Indaial (SC) moderniza atendimentos para reduzir uso de papel e demora nos serviços
Por
IPM
9 abr, 2025
Tempo de leitura: 3 mins
Última atualização: 15 abr às 15:41
Conhecida pelas cucas, a Ponte dos Arcos e pelo turismo de aventura, a cidade de Indaial, na região turística do Vale Europeu catarinense, sempre foi um atrativo para o desenvolvimento e crescimento econômico. Apesar de tantos diferenciais, a administração da Prefeitura ainda lidava com problemas que dificultavam o atendimento da população.
Entre os obstáculos mais comuns, o excesso da utilização de papel nos atendimentos era um dos principais. Os documentos também precisavam passar em diversas secretarias para serem assinados, antes de chegar ao munícipe. A demora acabava atrasando a conclusão e gerando mais gastos para os cofres públicos, bem como a diminuição da satisfação do público. Cliente IPM desde 1997, a Prefeitura apostou na inovação para mudar a realidade dos atendimentos.
O prefeito do Município, Silvio César da Silva, explica que, além da capacitação dos servidores, os gestores também precisam se alinhar às mudanças e expectativas do foco maior da atuação: as pessoas.
“Os desafios são sempre crescentes, assim como a demanda da população. O grande objetivo do gestor público é acompanhar essas demandas, dentro da sua limitação legal e financeira”, pontua o prefeito.
Mesmo com a implementação de novos sistemas no funcionamento da gestão, a Prefeitura continua investindo na capacitação dos servidores para a utilização mais eficaz das ferramentas, o que contribui para um atendimento de excelência aos munícipes.
Governo Digital em Cloud
Somente em 2024, Indaial teve 477.878 atendimentos online para utilização de serviços disponíveis aos cidadãos. Por conta da automatização dos processos com Workflow, a Prefeitura reduziu em mais de 90% o uso de papel na rotina de trabalho.
Para ser digital, um Governo precisa fazer muito mais do que apenas implementar ferramentas tecnológicas. Também é preciso investir em softwares que sejam inteligentes e permitam o acesso de qualquer lugar do mundo – e a qualquer momento.
Atualmente, o sistema 100% em nuvem é uma das soluções mais modernas para atender a demanda da gestão pública, tanto para otimizar a rotina de trabalho, como para potencializar a qualidade do serviço oferecido à população. Dessa forma, os servidores conseguem acessar uma informação necessária de qualquer equipamento conectado à internet, até mesmo por dispositivos móveis, como celulares e tablets.