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IPM simplifica prestação de contas dos municípios com sistema web

  • Foto do Autor Por IPM
  • 28 abr, 2017
  • Tempo de leitura: 3 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:50
IPM simplifica prestação de contas dos municípios com sistema web
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  • Via internet, dados financeiros das cidades são repassados ao Tribunal de Contas em minutos.

    Uma das vantagens do uso de um sistema baseado na computação em nuvem (cloud computing, em inglês) é a facilidade de atualização. Em praticamente todos os casos, novas versões do software com funcionalidades aperfeiçoadas e ferramentas otimizadas ficam disponíveis automaticamente, dispensando a necessidade de instalação local ou deslocamento de equipes de suporte. Em Santa Catarina, as cidades que usam a plataforma Atende.Net, voltada para a gestão pública e desenvolvida pela IPM Sistemas, já estão adequadas às novas exigências do Tribunal de Contas de Santa Catarina para a prestação de contas.

    No final do ano passado, alguns arquivos referentes à execução orçamentária e aos lançamentos contábeis foram atualizados, passando a ser enviados pelo sistema e-Sfinge Web Service. Desde o começo deste ano, novos procedimentos de remessa de informações das áreas de Planejamento e Orçamento e Recursos Humanos entraram em vigor, e os municípios já estão adequados às novas normas para a prestação de contas.

    Além de manterem a contabilidade em dia e não correrem o risco de perder a habilitação para receber financiamentos, cidades como Timbó, Iporã do Oeste, Rio do Sul, Massaranduba, Guaramirim e outras ganharam em produtividade. Sem o uso de um sistema adequado como o Atende.Net, a transferência dessas informações pode levar até quatro horas. Já pela plataforma, que é desenvolvida para otimizar as rotinas da gestão pública, leva menos de 60 minutos.

    A simplificação do envio ajuda os servidores municipais. No Extremo Oeste catarinense, o primeiro dos 21 municípios membros da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) a enviar toda a prestação de contas do primeiro bimestre foi Iporã do Oeste. A razão da agilidade é muito simples de ser explicada, segundo a técnica de controle interno da Prefeitura, Jane Forcellini. “Tudo é feito via web, não precisamos nos preocupar com nada além do levantamento e da compilação das informações. O processo é trabalhoso do ponto de vista contábil, então ter uma plataforma que ajude a operacionalizar o processo é um diferencial importante”.

    Distante cerca de 600 quilômetros dali, já na região do Vale do Itajaí, o município de Timbó também enviou os documentos com rapidez e tranquilidade. Os técnicos de controle interno, como a Christiane Pellin, recebem os relatórios prontos dos gestores e depois enviam pelo Atende.Net para uma sala virtual do Tribunal de Contas do Estado. Lá os documentos ficam armazenados para a conferência pelos auditores. “O que demora mais é justamente a parte que não é feita via plataforma, que é a produção dos relatórios. Depois que entra na solução da IPM, é muito rápido. Enviamos tudo em cerca de 50 minutos”, diz.

    O envio da prestação de contas dos municípios é bimestral e é uma das etapas mais importantes para a manutenção da transparência da gestão pública das cidades.

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