A administração municipal de Arapongas (PR) faz um balanço das melhorias na gestão pública nos últimos dois meses, decorrentes da implantação de um novo sistema de informática, baseado em cloud computing e acessado via web. A prefeitura do município paranaense de 114 mil habitantes passou a utilizar em fevereiro de 2014 o software Atende.Net, da IPM Informática, empresa catarinense especializada em sistemas de gestão pública.
Após 15 dias para a completa migração das informações, treinamento de usuários e configuração inicial, a prefeitura começou a operar com o novo sistema, partindo da emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas e posteriormente integrando todas as outras áreas da administração municipal.
Na avaliação do diretor de Tecnologia da Informação do município, Vagner Mantovani, a plataforma da IPM vem demonstrando qualidade na oferta de recursos aos usuários, tanto servidores públicos quanto cidadãos.“Nossa expectativa é que haja uma considerável melhoria na prestação dos serviços públicos, uma vez que a integração de todos os módulos de sistemas permitem maior agilidade na execução das tarefas diárias da prefeitura, além, é claro, de uma maior comodidade ao contribuinte, que poderá requisitar muitos serviços da administração pública municipal no conforto de sua casa através do portal de serviços”, declarou Mantovani.
O diretor-presidente da IPM Informática, Aldo Luiz Mees, ressalta a importância do empenho dos servidores municipais em Arapongas para a consolidação do sistema e o uso de suas máximas potencialidades. “Reconhecemos a qualidade dos servidores, que estão contribuindo muito bem na implantação do novo sistema. As dificuldades iniciais para adequação e adaptação dos usuários estão sendo superadas em razão da sinergia de todos, servidores e quadro de colaboradores IPM” afirmou.
Os serviços da IPM e a concessão de licenças de uso de software de gestão pública foram contratados pela Prefeitura de Arapongas em outubro de 2014. O software Atende.Net, desenvolvido pela IPM, promove a integração de todos os setores da prefeitura em uma só base de dados, facilitando a emissão de relatórios o controle da administração. O sistema também irá alimenta o Portal da Transparência, exigido por lei, e permitirá a criação de canais de autoatendimento online para o cidadão, que não precisará se deslocar à prefeitura para solicitar alguns tipos de serviços.
Áreas contempladas pelo sistema em Arapongas
- Planejamento orçamentário
- Contabilidade
- Financeiro
- Prestação de contas
- Licitações
- Contratos
- Almoxarifados
- Frota
- Patrimônio
- IPTU
- ISSQN
- Contribuição de Melhoria
- Taxas diversas
- Obras e Posturas
- Dívida Ativa
- Arrecadação
- Nota Fiscal Eletrônica
- Escrita Fiscal
- Gestão da Folha de Pagamentos
- Avaliação de Desempenho
- Estágio Probatório
- Portal do cidadão
- Portal da Transparência
- Legislação e Processo Digital