A prefeitura de Marechal Cândido Rondon (PR) anunciou na última sexta-feira (08.05) que o município obteve uma economia de mais de R$ 16 milhões nos último cinco anos, decorrentes de certames licitatórios e da eficiência dos editais e da competitividade dos processos. O levantamento foi feito pela Secretaria de Fazenda, através do sistema fornecido pela empresa IPM Informática.
A informação foi apresentada em encontro na sala de reuniões do gabinete do prefeito, reunindo representantes de entidades como a OAB, Acimacar, Unioeste, Fiep, Rotarys, Loja Maçônica, empresários, imprensa, autoridades militares, autoridades municipais como o prefeito Moacir Froehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica, vereador-presidente João Marcos Gomes, secretários municipais, entre outros.
Na oportunidade aconteceu uma prestação de contas das atividades realizadas nos últimos cinco anos pela administração pública, principalmente nas áreas de compras, licitações e procedimentos administrativos executados pela prefeitura. Grande parte dos representantes presentes também integram o Observatório Social de Marechal Cândido Rondon.
É uma prática que vem sendo adotada reiteradamente pela administração municipal nos últimos anos, para informar a sociedade sobre as ações que estão sendo feitas pelo executivo.
Outro dado apresentado foi um comparativo entre o quadro de receitas e o montante de despesas efetuadas através de compra direta. Houve uma redução substancial nos últimos anos em compras através deste processo. Em 2008 a administração municipal utilizava 15% do orçamento em compras diretas. A projeção, neste ano, é que esse número seja de apenas 8%.
O diretor do Campus local da Unioeste, Paulo Kolling, ressaltou que encontros como este são muito importantes para toda a sociedade. “Toda discussão sobre procedimentos de transparência de gestão pública é salutar para as instituições, para os gestores e fundamental para a sociedade. Pudemos perceber que a qualificação da gestão pública está cada vez mais eficiente no município”, apontou.
Paulo Rodrigo Copetti, presidente da Acimacar, mencionou que agora esta informações serão repassadas e discutidas dentro das entidades. “Foi uma reunião muito produtiva onde assuntos importantes foram discutidos e informações importantes repassadas. Agora devemos repassar isso para as os membros das entidades”.
O Secretário de Gabinete, Lair Bersch, também fez uma avaliação positiva do encontro. “O Comitê Gestor de Gabinete, a Procuradoria Geral e outras secretarias municipais, a pedido do prefeito e vice, apresentaram um resumo do que aconteceu em Marechal Rondon nos últimos anos com relação à prática administrativa, ou seja, tudo o que envolve a evolução e a modernização da máquina administrativa. Mais de 40 pessoas acompanharam esta apresentação, que ao final, puderam perceber que o município tem evoluído muito, sendo um modelo na questão administrativa”, citou Lair.
Durante o encontro lembrou-se também que o município já figura em 6º lugar no ranking da transparência do Tribunal de Contas do Estado, que leva em conta as exigências da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.527/11). “Trata-se de mais uma comprovação de que a prática administrativa adotada no município tem se mostrado eficiente”, finalizou o Secretário de Gabinete.
Fonte: O Presente Online