Cidade Empreendedora: Pinhalzinho e Brusque ficam em 1° e 2° lugar em ranking do Sebrae
Por
IPM
24 jun, 2021
Tempo de leitura: 5 mins
Última atualização: 27 maio às 14:51
O Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae-SC, divulgou a lista dos 10 municípios mais ágeis no processo de abertura de empresas em Santa Catarina. Entre eles, estão 3 clientes da IPM Sistemas: Pinhalzinho (1°), Brusque (2°) e São Carlos (9°).
O ranking avaliou os 65 participantes do programa, considerando dados do Mapa de Empresas do Ministério da Economia sobre tempo de consulta de viabilidade e registro do CNPJ. Conforme o Sebrae, o período de referência foi abril de 2021.
A equipe do Programa Cidade Empreendedora salienta que Pinhalzinho foi a primeira do país a publicar a lei de liberdade econômica e a dispensa de alvará e de taxa às empresas consideradas de baixo risco. Isso foi em maio de 2019.
“Pinhalzinho é um case interessante. Em dezembro de 2019, a cidade tinha um prazo de 196 horas para a viabilidade e abertura de CNPJ. Um ano depois, diminuiu para 26 horas, e, no mês de abril, alcançou a 1ª posição no ranking de cidades catarinenses com o menor prazo para abertura de empresas, com 2,76 horas”, salienta o gestor estadual do Programa Cidade Empreendedora, Fabio Búrigo Zanuzzi.
“É possível desburocratizar e promover um ambiente de negócios cada vez mais favorável e o Programa Cidade Empreendedora atua para auxiliar os municípios nessa missão”, complementa.
De acordo com a divulgação do Sebrae, nove municípios do Top 10 participam há mais de um ano do Programa Cidade Empreendedora, que tem como um dos eixos prioritários de atuação a desburocratização. No entanto, tem uma exceção: Urupema, que iniciou a parceria neste ano.
“Com o processo de simplificação, o número de empresas formalizadas aumentou, consequentemente gerando um aumento na arrecadação dos municípios”, afirma Zanuzzi.
O gestor salienta, ainda, que os resultados expressivos são reflexo de um trabalho conjunto entre o Sebrae, as prefeituras e as instituições parceiras. “Todos os municípios participantes do Programa Cidade Empreendedora trabalharam a aplicação da lei de liberdade econômica. Dando boa-fé à palavra do empreendedor, instituíram a tabela de grau de risco, dispensando o alvará e licença às atividades de baixo risco, e simplificando o processo de abertura de empresas, valorizando o empresário catarinense”, acrescenta o gestor.
Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes
Top 10 do Cidade Empreendedora é notícia na imprensa
A lista virou notícia na imprensa. Por exemplo, o portal ND+ publicou uma matéria sobre Pinhalzinho figurar em 1º lugar no ranking dos mais ágeis no processo de abertura de empresas do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae-SC.
Na entrevista ao portal, o prefeito Mário Afonso Woitexem (PSDB) destacou a importância de fomentar o empreendedorismo. “Para que nós pudéssemos ser mais ágeis, na atenção aos empreendedores, na abertura de empresas, na geração de documentos, e na realização das vistorias”, diz.
“Trabalhamos com agilidade, desburocratizamos a Prefeitura, ficamos cada vez mais próximos de quem empreende, que culminou também com a abertura da Sala do Empreendedor”, completa Mário.
Ainda, o prefeito salientou a importância do engajamento dos empresários e empreendedores. “Quem gera os empregos são os empreendedores, o governo tem que buscar formas de estimular e incentivar e isso que estamos fazendo, mas o grande mérito da geração positiva de empregos em Pinhalzinho, temos que dedicar aos empreendedores pinhalenses”.
Vídeo: 5 vantagens da Computação em Nuvem na gestão pública
Tecnologia é uma grande aliada na qualificação da gestão pública
Do mesmo modo que Pinhalzinho, Brusque e São Carlos contam com a tecnologia para reduzir a burocracia e dar mais agilidade à prestação de serviços. Ou seja, para qualificar suas gestões, esses Municípios adotaram o software Atende.Net, que é desenvolvido pela IPM Sistemas.
Dentre os diferenciais do software, em primeiro lugar, está o fato de ser plataforma única, o que permite uma visão geral da gestão. Além disso, com todos os dados em um único sistema, com poucos cliques é possível consultar e cruzar dados, bem como gerar relatórios gráficos.
Em segundo lugar, vem o fato de ser nativo WEB (sem emuladores). Ou seja, garante acesso 24h a partir de qualquer dispositivo com Internet. Dessa forma, os gestores públicos podem acompanhar a tramitação de processos ou assinar documentos mesmo durante viagens. Além disso, é a alta disponibilidade da computação em nuvem que possibilita, por exemplo, o home office também na gestão pública.
Além disso, a tecnologia IPM oferece à gestão pública o uso de fluxos digitais via Workflow para tramitação de processos. Com a implementação dessa ferramenta de automatização, as Prefeituras conseguem acelerar o processo de abertura de empresas. Por exemplo, se antes era preciso aguardar dias até a papelada passar por vários Servidores em três ou mais secretarias, com o Workflow tudo ocorre virtualmente em poucas horas ou, até mesmo, minutos. E apenas um gestor público já consegue analisar e dar andamento ao processo.
Vídeo: confira 5 passos para ter uma Cidade Inteligente