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Prefeitura de Cascavel aumenta transparência e qualifica atendimento com tecnologia IPM

  • Foto do Autor Por IPM
  • 24 set, 2021
  • Tempo de leitura: 6 mins
  • Última atualização: 27 maio às 14:51
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  • A Prefeitura de Cascavel (PR), município com 336 mil habitantes no Oeste Paranaense, alia boas práticas de gestão pública ao uso de tecnologia de última geração, que aumenta a transparência e qualifica o atendimento aos cidadãos. Com a adoção do sistema de cadastro único Atende.Net, desenvolvido de forma nativa WEB (sem emuladores) pela IPM Sistemas, facilitou e agilizou o trabalho interno, reduzindo também o uso de papel.

    Conforme o secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek, o processo de migração e de implantação do sistema IPM na Prefeitura iniciou em 2017.

    “Nós buscamos um sistema em nuvem, com um banco de dados único, pois era o que precisávamos para cuidar da transparência no âmbito do município. Com essa ferramenta, toda a alimentação de dados vai para o Tribunal de Contas, o SIM-AM e o nosso Portal da Transparência, e ficamos em 2º lugar como cidade mais transparente no Paraná”, destaca Zorek. “Estamos sempre ranqueando entre as cidades mais transparentes, graças a esse sistema em tempo real”, comemora.

    O fato de o sistema IPM ter uma única base de dados e “puxar” as informações automaticamente é destacado por Sônia Klann, Servidora da Divisão de Execução Orçamentária da Prefeitura, pois isso aumenta o grau de transparência:

    “Com o Portal da Transparência, você não precisa mais ir lá e alimentar aquela informação de forma manual, pois o sistema já reflete o que realmente está ocorrendo. Isso, inclusive, evita erros na disponibilização da informação, o que é extremamente importante”, salienta.

    > Vídeo: depoimentos da equipe gestora da Prefeitura de Cascavel (PR)

    Implantação de processos digitais e workflow reduz o uso de papel e garante agilidade

    Um dos benefícios de se trabalhar com um sistema 100% em nuvem de base de dados única acessada por todos os departamentos é a facilidade para tramitar processos digitalmente. 

    “O que a gente vê de diferença em relação a outras opções do mercado é que existem ferramentas de processo digital, de workflow, que são desenvolvidas fora da ferramenta de gestão. Então é um diferencial o sistema de gestão IPM já conter, de forma nativa, esses recursos”, analisa o gerente de TI, José Zonfrilli. “Tudo fica muito mais fácil, pois não precisa tratar nenhum tipo de integração”, completa.

    Zonfrilli explica que, quando a ferramenta de processo digital não é nativa, é necessário o desenvolvimento de uma API (Interface de Programação de Aplicativos) de sistemas externos. “Isso envolve mais de uma empresa e acaba incluindo um custo e uma dificuldade na implantação de processo digital”, alerta o gerente de TI.

    Por ser nativo WEB, outra vantagem do sistema IPM é a eliminação de papel. Além do viés econômico e sustentável, o Atende.Net agiliza o trabalho dos Servidores públicos e o atendimento ao munícipe.

    “Nós já temos o Governo Digital, que vai eliminar todo o papel e trabalhar de forma digital. Por exemplo, o processo de compras, um módulo complexo, foi todo desenhado com os workflows, possibilitando essa facilitação e agilidade que o poder público precisa”, salienta o secretário de Planejamento e Gestão de Cascavel, Edson Zorek.

    Isso porque o Workflow otimiza a rotina nos órgãos públicos ao permitir a execução de processos complexos no formato de fluxogramas virtuais, que pode ser acessado 24h pela Internet.

    “Através desse sistema de gestão, vamos facilitando a vida das pessoas, tornando mais rápido, mais ágil. Nós temos um processo de desburocratização e o sistema IPM vem ao encontro dessa necessidade”, completa Zorek.

    > Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos 

    Empenhamento da Folha de Pagamento está mais simples e rápido

    Outro departamento da Prefeitura de Cascavel que ganhou agilidade e eficiência é o RH. Conforme relata o gerente de TI, José Zonfrilli, enquanto o município não tinha um sistema único, o processo de empenhamento da folha de pagamento tomava todo o tempo da equipe de execução orçamentária durante um ou dois dias. 

    “Eram quatro ou cinco pessoas envolvidas no processo de emissão de empenho. Hoje, com o sistema IPM, o clique final de conferência de folha já gera todos os empenhos. Basta um Servidor para fazer a conferência”, comemora. “Então isso faz diferença em relação à produtividade e agilidade do processo”, acrescenta.

    Uma facilidade festejada também pelo diretor do Departamento do Tesouro Municipal, Ildo Belim. “Só o fato de evitar o problema de você ter que fazer tudo pelas vias manuais já foi uma conquista muito importante”, enfatiza.

    Prefeitura de Cascavel aumenta transparência e qualifica atendimento com tecnologia IPM

    Cidadãos cascavelenses podem acessar diversos serviços pelo App Atende.Net

    Cascavelenses agora contam com opção de autoatendimento via Portal ou App

    Não foi apenas a rotina interna que ficou otimizada, com aumento da qualidade do ambiente de trabalho dos Servidores públicos. O uso de tecnologia de última geração da IPM na Prefeitura de Cascavel também qualificou o atendimento dos cidadãos, conforme salienta o gerente de TI.

    “Com relação à oferta do autoatendimento, hoje o portal do município oferece mais de 100 serviços. No aplicativo, são mais ou menos 40 serviços que já estão disponíveis para o cidadão se autorresolver, como emitir uma guia, tratar questões relacionadas à finança, ou qualquer pedido de serviço geral de ouvidoria”, explica José Zonfrilli.

    Como resultado dessa modernização, os cascavelenses ganharam também mais praticidade para contatar a Ouvidoria Geral, que pode ser acessada pelo aplicativo Atende.Net, disponível para Android e IOS. Ao abrir o App, o cidadão verá a aba Ouvidoria, para elogios, solicitações de informação, reclamações, denúncias e sugestões, e a opção Particity, para solicitação de serviços como manutenção de iluminação pública, desobstrução de boca de lobo, coleta de volumosos, entre vários outros. Tudo na palma da mão, sem filas nem papéis.

    “Nós conseguimos disponibilizar o aplicativo, onde o munícipe consegue acessar esses nossos serviços através do seu telefone celular ou do mobile. Isso facilita muito para o cidadão e traz performance para nós. Cascavel está ganhando muito com essa ferramenta e essa performance que a gente tem adquirido”, enfatiza o secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek.

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