Logo Ipm Sistemas
Compras, Licitações e Contratos

Compra de software de gestão na administração pública: saiba mais

  • Foto do Autor Por IPM
  • 25 maio, 2016
  • Tempo de leitura: 6 mins
  • Última atualização: 13 jul às 14:29
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • A decisão de adotar um software integrado de gestão pública para dar suporte às atividades e melhorar a entrega de resultados é uma escolha acertada. Contudo, é importante estar atento a algumas informações no momento da compra de software de gestão pública.

    A compra de um software de gestão pública é sempre um desafio para administradores. Uma vez que existe uma infinidade de tipos de programas e funcionalidades disponíveis no mercado, a compra é sempre um desafio.

    Na hora da compra de software de gestão para prefeituras, o importante é estar atento em alguns modelos básicos.

    Antes de tudo, é importante mencionar que o principal erro do gestor é trabalhar com softwares de gestão diferentes para cada área. Exemplo: um na Secretaria de Saúde, outro na de Obras e outro ainda na Procuradoria Jurídica, assim por diante.

    Essa disposição cria um problema sério quando é necessário cruzar informações, com surgimento de inconsistências de um software para outro, pois a base de dados é diferente. Por esta razão, a melhor compra de software é aquele atende toda a prefeitura com uma plataforma única de dados.

    Desktop ficou para trás

    Soluções desktop são aquelas em que o software funciona de maneira local, ou seja, é preciso instalar o programa em um computador. Esse é um modelo ultrapassado, uma vez que exige das prefeituras um investimento extra em infraestrutura de informática. Essa exigência pode custar mais caro aos cofres públicos.

    Gastos com máquinas novas, com programas de antivírus, com cabeamento extra, entre outros custos, são alguns dos exemplos que a demanda desktop exige. E se ocorrer algum problema com o computador, como dano física proveniente de imprevistos, todo material é perdido. O prejuízo no trabalho das secretarias é sempre uma ameaça constante com sistemas desktop.

    Como solução, sistemas com tecnologia cloud computing, são uma solução inovadora que permite evitar problemas e traz muitos outros benefícios. Com modelo 100% em nuvem, sem emuladores, não há necessidade de instalar programas em computadores físicas, uma vez que o acesso é feito diretamente pela internet.

    Com isso, fica dispensado os gastos adicionais com infraestrutura de informática mencionados anteriormente. O acesso pela internet pode ser feito de qualquer dispositivo móvel, como tablets e celulares. O cloud computing, também conhecido como nuvem é hoje o que existe de mais moderno em sistemas de gestão pública para prefeituras disponíveis no mercado para compra de software.

    Dispense planilhas e editores de texto

    Depositar sua confiança em modelos de programas que não foram feitos especificamente para a gestão pública, como as planilhas eletrônicas e editores de texto, é extremamente perigoso.

    De forma genérica, as planilhas e os editores podem ser recursos úteis para gestores públicos em prefeituras que não possuem um sistema especializado, porém, não são a solução ideal. Por eles, é feito um controle primitivo do trabalho. Que não atinge nem de longe os resultados que podem ser obtidos com os softwares de gestão inteligente, em qualquer área que forem adotados.

    Soluções inovadoras para modernização digital

    Sem dúvida, contar com governos digitais é de enorme importância na gestão pública, pois são instituições que trabalham com alto fluxo de dados. Portanto, contando com uma tecnologia de ponta, como a computação de alta performance e 100% em nuvem, todo processamento é mais ágil.

    5 pontos fundamentais para atenção

    1. A principal vantagem de um sistema 100% em nuvem é o acesso às informações 24h por dia, com segurança de dados. Isso permite que os gestores públicos cruzem dados e gerem indicadores em tempo real, o que torna a tomada de decisão mais ágil e qualificada.
    2. Em seguida, vem a facilidade da prestação de contas, com garantia da transparência. Com um sistema de banco de dados único e atualizado em tempo real, há publicação instantânea dos dados nos Portais de Transparência.
    3. Uma terceira vantagem é a qualificação da prestação de serviços ao cidadão. As Prefeituras verdadeiramente digitais proporcionam autoatendimento à população. Por exemplo, o munícipe pode agendar consultas, pagar ou parcelar impostos e taxas, ou mesmo usar o chat para sanar dúvidas diretamente com um Servidor público. Tudo pelo celular e sem filas.
    4. Como quarto ponto de destaque, listamos a economia gerada aos cofres públicos. A computação nativa WEB aposenta os servidores de banco de dados e CPDs dentro da Prefeitura. Ainda, elimina a necessidade de softwares básicos e cabeamentos estruturados, bem como manutenções. Transformação digital para criar cidades inteligentes.
    5. Juntamente com todas essas vantagens já listadas, vem o aumento da arrecadação sem criação de novos impostos. As Prefeituras que operam com um sistema de cadastro único atualizado em tempo real arrecadam mais, pois têm mais informação. Nesse sentido, contam com diversas funcionalidades que melhoram a fiscalização de tributos, como emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), implantação de Nota Fiscal Premiada e um maior controle do ISSQN Bancos, entre outros.

    Diferenciais de um software de gestão integrado

    A IPM Sistemas desenvolveu um software que utiliza Computação de Alta Performance, é 100% em nuvem (nativo WEB, sem uso de emuladores) e foi criado com foco na usabilidade. Tudo para otimizar a rotina dentro das repartições públicas, qualificando a tomada de decisão e diminuindo a carga de trabalho dos Servidores. Confira abaixo três dos seus diferenciais:

    > MULTI PLATAFORMA: o software Atende.Net, desenvolvido pela IPM, funciona em diversos sistemas operacionais (Windows, Linux, OSX, IOS, Mac OS, Android, etc) e em diferentes navegadores (Microsoft Edge, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, etc), reduzindo assim a necessidade de investimentos com aquisição de sistemas operacionais.

    MULTI ENTIDADE: permite que várias entidades – Prefeituras, Fundos, Fundações, Autarquias, Institutos e Câmaras de Vereadores – mantenham suas informações em um mesmo servidor de banco de dados.

    MULTI JANELAS: ao possibilitar a abertura de várias janelas simultaneamente, o software facilita a operação.

    A IPM utiliza tecnologia 100% em nuvem nativa sem emuladores, o que significa que os sistemas foram desenvolvidos para funcionar na Internet. Isso garante alta performance e segurança, e permite que o Atende.Net seja acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet.

    Se você quiser saber mais sobre as vantagens de um sistema em nuvem, como o Atende.Netentre em contato com um dos nossos consultores.

    Artigos relacionados

    Receba o melhor da inovação no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter em sua caixa de entrada