A qualidade da gestão pública em um órgão municipal depende de iniciativas dos seus gestores para aprimorar o fluxo de atividades e agilizar os processos.
Diante de um mundo cada vez mais digital, hábitos repetidos por décadas nas administrações públicas precisam ser superados, para atender as demandas da sociedade.
A tecnologia já é considerada como a principal aliada das organizações privadas e tem se tornado realidade para muitos setores públicos.
Nas prefeituras, a burocracia perde espaço e é substituída por eficiência e agilidade, a partir da adesão de ferramentas tecnológicas.
E foi durante o desafio do combate à pandemia, que os municípios perceberam a importância de modernizar seus serviços para garantir a continuidade dos serviços públicos.
Portanto, já podemos considerar um ponto fundamental para falar sobre a qualidade da gestão pública: a transformação digital.
É a partir dessa transformação, impulsionada pela tecnologia, que os setores públicos conseguem enxergar um novo modelo de gestão.
E para sugerir outros pontos fundamentais, é preciso repensar o podemos considerar obsoleto nas administrações.
Processos tramitados manualmente, através de pilhas de papéis atrasam a realização de tarefas e prejudicam o trabalho dos Servidores municipais.
Com o surgimento de sistemas de gestão em nuvem, já está provado que municípios que realizam a tramitação de processos digitalmente, ganham mais agilidade nas suas atividades.
Através de processos digitais, é possível realizar um mapeamento completo e identificar de que maneira os processos estão funcionando, quem é responsável por cada função, qual é o custo, etc.
Dessa forma, a identificação de possíveis erros se torna mais fácil e consequentemente, a busca pelo acerto passa a ser bem direcionada.
Neste artigo, você vai perceber que melhorar a qualidade da gestão pública é urgente e pode ser mais fácil do que você imagina. Confira!
Desburocratizar processos
Uma das principais reclamações sobre o setor público é o excesso de burocracia.
Horas no trânsito, filas de espera na prefeitura, meses para conseguir uma declaração ou licença são cenas conhecidas por muitas pessoas.
No entanto, com a transformação digital, é possível simplificar as atividades da prefeitura, agilizar o trabalho dos Servidores e melhorar o atendimento ao cidadão.
A Prefeitura de Gravataí, no Rio Grande do Sul, oferece mais de 300 serviços em seu portal na internet, onde o cidadão pode realizar solicitações online, através do autoatendimento.
Sem sair de casa, o cidadão pode emitir guias de pagamento, abrir uma empresa, solicitar alvarás, entre outros serviços.
Reduzir a inadimplência
O número de inadimplentes de alguns municípios chega a ser bastante expressivo.
Este é um problema que também pode ser superado com o uso da tecnologia.
A partir de um sistema de gestão em nuvem, o controle das informações é maior e os gestores podem acompanhar, pelo extrato do cidadão, todas as transações realizadas pela pessoa física e jurídica.
Assim, é possível ter o controle sobre os débitos referentes ao IPTU, ISS, ITBI, em uma única tela.
Além disso, com a facilidade proporcionada pelo autoatendimento, o cidadão pode emitir sua guia de pagamento e ficar em dia com seus tributos municipais, de onde ele estiver.
Essa acessibilidade é um incentivo a mais para quem não quer ter débitos com órgãos públicos.
Melhorar a comunicação interna
Boa parte dos obstáculos que impedem a qualidade da gestão pública passam por falhas no gerenciamento de projetos ou na comunicação.
Promover o diálogo entre setores, ou mesmo entre pessoas do próprio setor, pode melhorar o trabalho, eliminar entraves desnecessários e evitar erros e atrasos nos processos.
Realizar reuniões periódicas dentro do setor é uma das formas de integrar a equipe.
Porém, para integrar setores de outras pastas da administração, o uso da tecnologia é fundamental.
Com um sistema integrado, as pastas de Contabilidade, Procuradoria, Suprimentos, RH e Licitações, por exemplo, permanecem interligadas.
Dessa forma, com um sistema único, as informações passam de um setor para outro de forma automática.
Portanto, a movimentação de memorandos e ofícios em papel de um setor para o outro, é algo que já ficou para trás.
Através de um sistema de gestão em nuvem, os documentos são assinados digitalmente e a comunicação é feita em poucos cliques.
Essa agilidade evita o retrabalho, burocracia e a morosidade nas administrações públicas.
Incentivar a cultura de inovação
Incentivar a cultura de inovação passou a ser indispensável para as prefeituras que desejam atingir altos níveis de qualidade da gestão pública.
Afinal, é inegável que a tecnologia pode facilitar e potencializar os resultados nos setores da administração.
Ao contar com um sistema de gestão em nuvem, as prefeituras ganham mais controle, reduzem custo com manutenção de CPDs, compra de papéis e materiais de expediente.
Somente prefeituras digitais atendem as demandas dos cidadãos cada vez mais conectados.
A IPM Sistemas é líder no desenvolvimento de softwares para a gestão pública e está presente em diversos estados do país.
Através do Atende.Net, a prefeitura pode digitalizar 100% dos seus processos e melhorar a qualidade da gestão pública.
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