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Clientes IPM realizam abertura e encerramento contábil com rapidez e eficiência

  • Por Jhenni Quaresma
  • 11 fev, 2025
  • Tempo de leitura: 5 mins
  • Última atualização: 11 fev às 17:01
Abertura e encerramento contábil
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  • Enquanto muitos municípios brasileiros ainda estão mobilizados para abertura e encerramento contábil de 2024, 80% dos clientes da IPM Sistemas já concluíram essa etapa, garantindo maior organização e previsibilidade para a gestão pública em 2025. Esse avanço só foi possível graças ao impacto direto do Atende.Net, sistema em nuvem que otimiza a administração e permite um fechamento rápido e seguro das contas municipais.
    Em muitos estados brasileiros, os gestores têm até março para realizar o encerramento do exercício. No entanto, com o suporte da tecnologia e a expertise da IPM, diversos municípios já estavam com o processo finalizado ainda no mês de janeiro.

    Tecnologia como aliada da gestão pública eficiente

    O Atende.Net, plataforma de gestão pública em nuvem da IPM, tem sido uma ferramenta essencial para garantir que os municípios realizem o fechamento financeiro com agilidade e segurança. Com processos automatizados, integração de módulos e acessibilidade via web, os gestores conseguem realizar as etapas necessárias com maior eficiência, evitando erros e retrabalho.
    Para gestores e servidores, essa otimização significa menos pressão e mais segurança nos procedimentos contábeis e financeiros. Além disso, a conclusão rápida do exercício permite um planejamento mais eficaz para o ano seguinte, possibilitando melhores decisões orçamentárias e estratégicas.
    Os municípios que utilizam o Atende.Net destacam a facilidade e os benefícios proporcionados pelo sistema. Everton Gomes, Contador de Mercedes (PR), reforça essa percepção ao destacar que a tecnologia contribuiu diretamente para maior agilidade no encerramento do exercício e segurança dos dados processados, diminuindo a possibilidade de erros. “A agilidade, praticidade e segurança sobre as rotinas do sistema, que cruzam várias informações e diminuem a necessidade de conferência de dados básicos, fizeram toda a diferença“, pontuou.
    Marcos Ivan dos Santos, Técnico Contábil de Vera Cruz (RS), destacou que o suporte do sistema foi essencial para agilizar o processo, permitindo um encerramento dentro do prazo e com segurança. De acordo com Marcos, “as ferramentas que o sistema disponibiliza são muito interessantes. Por exemplo, através das rotinas de verificação de inconsistências, podemos ir corrigindo eventuais falhas a qualquer tempo, de modo que, ao chegar no encerramento do exercício, não há críticas pendentes para resolver, facilitando muito o fechamento da contabilidade anual”.
    Já para Claudiomar Copatti, Técnico Contábil de Igrejinha (RS), o Atende.Net possibilitou um encerramento sem complicações, trazendo maior tranquilidade à equipe financeira. “A automação dos processos do Atende.Netimpactou principalmente o tempo necessário para o fechamento do balanço do exercício, tornando mais fácil a conferência dos balancetes e, dessa forma, agilizando os trabalhos. É perceptível a mudança na metodologia, proporcionada pelos inúmeros fechamentos e conferências entre as contas realizados pelo sistema de forma automática e, caso haja divergências, o próprio Atende.Net já as aponta, facilitando os ajustes necessários“, pontuou Copatti.
    Aldo Mees, CEO e Fundador da IPM Sistemas, reforça como esse momento é fundamental nas prefeituras, e como esses municípios representam um avanço na gestão pública municipal: “Estamos felizes em saber que nossos clientes, todos do segmento público, conseguiram fechar sua contabilidade referente a 2024 muito antes que grande parte das empresas Brasileiras“.
    Para os técnicos entrevistasdos, as tecnologias do Atende.Net facilitam a rotina dos contadores públicos. “Como principal benefício obtido, na minha opinião, está o fato de não termos que ficar tateando para encontrar as divergências, pois o próprio sistema já aponta o caminho. Facilidades que só a automação de processos traz, poupando o tempo já tão escasso no dia a dia dos contadores públicos“, explica o técnico de Igrejinha.
    Marcos ainda reforça como a rotina atual dos servidores públicos não permite mais espaço para atividades repetitivas e não automatizadas. “Fazer algo manual nos dias atuais não faria mais sentido e, provavelmente, não teríamos mais tempo para isso, devido a quantidade de relatórios para as prestações de contas que nos são imputadas”, finaliza o servidor.

    Um passo à frente na modernização da gestão pública

    A rapidez na finalização do exercício financeiro demonstra como os clientes da IPM estão um passo à frente na modernização da gestão pública. O Atende.Net não apenas acelera processos, mas também garante maior transparência, eficiência e controle sobre as finanças municipais.
    Com os desafios cada vez maiores para administrações municipais, o uso da tecnologia se torna essencial para cumprir prazos, evitar problemas contábeis e garantir uma gestão mais eficaz e responsável.
    E para os municípios que ainda não encerraram o exercício, a solução está clara: investir em tecnologia e contar com o suporte de sistemas inovadores como o Atende.Net para transformar a administração pública.
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