Carambeí (PR) qualifica atendimento e aumenta arrecadação de IPTU com o sistema IPM
Por
IPM
16 ago, 2021
Tempo de leitura: 6 mins
Última atualização: 27 maio às 14:51
A Prefeitura de Carambeí (PR), município com cerca de 24 mil habitantes, comemora as facilidades que a tecnologia tem proporcionado à gestão pública municipal. Além de qualificar o atendimento à população, também viu aumentar a arrecadação do IPTU com uso do sistema desenvolvido pela IPM Sistemas.
O processo de modernização digital da administração pública carambiense iniciou em 2019. Desde então, muita coisa mudou com os trâmites internos mais ágeis e menos burocráticos. A principal vantagem é o acesso ao sistema de qualquer lugar, conforme Edson Rodrigo de Moura, diretor de Informática da Prefeitura de Carambeí.
De acordo com Edson, o sistema anterior utilizava tecnologia desktop, ou seja, não estava na WEB. Então surgiu a necessidade de fazer a contratação de um sistema 100% em nuvem, o que ocorreu em 2019 com o software Atende.Net, da IPM.
“Para a nossa área técnica de tecnologia foi um avanço grande. Não tem mais a perda de tempo de fazer atualizações, backup. Outra facilidade é a questão da acessibilidade. Hoje, a gente consegue fazer tudo remoto, tanto no dispositivo móvel, celular, tablet. Com a pandemia, muitos setores tiveram que deixar os departamentos e ficar em home office. Então já facilitou muito, porque eles conseguem acessar o sistema do mesmo jeito”, salienta Edson.
> Vídeo: veja entrevista com equipe da Prefeitura de Carambeí
Plataforma única garante visão completa dos dados
O sistema de gestão pública da IPM é desenvolvido com tecnologia de ponta com cadastro único e 100% em nuvem. Portanto, as Prefeituras podem realizar 100% dos procedimentos digitalmente, com acesso 24h por dia, a partir de dispositivos com Internet. Ou seja, procedimentos de contabilidade, pagamentos, arrecadação, fiscalização, pessoal, compras, licitações, procuradoria, e muitos outros, podem ser tramitados e também assinados virtualmente, sem uso de papel.
Como resultado de usar uma base de dados única, centralizada e compartilhada, as informações dos setores “conversam entre si”, permitindo cruzar dados e gerar indicadores em tempo real. Essa facilidade amplia a visão da administração municipal, qualificando a tomada de decisão. Em resumo, garante uma gestão dos recursos públicos mais eficiente, de forma transparente e econômica.
Cidadão ganha com facilidade de acesso a serviços
Toda essa tecnologia também possibilita oferecer diversos serviços aos cidadãos com acesso remoto, ou seja, sem que ele precise ir pessoalmente até a Prefeitura. Com o módulo de Autoatendimento, a população carambiense ganhou facilidade e agilidade para acessar vários serviços, sem filas.
Por exemplo, entre os benefícios estão acessar informações sobre licitações, abrir protocolos na Ouvidoria, emitir guias de IPTU ou relativas a ISS/Alvará, retirar certidão negativa de débito, solicitar Alvará para abertura de empresa, entre vários outros serviços públicos.
“Procedimento que antes eles tinham que vir até a Prefeitura, se deslocar, para solicitar, como emissão de IPTU, agora já conseguem fazer direto no site, através do Autoatendimento”, destaca o diretor Edson.
Modernização digital aumenta arrecadação do IPTU
Com tanta facilidade para se autoatender pela Internet, a ida dos munícipes até a Prefeitura de Carambeí para retirar o carnê do IPTU caiu consideravelmente.
“Acredito que reduziu já de 20% a 30%”, salienta o secretário de Finanças, Olivir Pereira de Paula. Ele destaca que a maioria hoje prefere utilizar a Internet. “O cidadão entra no sistema, imprime e já paga. Não precisa vir aqui. Já não depende muito da gente estar distribuindo os carnês”, acrescenta Olivir.
Por consequência disso, vem outra vantagem relatada pelo secretário: a gestão municipal conseguiu realocar a equipe que ficava no atendimento para outras funções. Então, ao mesmo tempo que comemora a queda da quantidade de pessoas tendo de ir até a Prefeitura, o secretário percebe maior disposição para o pagamento, incentivado pela facilidade de acesso.
“A arrecadação do IPTU melhorou bastante. Eu acredito que vamos ter um aumento de praticamente 50% do faturamento do nosso IPTU neste ano de 2021”, comemora o secretário Olivir.
Agilidade e redução de papel com processos digitais
O uso da tecnologia de computação em nuvem, ou cloud computing, também resulta em economia aos cofres públicos. Afinal, ela “aposenta” servidores de banco de dados e o Centro de Processamento de Dados (CPD) dentro da Prefeitura. Ainda, elimina a necessidade de contratação de softwares básicos e aplicativos, bem como cabeamentos estruturados e manutenções. Além disso, gera economia com material de escritório, impressões e Correios.
Isto é: com a realização dos procedimentos de forma digital, economiza-se tempo e dinheiro. Por exemplo, fica muito mais fácil localizar e acessar processos, como explica o diretor de Informática da Prefeitura de Carambeí.
“O módulo de processo digital é muito bom. A gente já está usando bastante. A própria população está usando também para abrir os seus requerimentos, seus protocolos, tudo através da Internet. O sistema informa todos os passos para o requerente. E a gente conseguiu reduzir bastante a questão de papel e de perdas. Hoje você consegue rastrear tudo exatamente onde que está”, salienta Edson.
O contador geral da Prefeitura, Nelson Crist, também está satisfeito com a nova realidade da gestão pública municipal carambiense.
“Hoje nós temos uma gama muito grande de facilidades e uma redução expressivamente pontual no sentido dos gastos com material de consumo, no caso papel. A gente não precisa mais disso. Por exemplo, aqui na Contabilidade, as mesas estão limpas”, salienta Nelson. “Eu não adotaria outro sistema se fosse o gestor, porque eu, como estou na área há quase 50 anos, vejo o quão bom é o resultado desse sistema da IPM”, finaliza.
> Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos