Com valuation global estimada em US$1 trilhão até 2025, o setor de tecnologia para governo é um dos mais promissores do mercado. Afinal, os desafios nacionais da gestão pública impactam toda a população e fomentam um passo acelerado de modernização e investimento em tecnologia.
É motivada por essas perspectivas que atua a IPM Sistemas, empresa de Florianópolis que nos últimos anos despontou como referência e pioneira em tecnologias como cloud e Inteligência Artificial para o setor público. Registrando crescimento acima de 25% ao ano, a IPM foi de 550 para quase 800 colaboradores em apenas 18 meses.
Agora em 2024, o foco da empresa está na expansão nacional, impulsionado por novas tecnologias e oportunidades de mercado.
Para Aldo Mees, CEO da IPM, a tese de crescimento sustenta-se pela qualidade e liderança tecnológica de seus produtos e serviços, que já tiveram tempo de maturação e homologação. “O Atende.Net, nosso sistema de gestão, já está no mercado há 12 anos, então é uma solução sólida, com resultados comprovados e que o mercado conhece, mas que seguiu evoluindo muito ao longo do tempo.” Prova disso é o índice de satisfação dos usuários das soluções, que ultrapassa os 98% e reflete a evolução e foco da empresa no sucesso do cliente.
Entrada da Sede da IPM, em área central estratégica na cidade de Florianópolis–SC.
A bola da vez é a Inteligência Artificial Dara, solução da empresa que atua como copiloto da gestão pública na estratégia, planejamento e atendimento ao cidadão. A tecnologia de machine learning e deep learning tem aplicações tão variadas como na saúde e na educação, sendo capaz de apoiar em demandas como a identificação precoce de pacientes em trajetória para ocorrência de infarto ou diabetes, além da predição da evasão escolar e suas causas. Com desenvolvimento próprio e especializado, a tecnologia visa tornar a gestão pública mais eficiente e estratégica.
Para fomentar a presença nacional e levar essas inovações ao mercado mais amplo, a empresa investiu na criação de seu programa de parcerias e revendas. Através do IPM Partners, como é chamado, empreendedores e empresas de todo o país podem expandir sua atuação com o Atende.Net, sistema de gestão pública (GRP) e carro-chefe da empresa.
Aos 28 anos de história, a IPM tem uma longa trajetória de fomentar a transformação digital da gestão pública. “Hoje, temos um potencial de crescimento enorme, levando essa modernização a todos os cantos do país. Entretanto, não conseguimos chegar em todos os estados sozinhos. Por isso, buscamos parceiros estratégicos e revendas para levar essa missão de impacto adiante”, destaca Aldo.
Na IPM, a inovação é o cerne do negócio. Já no século passado, a empresa fomentava os primeiros serviços públicos municipais digitais do país, e seguiu pioneira com seu investimento em tecnologia em nuvem. Entre os clientes estão mais de 850 municípios de 5 estados brasileiros, reunindo mais de 30 milhões de cidadãos.
Leia mais: