parte da equipe precisou ficar em casa, mas isso não parou a Prefeitura. “Alguns servidores que precisaram fazer isolamento puderam seguir com seus processos de casa com poucos cliques. Isso agilizou o trabalho. A tecnologia veio para somar, fazendo com que os processos e o trabalho fossem mais ágeis”, comemora João Flores.
Vídeo: tecnologia IPM atua na construção de Cidades Inteligentes
Computação em nuvem garante qualidade de atendimento com redução de custos
Além da possibilidade de trabalhar de casa com a manutenção da qualidade do atendimento na Prefeitura de Nova Santa Rita, a tecnologia desenvolvida pela IPM Sistemas também resultou em agilidade e maior segurança de dados.
“A migração de desktop para nuvem possibilitou ter agilidade nos processos e nas tramitações internas do trabalho de gestão, possibilitando conexão de forma ágil, sem complicações. Com uso de login e senha, não é preciso necessariamente estar no ambiente da Prefeitura para execução do trabalho”, completa João Flores.
Conforme o gestor de TI da Prefeitura, também há economia. “Podemos afirmar que a computação em nuvem agilizou nossa rotina. E gerou economia de forma expressiva com equipamentos e materiais, sistema de segurança de backups, seguros. Além de outros tipos de serviços que teriam de ser contratados pela prefeitura”, relata. “O sistema IPM facilitou muito o trabalho, e também a segurança do nosso serviço de TI da Prefeitura de Nova Santa Rita”, finaliza o gestor de TI.
Sistema em nuvem: veja os diferenciais desta tecnologia
Entenda como o Atende.Net qualifica o atendimento em órgãos públicos
O objetivo do Atende.Net é qualificar e facilitar a gestão pública para que se torne mais eficiente, econômica e transparente, colaborando para a construção de “cidades inteligentes”. Além disso, proporciona a otimização das rotinas administrativas, bem como reduz gastos e contribui para o aumento da arrecadação municipal. A seguir, veja as vantagens do sistema que tornam tudo isso é possível:
> Alta disponibilidade: a tecnologia IPM é totalmente WEB, podendo ser acessada em qualquer dispositivo móvel com internet, 24h por dia, em um ambiente seguro. Uma característica que permite o trabalho home office, garantindo uma gestão eficiente ao mesmo tempo em que mantém a qualidade do atendimento prestado, mesmo durante a pandemia de Covid-19.
> Redução de custos: a implantação do sistema 100% nuvem IPM resulta no fim de gastos com servidores de banco de dados e espaços exclusivos para o Centro de Processamento de Dados (CPD) nos órgãos públicos. Do mesmo modo, elimina a necessidade de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), aplicativos e softwares básicos, cabeamentos estruturados.
> Maior controle da gestão: o Atende.Net trabalha com mais de 50 indicadores, tais como comparativo entre receita e despesa; comparativo entre orçado e arrecadado; estatística de pagamento de IPTU; entre outros. Além disso, possibilita maior controle da cobrança dos impostos, bem como oferece diversas funcionalidades para cobrança e fiscalização de tributos. Entre elas, emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), implantação de Nota Fiscal Premiada e maior controle do ISSQN Bancos.
> Cadastro Único: as informações de todos os departamentos ficam em um único ambiente, eliminando retrabalho com digitação e risco de duplicação de dados. Com isso, também garante acesso em tempo real a dados atualizados, com geração de relatórios e gráficos em poucos cliques, facilitando a tomada de decisão.
> Atende múltiplas entidades: o sistema também foi desenvolvido de forma a permitir que Prefeituras, Fundos, Fundações, Autarquias, Institutos e Câmaras de Vereadores mantenham suas informações em um mesmo servidor de banco de dados. Ou seja, está preparado para atender às novas regras do Siafic– Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle conforme o Decreto Federal nº 10.540/2020.
> Orientado a processos: o controle das tarefas é ampliado com a apresentação visual do fluxo de trabalho, que é mapeado e orientado na forma de fluxograma digital. O sistema de Workflow permite rapidamente identificar cada fase, quais foram executadas e/ou estão pendentes, bem como gerar alertas e relatórios.
> Tramitação digital de documentos: usando a Gestão Eletrônica de Documentos (GED), qualquer processo pode ser catalogado e tramitado de forma integralmente digital. Portanto, permite eliminar o uso de papel, reduzindo riscos de perda e fraude. Inclusive, o arquivo morto pode ser todo digitalizado diretamente no sistema por escaneamento, captura com câmera, link externo ou upload.
> Autoatendimento da população: no Portal do Cidadão, o munícipe pode gerar boletos e pagar impostos e taxas – inclusive via PIX, parcelar dívidas, abrir empresas, solicitar serviços, agendar consultas, registrar demandas na Ouvidoria, tirar dúvidas com um Servidor público, por exemplo, tudo sem sair de casa.
> Funciona com múltiplas plataformas: o software Atende.Net funciona em diversos sistemas operacionais (Windows, Linux, OSX, IOS, Mac OS, Android, etc) e em diferentes navegadores (Microsoft Edge, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, etc), reduzindo assim a necessidade de investimentos com aquisição de sistemas operacionais.
Essas são algumas das funcionalidades do Atende.Net, pois há várias outras. Juntas, elas resultam em economia aos cofres públicos, agilidade na prestação de atendimento ao público, transparência e melhor uso dos recursos. E vão além: otimizam a rotina de trabalho, melhorando a qualidade do ambiente também para os Servidores públicos.