IPM aumenta em 52% o número de clientes em destaque no Previne Brasil
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IPM
11 nov, 2022
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Última atualização: 27 maio às 14:52
O número de clientes IPM em destaque no ranking nacional do programa Previne Brasil aumentou 52% no segundo quadrimestre de 2022 em relação ao primeiro: saltou de 16 para 31. O programa foi criado em 2019 e já passou por diversas atualizações, destacando os municípios que atingem a pontuação mínima de 7,0.
Entre os destaques IPM, pode-se citar Santa Izabel do Oeste (PR), que subiu 27% sua pontuação de 7,21 no Q1/2022 para 9,16 no Q2/2022. Também Chapadão do Lageado (SC), que viu sua pontuação saltar 80%, de 4,50 para 8,10, assim como Senador Salgado Filho (RS), que foi de 5,61 para 7,21 (29%), e de São Gonçalo do Sapucaí (MG), que saiu de 4,39 para 7,19 (64%).
“Com a implantação do novo modelo de financiamento pelo Ministério da Saúde, que repassa verba aos municípios conforme a produção enviada na APS (Atenção Primária à Saúde), a preocupação com a qualidade dos dados aumentou, fazendo com que os atendimentos necessitem seguir regras específicas. Indo ao encontro dessas novas necessidades, a IPM rapidamente desenvolveu novas tecnologias que ajudam os servidores a registrar os atendimentos de forma que atenda às exigências. Essas ferramentas incluem exportações, validações e automações que fazem com que os dados preenchidos sejam validados e aceitos pelo MS, aumentando, assim, os indicadores dos municípios”, explica o coordenador de Atendimento do IPM Saúde, Vagner Alves.
Além de estar sempre atualizada quanto às regras que são constantemente atualizadas pelo Previne Brasil (a última ocorreu no início de 2022), a IPM também ajuda os municípios a alcançarem os objetivos com orientações. Para isso, fornece manuais, treinamentos e notas técnicas que ficam disponíveis na Base de Conhecimento IPM, ajudando os profissionais a realizarem os atendimentos de uma forma que atenda às exigências.
Confira os clientes IPM em destaque no Programa Previne Brasil Q2/2022 (em ordem alfabética):
Agrolândia (SC)
Araucária (PR)
Arroio do Tigre (RS)
Benedito Novo (SC)
Boa Esperança do Iguaçu (PR)
Campo Largo (PR)
Cascavel (PR)
Castro (PR)
Caxambu do Sul (SC)
Chapadão do Lageado (SC)
Dois Irmãos (RS)
Dois Vizinhos (PR)
Entre Rios Do oeste (PR)
Estrela Velha (RS)
Guaíba (RS)
Jacinto Machado (SC)
Mamborê (PR)
Marechal Cândido Rondon (PR)
Parobé (RS)
Pato Bragado (PR)
Pinhal (RS)
Pinhalzinho (SC)
Rodeio (SC)
Santa Helena (PR)
Santa Izabel do Oeste (PR)
Santa Rosa (RS)
São Carlos (SC)
São Gonçalo do Sapucaí (MG)
Senador Salgado Filho (RS)
Terra Roxa (PR)
Três Barras (SC)
Tecnologia inovadora e qualificação técnica garantem o sucesso
Esse reconhecimento feito pelo Ministério da Saúde (MS) comprova o quanto a dedicação das equipes municipais e o investimento em tecnologia de última geração qualifica a gestão municipal. O Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979/2019 como o novo modelo de financiamento dos municípios – equilibrando valores per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária. Por isso, é tão importante ter esses dados atualizados corretamente.
A inovadora tecnologia IPM Saúde ajuda nessa tarefa, por ser um software completo para gestão municipal da saúde pública, nativo web (sem emuladores) e com atualização de dados em tempo real, garantindo visão geral da gestão e acelerando a tomada de decisão dentro da Prefeitura. Inclusive, em outubro de 2022, foi eleito como a melhor solução do Brasil para Cidades Inteligentes com o 1º lugar no 8º Prêmio Connected Smart Cities – categoria Negócios em Operação.
Em relação ao Previne Brasil, o IPM Saúde qualifica a gestão dos indicadores ao disponibilizar um painel de acompanhamento instantâneo, que apresenta detalhamentos de porcentagem e dados que estão consistentes ou não, conforme as métricas do programa nacional. Além disso, permite personalizar as configurações do acompanhamento das metas a serem cumpridas pelo município e pelas unidades de saúde.
Com todas as informações em mãos e atualizadas em tempo real, a gestão municipal consegue entender quais indicadores estão abaixo da meta. Assim, pode elaborar e colocar em prática planos de ação específicos em tempo hábil para o fechamento do quadrimestre. Ou seja, a tecnologia IPM melhora o controle dos dados, facilitando o alcance da meta estipulada pelo programa de financiamento.
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