ATUALIZADO EM 12/11/2021 | Você já parou para pensar o que um programador de sistemas faz? O mundo da tecnologia é uma via em expansão, em que não se consegue ver o fim. Simplesmente porque são infinitas as possibilidades de inovação. Afinal, ela está por toda parte: no site para pagamento do aluguel, no aplicativo do banco, de namoro, para solicitar transporte, comprar comida, etc. Mas como essa mágica toda acontece? A resposta é: por meio das habilidades de mentes muito criativas!
O que um programador de sistemas faz é, basicamente, desenvolver soluções que gerem valor para as pessoas, que facilitem suas vidas. O analista de sistemas Jose Luis Mauricio, que trabalha no Centro de Tecnologia da IPM Sistemas, explica que o trabalho do profissional de programação vai muito além das quatro paredes de sua sala: “O programador escreve um código-fonte que vai mudar a vida das pessoas”, salienta. Sistemas esses que são voltados às mais variadas áreas.
“Um hospital, que trata com vidas, precisa de um programador que desenvolva os sistemas que vão operar para monitorar os sinais vitais. Os aviões precisam dos programadores para desenvolver os softwares que cuidam do sistema de navegação do avião”, exemplifica.
No entanto, além de atuar diretamente na programação de softwares em geral, esses profissionais também podem trabalhar com consultoria em tecnologia da informação, suporte técnico, por exemplo. Conforme a analista de testes Suelyn Concentius, que também trabalha na IPM, a área é muito ampla.
“O programador de sistemas pode se encaixar em qualquer área, de saúde a jogos, por exemplo. Abre-se um leque muito grande a partir da tecnologia”, destaca.
Resumidamente há quatro áreas de programação:
Programador Web: especialista em desenvolver sistemas e sites para a internet, com uso de linguagens como HTML, Java, PHP, C#, Ruby, Python e Perl;
Programador Desktop: desenvolve aplicações que rodam individualmente em computadores e notebooks, usando linguagens como Pascal, C, C++, VB, C# e VB.NET;
Programador Mobile: especialista na criação de aplicativos para celulares e ou tablets;
Programador Games: atua criando jogos para diversas plataformas, como smartphones, PC, Xbox, Playstation.
> Assista ao vídeo com depoimentos de profissionais da área
Ambiente marcado por criatividade e inovação
Os núcleos de programação de sistemas geralmente são formados por pessoas curiosas, criativas e autodidatas, com habilidades matemáticas e raciocínio lógico. Estão sempre ligadas nas novidades tecnológicas.
E o ambiente de trabalho é de muita cooperação, com trocas de ideias em busca das melhores soluções, o que oportuniza aprendizado e desafios constantes. Também costuma ser disruptivo, com espaço da expressão da individualidade, que propicia desenvolvimento rápido e inovador.
Em síntese, trata-se de um mercado de atuação que cresce diariamente, abrindo muitas oportunidades. E oferecendo uma perspectiva de carreira muito grande, inclusive com excelentes salários.
Mercado da tecnologia segue em expansão em SC
Mesmo diante de um cenário desafiador, com muitos desempregados devido à pandemia de covid-19, um segmento segue destacando-se positivamente: o de tecnologia. Por exemplo, em Santa Catarina o setor encerrou 2020 com saldo positivo nos empregos, segundo dados do CAGED levantados pelo Observatório da Acate – Associação Catarinense de Tecnologia. Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram gerados 2.493 novos postos de trabalho no estado.
E segue em expansão. O Acate Tech Report 2021 aponta que Santa Catarina é 4º maior polo de tecnologia do país em faturamento. E a previsão é que sejam abertas 16 mil vagas até 2023 no estado. Ainda, informa que a média salarial inicial é de R$ 3 mil para os cargos da área, variando conforme o nível hierárquico e a experiência profissional de cada um.
> Tecnologia: a profissão de agora e também do futuro
Programa Jovens Talentos da IPM promove treinamentos gratuitos
A IPM Sistemas é uma empresa de tecnologia que atua no ramo de desenvolvimento de softwares para a gestão pública desde 1996. Referência em seu segmento, soma mais de 500 clientes, superando a marca de 1 milhão de usuários.
E, para além do desenvolvimento de sistemas, a IPM também desenvolve pessoas, estando atenta ao potencial e à criatividade dos jovens talentos. Por isso, mantém o Programa Jovens Talentos há mais de uma década, promovendo capacitação gratuita de estudantes que desejam trabalhar com tecnologia.
As aulas são realizadas no Centro de Tecnologia da IPM, em Rio do Sul (SC), com profissionais com vasta experiência prática no mercado. Ao final, é concedido certificado para quem atingir a exigência mínima de presença e de desempenho.
Com a titulação concluída, os jovens talentos cadastram seus currículos no banco de dados da IPM, especificando se desejam atuar na área de desenvolvimento, programação ou suporte técnico. Dessa forma, eles participam das seleções de equipe da empresa, com vagas que podem tanto na Sede Administrativa, em Florianópolis, quanto no Centro de Tecnologia.