Nos últimos dias 16, 17 e 18 de novembro, a IPM Sistemas, empresa líder no Brasil em tecnologia para gestão pública, participou do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, o maior evento das regiões na área. Organizado por dez COSEMS de três regiões do país, o evento contou com a presença de representantes de saúde pública, gestores, autoridades estaduais e equipes técnicas do Ministério da Saúde.
Com uma ampla programação científica e participação de dezenas de empresas e órgãos públicos como expositores, o congresso recebeu um público estimado em 3,5 mil pessoas ao longo dos três dias. Lúcia Mees, Gerente de Tecnologia e Inovação da IPM, ministrou no primeiro dia do evento a palestra intitulada “Inteligência Artificial: o futuro das cidades é aqui e agora”. Uma oportunidade de discutir soluções de ponta para a gestão pública em saúde.
Gerente de Tecnologia e Inovação, Lúcia Mees, fala sobre Dara para o público do COSEMS.
Segundo Lúcia, o evento foi “uma oportunidade de apresentar todas as evoluções que estamos construindo para a saúde pública, como a Dara. Muitos gestores ainda têm uma visão equivocada sobre Inteligência Artificial, associando unicamente com ferramentas como Chat GPT, que é Inteligência Artificial generativa. Quando apresentamos outras possibilidades de uso de machine learning, um novo horizonte é aberto, temos a oportunidade de evoluir e eliminar mitos sobre a IA na gestão pública”, frisou.
Entre as inovações apresentadas no evento estão a aplicação da IA Dara como ferramenta de apoio a prognósticos, que permite aos médicos identificar pacientes em trajetória que indicaria a ocorrência de infarto ou AVC em 6 a 18 meses, ou pacientes com altas chances de desenvolver diabetes em até 3 anos. Assim, a saúde pública pode investir na prevenção, salvando vidas enquanto também economiza recursos públicos.
Ao longo da programação do COSEMS, o estande da empresa recebeu expositores, congressistas e gestores públicos interessados em conhecer soluções como o IPM Saúde e Dara. Centenas de demonstrações foram realizadas e os visitantes puderam ver, ao vivo, todo potencial das ferramentas digitais que já estão funcionando em centenas de municípios brasileiros.