Logo Ipm Sistemas

Entrega obrigatória da DCTFWeb para órgãos públicos inicia em novembro de 2022

  • Foto do Autor Por IPM
  • 19 out, 2022
  • Tempo de leitura: 3 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:52
Entrega obrigatória da DCTFWeb para órgãos públicos inicia em novembro de 2022
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • As equipes de Recursos Humanos das esferas públicas, tanto União, Estados quanto Municípios, devem ficar atentas ao prazo para envio da declaração da DCTFWeb, que é gerada a partir das informações prestadas no eSocial e/ou na EFD-Reinf. A obrigatoriedade entrará em vigor em novembro, sendo que o primeiro envio deve ocorrer até o dia 14/11/2022, com os fatos geradores referentes a outubro de 2022.

    Conforme explica a nota divulgada pela Receita Federal, o prazo habitual de transmissão da DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos) é sempre até o dia 15 do mês subsequente. No entanto, devido ao dia 15/11 ser o feriado nacional da Proclamação da República, a entrega foi antecipada para o dia 14/11.

    Também é importante destacar que, a partir da obrigatoriedade da DCTFWeb, não devem mais ser recolhidas na forma de GPS – Guia da Previdência Social as contribuições previdenciárias eventualmente geradas no SEFIP ou sistemas de gestão como o Atende.Net. Ou seja, agora o recolhimento precisa ser realizado obrigatoriamente por DARF numerado.

    As instituições que utilizam o sistema Atende.Net, da IPM, já estão de acordo com as normas estabelecidas pelo governo federal. O coordenador de Desenvolvimento do Sistema RH da IPM, Jullian Hermann Creutzberg, salienta que a tecnologia IPM possui integração direta e simplificada com o ambiente nacional do eSocial e EFD-Reinf. Por isso, dispensa o uso de ferramentas intermediárias para sua integração.

    “Com a tecnologia IPM, o usuário consegue administrar a geração, envio e retorno diretamente no Atende.Net”, destaca Jullian. “Há vários anos as empresas privadas já substituíram a SEFIP no que se refere à emissão da GPS para as contribuições previdenciárias, agora chegou a hora de os órgãos públicos realizarem esta substituição”, completa.

    Atenção à validade da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social

    Também é importante estar atento aos prazos de validade da GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social. As que forem entregues a partir da competência 10/2022 terão validade somente para recolhimento do FGTS.

    Dessa forma, não servirão para confissão de dívidas previdenciárias perante a Receita Federal e/ou alimentação do CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, administrado pelo INSS. Porém, caso o órgão público não esteja sujeito ao recolhimento de FGTS, não precisa mais enviar GFIP a partir de 10/2022.

    > Vídeo: confira 5 passos para ter uma Cidade Inteligente

     

    Quero falar com um consultor IPM e ter uma demonstração

     

    Leia também:

    > IPM Saúde é a melhor solução do Brasil para Cidades Inteligentes

    > Clientes IPM são destaque em ranking de gestão fiscal da Revista IstoÉ

    > Prêmio Band Cidades Excelentes: o pódio do Oscar da Gestão Pública

    > Ranking do SICONFI 2022 destaca clientes IPM

    > Tecnologia permite abrir uma empresa em 10 minutos

    > E-book gratuito tem tudo sobre o Novo Siafic e o Decreto 10.540/2020

     

    Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

    Leia mais notícias

    Receba o melhor da inovação no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter em sua caixa de entrada