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IPM aumenta em 52% o número de clientes em destaque no Previne Brasil

  • Foto do Autor Por IPM
  • 11 nov, 2022
  • Tempo de leitura: 5 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:52
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  • O número de clientes IPM em destaque no ranking nacional do programa Previne Brasil aumentou 52% no segundo quadrimestre de 2022 em relação ao primeiro: saltou de 16 para 31. O programa foi criado em 2019 e já passou por diversas atualizações, destacando os municípios que atingem a pontuação mínima de 7,0.

    Entre os destaques IPM, pode-se citar Santa Izabel do Oeste (PR), que subiu 27% sua pontuação de 7,21 no Q1/2022 para 9,16 no Q2/2022. Também Chapadão do Lageado (SC), que viu sua pontuação saltar 80%, de 4,50 para 8,10, assim como Senador Salgado Filho (RS), que foi de 5,61 para 7,21 (29%), e de São Gonçalo do Sapucaí (MG), que saiu de 4,39 para 7,19 (64%).

    “Com a implantação do novo modelo de financiamento pelo Ministério da Saúde, que repassa verba aos municípios conforme a produção enviada na APS (Atenção Primária à Saúde), a preocupação com a qualidade dos dados aumentou, fazendo com que os atendimentos necessitem seguir regras específicas. Indo ao encontro dessas novas necessidades, a IPM rapidamente desenvolveu novas tecnologias que ajudam os servidores a registrar os atendimentos de forma que atenda às exigências. Essas ferramentas incluem exportações, validações e automações que fazem com que os dados preenchidos sejam validados e aceitos pelo MS, aumentando, assim, os indicadores dos municípios”, explica o coordenador de Atendimento do IPM Saúde, Vagner Alves.

    Além de estar sempre atualizada quanto às regras que são constantemente atualizadas pelo Previne Brasil (a última ocorreu no início de 2022), a IPM também ajuda os municípios a alcançarem os objetivos com orientações. Para isso, fornece manuais, treinamentos e notas técnicas que ficam disponíveis na Base de Conhecimento IPM, ajudando os profissionais a realizarem os atendimentos de uma forma que atenda às exigências.

    Confira os clientes IPM em destaque no Programa Previne Brasil Q2/2022 (em ordem alfabética):

    • Agrolândia (SC)
    • Araucária (PR)
    • Arroio do Tigre (RS)
    • Benedito Novo (SC)
    • Boa Esperança do Iguaçu (PR)
    • Campo Largo (PR)
    • Cascavel (PR)
    • Castro (PR)
    • Caxambu do Sul (SC)
    • Chapadão do Lageado (SC)
    • Dois Irmãos (RS)
    • Dois Vizinhos (PR)
    • Entre Rios Do oeste (PR)
    • Estrela Velha (RS)
    • Guaíba (RS)
    • Jacinto Machado (SC)
    • Mamborê (PR)
    • Marechal Cândido Rondon (PR)
    • Parobé (RS)
    • Pato Bragado (PR)
    • Pinhal (RS)
    • Pinhalzinho (SC)
    • Rodeio (SC)
    • Santa Helena (PR)
    • Santa Izabel do Oeste (PR)
    • Santa Rosa (RS)
    • São Carlos (SC)
    • São Gonçalo do Sapucaí (MG)
    • Senador Salgado Filho (RS)
    • Terra Roxa (PR)
    • Três Barras (SC)

    Tecnologia inovadora e qualificação técnica garantem o sucesso

    Esse reconhecimento feito pelo Ministério da Saúde (MS) comprova o quanto a dedicação das equipes municipais e o investimento em tecnologia de última geração qualifica a gestão municipal. O Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979/2019 como o novo modelo de financiamento dos municípios – equilibrando valores per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária. Por isso, é tão importante ter esses dados atualizados corretamente. 

    A inovadora tecnologia IPM Saúde ajuda nessa tarefa, por ser um software completo para gestão municipal da saúde pública, nativo web (sem emuladores) e com atualização de dados em tempo real, garantindo visão geral da gestão e acelerando a tomada de decisão dentro da Prefeitura. Inclusive, em outubro de 2022, foi eleito como a melhor solução do Brasil para Cidades Inteligentes com o 1º lugar no 8º Prêmio Connected Smart Cities – categoria Negócios em Operação. 

    Em relação ao Previne Brasil, o IPM Saúde qualifica a gestão dos indicadores ao disponibilizar um painel de acompanhamento instantâneo, que apresenta detalhamentos de porcentagem e dados que estão consistentes ou não, conforme as métricas do programa nacional. Além disso, permite personalizar as configurações do acompanhamento das metas a serem cumpridas pelo município e pelas unidades de saúde.

    Com todas as informações em mãos e atualizadas em tempo real, a gestão municipal consegue entender quais indicadores estão abaixo da meta. Assim, pode elaborar e colocar em prática planos de ação específicos em tempo hábil para o fechamento do quadrimestre. Ou seja, a tecnologia IPM melhora o controle dos dados, facilitando o alcance da meta estipulada pelo programa de financiamento.

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