Cidadãos estão acessando mais o Portal da Transparência municipal
Por
IPM
15 fev, 2023
Tempo de leitura: 5 mins
Última atualização: 27 maio às 14:52
A maior oferta de serviços municipais digitais trouxe novos hábitos para os brasileiros. Sem sair de casa, é possível consultar e pagar o IPTU, marcar consultas médicas, solicitar trocas de lâmpadas, legalizar imóveis, solicitar alvarás sanitários, abrir empresas, entre muitas outras opções, tudo pela Internet. Inclui, também, visitar o Portal da Transparênciamunicipal, para acompanhar como o dinheiro público está sendo usado pela municipalidade.
Esse interesse maior pelas informações municipais é comprovado por um levantamento realizado pela a IPM, empresa de tecnologia pioneira em cloud computing e SaaS para gestão pública. O levantamento foi realizado junto a 200 Municípios do RS, SC, PR, SP e MG, que usaram a tecnologia Atende.Net em 2021 e em 2022. Considerando todas as regiões juntas, o acesso ao portal da transparência municipal aumentou 46%, passando de 15,6 milhões em 2021 para 22,7 milhões em 2022.
Olhando-se os Estados separadamente, o crescimento é de 58% nos acessos a informações públicas via portal da transparência municipal no Paraná. Na amostra de Santa Catarina, o aumento foi 46%, enquanto que, entre os avaliados no Rio Grande do Sul, foi de 29% (veja lista com mais dados abaixo).
Essa tendência de maior participação do cidadão também é percebida na esfera Federal. Por exemplo, o Portal da Transparência do Governo Federal registrou 20,6 milhões de acessos em janeiro de 2023, o que significa aumento de 20% em relação a dezembro de 2022 e de 31,30% na comparação com janeiro do ano passado.
Tecnologia Atende.Net IPM para gestão pública permite acesso 24h aos serviços municipais digitais, por computador, tablet ou celular com Internet. Foto: IPM.
Software nativo web com plataforma única aumenta a transparência na gestão pública
Conforme o Mapa de Governo Digital 2022, a falta de um sistema único que contenha as informações de toda a administração municipal, permitindo o cruzamento instantâneo de dados entre as secretarias, é uma barreira para o uso extensivo dos serviços digitais pelos cidadãos no País. Pelo menos é o que apontam 53% dos participantes do estudo, que foi desenvolvido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) com 155 Municípios de todas as regiões brasileiras e com mais de 200 mil habitantes.
Além disso, no quesito transparência e o que dificulta a oferta de informações à sociedade, 18% dos participantes do Mapa de Governo Digital avaliam como ruim ou muito ruim as condições de integração de sistemas e abertura de dados. Por outro lado, o estudo mostra que a demanda por serviços municipais on-line praticamente dobrou no Brasil desde o início da pandemia, tendo crescimento de 94%.
Com base nisso, portanto, a solução está na implantação de uma solução moderna e única para gestão pública, que permita a oferta de serviços para autoatendimento on-line dos cidadãos. Um bom exemplo disso é o Atende.Net IPM, desenvolvido nativo web (sem emuladores) e com plataforma única de dados. Desde 2012, a IPM já disponibiliza esse software inovador ao mercado, permitindo que os Municípios tenham todas as informações da administração em base única, de maneira que rapidamente seja possível cruzar informações e gerar relatórios e/ou indicadores para uma gestão data-driven.
“Tudo em tempo real, acessível 24h, em qualquer dia, por computador, tablet ou celular com Internet. Além disso, a tecnologia IPM permite a publicação das informações no Portal da Transparência municipal de forma automática”, explica a coordenadora de Desenvolvimento de Software Governo Digital da IPM, Kananda Mayer. “Além de um aumento da participação da sociedade quanto à fiscalização dos dados do Portal da Transparência, visível por meio do aumento no número de acessos, foi possível observar, por diversas vezes, os clientes que utilizam a nossa solução sendo premiados pelos altos índices de transparência”, completa.
Abaixo, confira alguns dados de governo digital do levantamento realizado pela IPM, na comparação 2021 x 2022:
Rio Grande do Sul:
Acesso ao Autoatendimento: +33%
Acesso via APP Atende.Net: +552%
Abertura de Processo Digital: +29%
Acesso ao Portal da Transparência: +29%
Santa Catarina:
Acesso ao Autoatendimento: +35%
Acesso via APP Atende.Net: +289%
Abertura de Processo Digital: +43%
Acesso ao Portal da Transparência: +46%
Paraná:
Acesso ao Autoatendimento: +46%
Acesso via APP Atende.Net: +214%
Abertura de Processo Digital: +22%
Acesso ao Portal da Transparência: +58%
“O Governo Digital tem por objetivo aumentar a eficiência e a transparência dos processos governamentais. Por meio das tecnologias digitais, é possível ampliar acesso à informação e aos serviços públicos. Ele é fundamental para as entidades públicas, pois permite a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, além de reduzir custos e melhorar a gestão dos recursos públicos”, salienta a coordenadora de Desenvolvimento de Software Governo Digital da IPM, Kananda Mayer.
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