Três institutos previdenciários clientes da IPM Sistemas são destaque nacional no 12º Prêmio ANEPREM de Boas Práticas de Gestão Previdenciária. O IPREVE, de Barra Velha (SC), conquistou o 1º lugar na modalidade Governança – pequeno porte, enquanto Pinhais Previdência, de Pinhais (PR), conquistou o 5º lugar no grupo de médio porte. E, na modalidade Inovação, a FAPSBENTO, de Bento Gonçalves (RS), conquistou o 1º lugar da Categoria Transformação Digital e o 5º lugar na Categoria Gestão Previdenciária.
A premiação acontecerá no dia 22 de novembro, durante o 20º Congresso Nacional de Previdência da ANEPREM – Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal, em Porto de Galinhas (PE). No entanto, o resultado final foi divulgado em 25 de outubro. Conforme a Associação, que é uma entidade sem fins lucrativos, o objetivo do prêmio é estimular, reconhecer e premiar as Unidades Gestoras de RPPS, bem como os representantes legais dos Entes Federativos, que mais desenvolveram boas práticas de gestão.
Confira os destaques da premiação de 2021:
Modalidade Governança – destaca ações baseadas nos princípios da transparência, equidade, ética, responsabilidade com a gestão corporativa e social (veja a lista completa):
- Pequeno porte: 1º lugar – Barra Velha (SC) – IPREVE – Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Barra Velha
- Médio porte: 5º lugar – Pinhais (PR) – Pinhais Previdência
Modalidade Inovação – concedido às melhores práticas nas categorias de Gestão Previdenciária – inovação; relevância; resultados esperados/obtidos e utilização eficiente de recursos públicos; e de Projetos de Transformação Digital – uso da tecnologia para melhorar o seu desempenho, transparência organizacional, com decisões baseadas em dados, automação de processos e monitoramento de desempenho (confira a lista aqui):
- Categoria Transformação Digital: 1º lugar – Bento Gonçalves (RS) – FAPSBENTO – Contabilidade Digital
- Categoria Gestão Previdenciária: 5º lugar – Bento Gonçalves (RS) – FAPSBENTO com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA
Além das boas práticas de gestão, essas três entidades têm em comum o uso do sistema para gestão pública da IPM, desenvolvido de forma nativa WEB (sem uso de emuladores) e com banco de dados único. Essa tecnologia de última geração elimina o risco de duplicidade de cadastros e a necessidade de usar papel, tendo atualização em tempo real e acesso em qualquer local e horário pela Internet.
Outra vantagem é que permite automatizar processos digitais e utilizar assinaturas eletrônicas. Sendo assim, todas essas características permitem realizar uma gestão mais transparente e baseada em dados, com melhor desempenho/eficácia, além de economia de tempo da equipe de servidores, assim como de materiais.
IPREVE ganha 1º lugar e seu presidente é convidado para o conselho da ANEPREM
O IPREVE Barra Velha – Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Barra Velha adotou, neste ano, novos parâmetros de trabalho, embasados na ampliação da transparência e da gestão baseada em dados. Além disso, conforme o presidente Edivaldo Navarro Cachoeira, obteve a aprovação da reforma da previdência e da previdência complementar na Câmara de Vereadores.
“Esse prêmio, chamado de o ‘Oscar da Previdência’, veio para coroar o nosso trabalho neste ano, que envolve o somatório de todas as práticas adotadas pelo Instituto. E o sistema IPM é fundamental, pois o usamos para fazer a folha, a contabilidade, enviar o Sfinge on-line, fazer processos digitais. Essa tecnologia facilita bastante o nosso trabalho e também garante a fidelidade dos dados, o que é de suma importância”, destaca Edivaldo.
Esse excelente resultado também contribuiu para que Edivaldo recebesse convite para compor o Conselho da ANEPREM. A posse ocorrerá durante o 20º Congresso Nacional de Previdência no fim deste mês. Edivaldo não só comemorou o convite, como destacou a importância que isso representa para Barra Velha.
“Estou muito honrado com o convite, que também é muito importante para o Município. Tanto o prêmio quanto a participação no Conselho da ANEPREM valorizam o nome de Barra Velha”, salienta. “Uma conquista que só foi possível porque há uma ótima relação de parceria com a Prefeitura”, completa.
Projeto de Contabilidade Digital rende 1º lugar em inovação a Bento Gonçalves
A conquista inédita do FAPSBENTO – Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor Público Municipal de Bento Gonçalves também foi muito comemorada por seu gestor, Juliano Luis Albini Dangui.
“Conhecemos o prêmio em 2019 e tínhamos como meta nos inscrever nessa disputa. Neste ano, eu e o Comitê de Investimentos, que é formado pelas servidoras Michele Gasperin Piletti, Cheila Hastenteufer Rauber e Caroline Ferri, nos empenhamos para conquistar ao menos a classificação para esse prêmio inédito e tão almejado por todos. Conseguimos não só a classificação, mas o primeiro lugar na categoria Inovação”, contou Juliano em matéria no portal da Prefeitura.
O destaque nacional veio após intenso trabalho, o que incluiu estar em dia com uma lista de mais de 50 itens avaliados, como política de investimentos e de segurança de informação, código de ética, relatórios e normatizações de processos.
“É uma alegria imensa ser premiado por dois projetos, e ainda mais que num deles conquistamos esse 1º lugar. Realmente é uma satisfação e uma grande honra fazer parte desse Comitê de Investimentos, um grupo de pessoas comprometidas e preparadas para qualquer desafio”, destacou a contadora Michele Gasperin Piletti na matéria da Prefeitura.
A conquista do 1º lugar na Categoria Transformação Digital da Modalidade Inovação veio com o projeto de Contabilidade Digital, que é a modernização digital dos processos com uso da tecnologia da IPM Sistemas.
“No projeto Contabilidade Digital, o Comitê de Investimentos apresenta todo o fluxo de trabalho sem a utilização do papel, usando o nosso sistema e assinaturas digitais. Em nenhum momento se imprime nada. Além da economia, tem toda questão ambiental e agilidade nos processos. Algo que demoraria até quatro dias para tramitar, agora podemos ter concluído em cinco minutos”, comemora Michele.
Para saber mais sobre a tecnologia IPM, leia:
> IPM tem 88 clientes com boa ou excelente gestão fiscal no Índice Firjan
> Índice de Governança Municipal 2021: clientes IPM são destaque no Brasil
> Clientes IPM são destaque em ranking de transformação de tributos municipais em qualidade de vida
> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde
> Tecnologia IPM está preparada para a Lei do Governo Digital
> Novo Siafic: entenda o que muda com o Decreto 10.540
Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube