IPM lança três soluções inéditas da Inteligência Artificial Dara
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IPM
3 out, 2023
Tempo de leitura: 11 mins
Última atualização: 13 jul às 14:29
Na última semana, nos dias 27, 28, e 29 de setembro, ocorreu em São José (SC) o maior evento municipalista de Santa Catarina, organizado pela FECAM. Nós, da IPM Sistemas, participamos ativamente do evento e mais uma vez nos consolidamos como líderes em tecnologia e inovação para gestão pública no Brasil. Logo no primeiro dos três dias de evento, subimos à Plenária Principal para anunciar três soluções inéditas da Inteligência Artificial Dara que vão mudar a forma como se faz gestão pública no Brasil.
O Congresso de Municípios, Associações e Consórcios reuniu um público de mais de 5 mil pessoas, que puderam conferir em primeira mão as inovações e tecnologias disruptivas da IPM. O evento foi um espaço para diálogo sobre inovação, sustentabilidade e gestão eficiente. Como nosso compromisso é com o futuro da administração pública, nosso estande foi um espaço aberto e de muitas trocas, onde trouxemos demonstrações exclusivas e networking entre gestores públicos, grandes especialistas em tecnologia e gestão pública, e o público em geral.
Confira os melhores momentos de nossa participação de destaque no COMAC 2023:
IPM inaugura uma nova era da gestão pública com sua IA Dara
IPM Sistemas lança 3 novas soluções da IA Dara
O primeiro dia de evento iniciou com uma palestra do Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, que destacou a importância do Programa SC Levada a Sério, criado para ouvir Prefeitos e entender as necessidades de cada cidade catarinense. O Governador destacou que “é nos municípios que a vida acontece”, e pontuou como isso tem sido um mote para gerar parcerias e levar desenvolvimento para as cidades catarinenses.
Logo após a palestra do Governador Jorginho Mello, foi a nossa vez de tomar a Plenária Principal e compartilhar as novidades com o público gigantesco do COMAC. A Gerente de Tecnologia e Inovação da IPM Sistemas, Lúcia Mees, subiu ao palco para compartilhar como já estamos, hoje, tornando possível a gestão pública do futuro. Lúcia trouxe métricas inéditas sobre os resultados impressionantes do Atende.Net nos Municípios atendidos pela IPM, com mais de 150 milhões de atendimentos digitais ao cidadão só em 2022. Nessa jornada do último ano, foram mais de 6 bilhões de reais economizados aos cofres públicos.
Estamos felizes pelo enorme impacto gerado, mas nunca satisfeitos. Queremos mais!
Pensando nisso, durante os últimos anos nos dedicamos à construção de uma nova era da gestão pública, desenvolvendo nossa própria Inteligência Artificial para tornar governos mais inteligentes, eficientes, e próximos das pessoas. A partir disso surgiu Dara, a primeira Inteligência Artificial para gestão pública, lançada em maio no Congresso Mineiro de Municípios, e fruto de grandes investimentos em tecnologia e inovação junto a um time de especialistas.
A palestra de Lúcia Mees, portanto, foi o momento de lançamento de três soluções inéditas da Inteligência Artificial Dara.
Dara expande para aumentar a qualidade da saúde pública
Em maio, Dara foi lançada com tecnologia para antecipar o diagnóstico da diabetes entre 1 e 3 anos. No COMAC, a IA foi apresentada com upgrades e novidades, e aumentou seu poder de prognósticos para abordar a condição de saúde que mais mata brasileiros: o infarto.
A Inteligência Artificial aprendeu a identificar e antecipar entre 6 a 18 meses a informação de que um indivíduo está em trajetória para ter um infarto ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A tecnologia foi desenvolvida para funcionar na saúde pública, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), e utiliza redes neurais profundas (deep learning). A ideia é qualificar o atendimento e resguardar a autonomia dos médicos: mesmo em uma consulta médica de rotina, que pode inclusive ser para um assunto diferente, o médico já contaria com insights ricos da IA e conseguiria apontar ao paciente que ele deve ter atenção redobrada com alguns fatores de saúde de forma a reverter um quadro de infarto ou AVC nos próximos 6 a 18 meses.
Ana Mees, Head de Inteligência Artificial na IPM, diz que a visão é trazer ao setor público mais assertividade e eficiência, usando a tecnologia como apoio na tomada de decisões. Em um momento em que o Brasil já tem mais de 1 milhão de pessoas na fila para cirurgias eletivas via SUS, e 2,5 milhões seguem fora das creches por falta de vagas, trazer a IA para prever situações e otimizar o investimento público, com foco em melhorar a qualidade de vida da população, soava como uma evolução e investimento necessários.
“O desenvolvimento da tecnologia é fruto de diversos anos de trabalho de um time multidisciplinar de engenheiros, biomédicos, médicos e gestores públicos, e utiliza machine learning e redes neurais profundas para trazer novas informações e previsões ao trabalho no setor público”, diz Ana Mees, graduada em Engenheira Biomédica pela Duke University.
Assistente Virtual: comunicação natural por meio da IA Dara
Para os próximos 2 anos, a IPM busca dobrar a economia gerada aos cofres públicos com o atendimento ao cidadão. A chave disso é mais uma das inovações apresentadas no COMAC: o lançamento de um Assistente Virtual a partir da Dara. A IA também “aprendeu” a conversar para atender às demandas da sociedade por meio de mensagens de texto, sendo capaz de entender a comunicação humana e executar demandas no atendimento à população.
