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Pouso Alegre (MG) coleciona destaques após modernização digital da gestão pública

  • Foto do Autor Por IPM
  • 25 maio, 2022
  • Tempo de leitura: 5 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:51
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  • ATUALIZADO EM 10/03/2023    |    A Prefeitura de Pouso Alegre (MG) é um grande exemplo de modernização digital, colecionando diversos destaques estaduais e nacionais (veja lista abaixo) após a implantação, em 2018, da tecnologia para gestão pública nativa web Atende.Net, da IPM Sistemas. Uma eficiência de gestão que se reflete também na arrecadação municipal, que aumentou 78% no período de 2015 para 2022.  

    Com a transformação digital que tem sido promovida, a Prefeitura já disponibiliza 160 serviços para autoatendimento dos cidadãos, incluindo emissão de guias de IPTU, ITBI, Certidão Negativa de Débito (CND) e ISS/Alvará, cadastro empresarial, Habite-se, Alvará de obra nova, acesso à informação, envio de propostas de licitações, transporte de pacientes, etc.

    E o uso tem sido massivo, somando mais de 2,5 milhões de consultas e autoatendimentos em 2022. Só pelo App Atende.Net, foram mais de 80 mil – o que é 48% a mais do que em 2021. Esse montante resulta em uma média mensal superior a 209 mil autoatendimentos, sendo que a população é de 154 mil habitantes. Essa facilidade de acesso aos serviços pela Internet, direto de casa ou escritório sem filas ou deslocamentos, veio para ficar. 

    Confira premiações recentemente conquistadas pela gestão pública municipal de Pouso Alegre (MG):

    > Três Pontas (MG) conquista 1º lugar estadual e nacional no Índice CFA 2022

    Campo Belo (MG) é destaque em Governança Municipal

    > IPM Saúde é eleita a melhor solução do Brasil para Smart Cities

    > Rio do Sul é o mais rápido do Brasil em abertura de empresas

    Pioneiro ao liberar pagamento de todas as guias por Pix

    Além de contar com informações atualizadas em tempo real, que podem ser acessadas de qualquer dispositivo com Internet e que garantem uma gestão ágil baseada em dados, Pouso Alegre comemora a facilitação da vida dos cidadãos. Júlio César da Silva Tavares, que era secretário de Administração e Finanças de Pouso Alegre em 2022, cita como exemplo a implantação da modalidade de pagamento Pix para recebimento dos tributos públicos municipais.

    “A IPM foi uma grande parceira, juntamente com o Banco do Brasil, para que a gente pudesse implementar o Pix em todas as guias. Pouso Alegre foi pioneira no Brasil ao ter todas as guias que arrecada no município com possibilidade de pagamento via Pix”, comemora Júlio César. “Isso trouxe facilidade à população e à administração. A população é atendida em meio eletrônico, e isso facilita a vida deles, e melhora a gestão do serviço público”, completa o ex-secretário.

    > Vídeo: Júlio César da Silva, que foi secretário de Administração e Finanças de Pouso Alegre em 2022, fala da importância da modernização digital da gestão pública no Município:

    Tecnologia dispensa uso de papel e qualifica a gestão como um todo

    O gerente de Relações Institucionais da IPM Sistemas, Sedi Zanella, explica que o sistema Atende.Net é nativo web sem emuladores e possui plataforma de cadastro único de dados, que pode ser acessada por todos os departamentos, 24h por dia, a partir de computador, tablet ou celular com Internet, o que simplifica e agiliza os processos administrativos.

    “As Prefeituras que utilizam o Atende.Net, assim como Pouso Alegre (MG), não precisam usar papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal, e o gestor pode utilizar assinatura digital nos processos internos, tudo pela Internet, em um único sistema, que é o mesmo que realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas”, explica Zanella.

    Então, além de gerar economia e transparência, promover modernização digital da gestão pública com a tecnologia IPM reduz a burocracia e oferece facilidades tanto para os Servidores municipais quanto para a sociedade, resultando em uma administração moderna e com foco nos cidadãos. 

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