Nos últimos dias 27, 28, e 29 de setembro, a IPM Sistemas, empresa líder no Brasil em tecnologia para gestão pública, foi patrocinadora e expositora no COMAC 2023, maior evento de Municípios de Santa Catarina. Promovido pela FECAM, o evento ocorreu em São José e contou com mais de 5 mil participantes. Este ano, o foco foi em inovação, sustentabilidade e gestão eficiente, tópicos proximamente ligados ao trabalho da IPM.
A Gerente de Tecnologia e Inovação da IPM, Lúcia Mees, ministrou no primeiro dia do evento a palestra intitulada “Inteligência Artificial: o futuro das cidades é aqui e agora”, logo após a palestra de abertura do Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello. Na ocasião, foram anunciadas três novas soluções de Inteligência Artificial para gestão pública, expandindo o ecossistema Dara, lançado em maio de 2023.
Time IPM representando a empresa no estande do COMAC 2023. A imagem inclui profissionais dos times de Marketing e Vendas. Imagem: IPM/Divulgação.
Conforme destaca Lúcia, o evento superou as expectativas. “Nós chegamos ao COMAC para mostrar aos gestores públicos as novas tecnologias que desenvolvemos para trazer mais eficiência e inteligência ao governo. Desta forma, fomentamos um futuro com mais qualidade de vida, menos gastos e mais assertividade na gestão. Pela receptividade e movimento intenso em nosso estande e palestra, durante os três dias de evento, saímos tendo a certeza que acabamos de inaugurar uma nova era da gestão pública. A IA é fundamental nisso e é um caminho sem volta”.
O foco da IPM foi promover o networking entre os gestores públicos e apresentar suas soluções pioneiras de tecnologia para o setor público. Com isso, o objetivo era fortalecer ainda mais sua presença no estado e consolidar sua imagem de referência em tecnologia para o setor público. “Com os três lançamentos da Dara, palestra de abertura na plenária principal e intenso movimento no estande, a missão foi cumprida”, conforme conta Marcio Figueiredo, Gerente Comercial da IPM.
Empresa catarinense apresenta novas soluções de IA pioneiras
Entre as inovações de destaque no evento estão a aplicação da IA Dara como ferramenta de apoio à prognósticos, permitindo aos médicos identificar pacientes em trajetória que indicaria a ocorrência de infarto ou AVC em 6 a 18 meses. Assim, conforme conta Ana Mees, Head de Inteligência Artificial na IPM, a saúde pública pode investir na prevenção, salvando vidas na medida em que também economiza recursos públicos. Além disso, outra novidade apresentada inclui um Assistente Virtual construído dentro do ecossistema Dara, e dotado de NLP e NLU para conversação natural com a população, nos mesmos padrões encontrados na Alexa, da norte-americana Amazon, e Siri, da Apple.
Registro da palestra da IPM Sistemas, representada pela Gerente de Tecnologia e Inovação Lúcia Mees, na Plenária Principal do COMAC 2023. Imagem: IPM/Divulgação.
O congresso seguiu até sexta-feira, 29 de setembro, e as tecnologias apresentadas pela IPM seguem repercutindo em mídia nacional. Até o momento de elaboração deste artigo, já eram 23 inserções em veículos de imprensa, incluindo o TecMundo, Olhar Digital, e NSC Total. “Juntos, os portais de divulgação somam mais de 50 milhões de visitas mensais, o que demonstra a relevância das tecnologias que trouxemos à SC, tudo em primeira mão”, salienta Lara Benedet, Coordenadora de Marketing da IPM.