“A funcionalidade segue o padrão de gigantes como a Alexa, da Amazon, e Siri, da Apple, e compreende e interpreta a fala humana para gerar respostas no mesmo tom, de forma natural. Isto é, muito diferente daquilo que a população está acostumada a ver em chatbots que exigem a seleção de alternativas pré-definidas, e muitas vezes longe de qualquer resolução satisfatória”, diz Ana Mees.
Com a construção de um Assistente Virtual dentro da IA Dara, o objetivo é democratizar o acesso aos serviços, melhorar a qualidade do atendimento e economizar recursos públicos, trazendo a IA para o atendimento à população.
Aldo Mees e equipe comemoram o lançamento da Inteligência Artificial Dara no atendimento à população
A solução diferencia-se de um chatbot comum, visto que foi desenvolvida com tecnologias de Natural Language Processing (NLP) e Natural Language Understanding (NLU). Na prática, foi treinada com machine learning para reconhecer e responder de maneira natural mais de 100 mil perguntas e solicitações diferentes dos cidadãos – o que pode ir desde o pedido de um carnê de IPTU até o encaminhamento de processo de abertura de uma empresa, entre outras demandas.
“Sabemos que ainda são muitos os desafios a serem superados na área pública e vemos na inteligência artificial o potencial de mudar isso. Foram anos de pesquisa, desenvolvimento e investimentos na criação dessas tecnologias, sempre com a visão de elevar o padrão dos serviços públicos, otimizar gastos e melhorar a qualidade de vida da população”, diz Lúcia Mees, Gerente de Inovação e Engenheira Eletrônica e da Computação pela Duke University.
Dara expande suas capacidades no planejamento e gestão urbana
Outra grande novidade de Dara está no apoio ao planejamento da infraestrutura de atendimento à população, dentro dos serviços públicos essenciais como Saúde e Educação. Na Saúde, Dara agora é capaz de prever a demanda por atendimentos, e apontar aos gestores públicos a necessidade de construção, ampliação, ou possibilidade de redução ou paralização de unidades de atendimento, como Postos de Saúde.
Além da inteligência na gestão da infraestrutura, outra novidade é a capacidade preditiva sobre as equipes de atendimento na Saúde: Dara consegue ajudar a apontar, com até 3 anos de antecedência, a necessidade de profissionais de saúde, considerando dados demográficos, tendências locais, atividade urbana, e particularidades populacionais.
Representantes da IPM presentes no COMAC 2023, maior evento de Municípios de SC
Nossa participação física no congresso encerrou na sexta-feira, mas o COMAC e nossos lançamentos continuam sendo destaque na mídia nacional. Apresentamos como a gestão pública pode e deve ser eficiente, inteligente e voltada para o cidadão.
Nossos esforços foram amplamente divulgados pela imprensa catarinense e de todo Brasil, destacando como a nossa tecnologia de ponta está avançando para proporcionar qualidade de vida nos municípios em que estamos presentes.
O portal TecMundo, uma das maiores revistas online em tecnologia, ciência e entretenimento, destacou como a área da saúde é uma das que mais pode se beneficiar nas inovações em tecnologia com Inteligência Artificial, principalmente quando essas estão ligadas à prevenção de doenças. Também pontuou o papel de apoio de Dara ao trabalho médico, sempre mantendo o protagonismo do profissional de saúde responsável. Com a IA, o profissional de saúde conta com mais dados e potencial de atendimentos melhores, mas sempre deve indicar o melhor tratamento preventivo a fim de minimizar danos, ou quem sabe, evitar o desenvolvimento da doença.
Veículos como NSC Total e SC Inova reconheceram o pioneirismo da solução apresentada pela IPM Sistemas, uma empresa brasileira e sediada no estado de Santa Catarina. Além disso, destacou também como o autoatendimento e atendimento digital devem ser uma inovação para otimizar os atendimentos nos municípios catarinenses. Através de tecnologia IPM, diversos Municípios catarinenses já contam com esses benefícios e melhores serviços à população, com mais qualidade e economia.
Compromisso IPM com ecossistema de inovação
A IPM lançou a Inteligência Artificial Dara em maio deste ano e, desde então, investe em novas aplicações para a IA dentro do sistema de gestão integrada Atende.Net. A solução já era capaz de apoiar no planejamento e gestão da saúde e da educação, por exemplo, apontando onde construir ou ampliar unidades de ensino e identificando casos de evasão escolar de forma antecipada com 99% de taxa de acerto.
Agora, com a expansão para atendimento à população, a IPM busca ampliar o acesso a serviços públicos digitais e promover mais economia aos cofres públicos. Em setembro deste ano, o software para gestão pública da IPM atingiu a marca de 437 milhões de atendimentos digitais pela internet ou aplicativo, acessíveis 24h por dia. O crescimento é de 56% ano a ano.
“Sabemos que ainda são muitos os desafios a serem superados na área pública, e queremos transformar essa realidade com a Inteligência Artificial. Em maio, quando lançamos a Dara, já mostramos que é possível agir de forma proativa na gestão das cidades e na promoção da saúde. Após anos de dedicação, apresentamos novas possibilidades que descomplicam a vida do cidadão e elevam o padrão da gestão pública.”, destaca Aldo Mees, fundador e CEO da IPM Sistemas.
Segundo Aldo, até o final do ano, a IPM pretende disponibilizar a solução de Inteligência Artificial no atendimento à população para toda a sua base de clientes, dentro do sistema de gestão Atende.Net. A solução atende aos três pilares da IPM Sistemas: qualidade no atendimento ao cidadão, rapidez e eficiência no atendimento público e acessibilidade.