Campo Belo (MG) é destaque em Governança Municipal
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IPM
12 mar, 2021
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Última atualização: 27 maio às 14:51
ATUALIZADO EM 03/03/2023 | As boas práticas de gestão pública unidas ao uso de tecnologia de última geração em Campo Belo (MG) colocam a cidade em posição de destaque em Governança Municipal. Por exemplo, o Município recebeu o Selo Ouro do Radar da Transparência Pública 2022, além de ficar em 3º lugar nacional no Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) de 2022 (confira a lista abaixo).
Campo Belo tem uma população estimada em 54,3 mil pessoas (IBGE 2021), e conta com um alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,711 – a pontuação vai de 0 a 1. Ainda, conforme informações do IBGE, o município apresenta 94.5% de domicílios com esgotamento sanitário adequado.
Fazendo uso da tecnologia cloud computing para gestão pública Atende.Net IPM desde 2019, a Administração Municipal também viu sua arrecadação aumentar228% de 2015 para 2022. Resultado que é fruto do grande empenho da equipe municipal, que conta com as facilidades proporcionadas por uma tecnologia nativa web de cadastro único que proporciona uma gestão data-driven, com indicadores e relatórios gerados em tempo real, e com acesso 24h pela Internet, todos os dias.
Facilidades que chegam também para os cidadãos, o que é evidenciado pelo número de acesso/solicitações de serviços municipais de forma on-line. Foram mais de 545 mil em 2022, o que representa 62% a mais do que em 2021. Atualmente, a Prefeitura oferece 51 serviços públicos para autoatendimento da população via Portal do Cidadão, número que vai crescendo gradualmente. Entre eles, estão emissão de guias do IPTU, certidão negativa, certidão de baixa de empresa, protocolo digital, entre outros.
Curva de crescimento de 228% na arrecadação municipal de Campo Belo (MG) de 2015 para 2022. Fonte: dados consolidados do software Atende.Net IPM.
Prefeitura usa sistema de gestão 100% em nuvem da IPM Sistemas
O software de gestão pública Atende.Net IPM, utilizado pela Prefeitura de Campo Belo (MG), é orientado por processos e funciona em qualquer dispositivo móvel com acesso à Internet, 24h por dia, em ambiente seguro e de alta disponibilidade. Além disso, permite visão geral da gestão, garantindo maior agilidade, economia e transparência, e mais praticidade no processo administrativo e para a comunidade em geral.
Por ser 100% em nuvem e ter plataforma única, conta com diversos indicadores disponíveis a qualquer hora, como: Comparativo entre receita e despesa; Comparativo entre orçado e arrecadado; Estatística de pagamento de IPTU; Índices de inadimplência; Principais receitas do município; entre muitos outros. Ainda, como vantagem ao Cidadão, permite interação completa com a administração municipal, com mais de 50 serviços disponíveis de forma simples e intuitiva.
Do mesmo modo, para o Servidor, disponibiliza diversos serviços, incluindo Folha de pagamento; Solicitação de diárias e adiantamentos; Demonstrativo de tempo de serviço; Relatório gerencial de férias; Extrato anual da previdência; Margem consignável; Espelho ponto; Inscrição para cursos; Emissão de certificados de cursos, entre outros.
Outra grande vantagem é que elimina a necessidade de servidores de banco de dados e de aplicativos, sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), softwares básicos e cabeamentos estruturados. Em resumo: além de organizar e facilitar o trabalho dentro do órgão público, disponibiliza o autoatendimento ao cidadão, uma forma prática para interagir com os principais serviços da sua prefeitura por meio de dispositivos móveis, sem precisar se deslocar até a Prefeitura, enfrentar filas e burocracia.
Veja algumas das premiações conquistadas pela gestão pública municipal de Campo Belo (MG):