Prefeituras catarinenses ganham eficiência com modernização digital da IPM
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IPM
1 out, 2021
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Última atualização: 27 maio às 14:51
É necessário acelerar a digitalização da gestão pública, indo muito além da tramitação de memorandos ou requerimentos informatizados. Para um governo ser considerado verdadeiramente digital, é preciso que todos os trâmites ocorram pela Internet, por meio de um sistema único, sem o uso de papel. Esse é o propósito da IPM Sistemas, pioneira no desenvolvimento de software plataforma única e 100% em nuvem para a gestão pública municipal.
E muitas Prefeituras catarinenses já ganham eficiência com o uso da tecnologia IPM, promovendo a modernização digital da gestão pública. Em Pomerode, por exemplo, engenheiros, arquitetos ou o proprietário de uma obra podem entrar com a solicitação de viabilidade e pagar as taxas devidas sem sair de casa. Pelo Portal de Autoatendimento, o processo tramita digitalmente entre as áreas administrativas, inclusive as aprovações e assinaturas.
Tudo ocorre de forma automatizada e sem uso de papel. Para tanto, foram desenvolvidos workflows, que orientam os servidores para que cada procedimento/etapa seja realizado no momento certo, evitando perda de documentos e retrabalho.
“No passado, após a análise do projeto, o proprietário tinha de aguardar de uma a duas semanas para ter o alvará em mãos. Com o workflow, hoje é emitido em, no máximo, dois dias”, relata Dieter Klaus Weege, secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Pomerode.
Weege explica que após ter o alvará em mãos, antes, o proprietário teria de abrir um novo protocolo para solicitar ligação de energia e água. “Hoje, este documento é emitido automaticamente após a assinatura do alvará, ficando disponibilizado para o proprietário através do processo de solicitação”, salienta.
Em Indaial, a Prefeitura automatizou os processos de compras, contabilidade e RH. Hoje a requisição ao compras é enviada digitalmente pela própria secretaria através de workflow. Ordem de compra, empenho, liquidação e pagamento são assinados todos de forma on-line. Assim evita-se que um documento fique parado na mesa do gestor aguardando aprovação. Então processos que levavam dias, até semanas, agora são executados rapidamente, com amplo controle e transparência. Inclusive a folha é calculada e empenhada toda de forma digital.
Em Pinhalzinho, o sistema de cadastro único e compartilhado entre os departamentos facilitou a tomada de decisão orientada a dados.
“Toda gestão é norteada por indicadores, o software IPM oferece relatórios que facilitam o gerenciamento. Nós tivemos um incremento de 20% na arrecadação do IPTU, sendo que 85% foi pago na data em que o município auferiu”, salienta o secretário de Administração, Wanderlei Borba.
Tecnologia 100% em nuvem da IPM permite acesso às informações pelo site ou aplicativo
Tecnologia IPM permite realizar todos os trâmites sem uso de papel
A IPM Sistemas trabalha na construção de cidades inteligentes há 25 anos, oferecendo o que há de melhor e mais moderno em tecnologia para a gestão pública municipal. Com suas soluções inovadoras, permite que as entidades tenham uma gestão mais eficiente, econômica e transparente, sem uso de papel.
“Com o nosso sistema Atende.Net, os dados são armazenados em nuvem, o trâmite de processos é em tempo real e a aprovação é via assinatura digital. E o próprio sistema que tramita os processos também realiza os lançamentos em contabilidade, RH, arrecadação, compras e em outras áreas, sem uso de papel. O resultado é mais agilidade e eficácia, além de redução de custos com CPD local, manutenções, impressoras, papel, arquivo morto e Correios”, explica Elvio Meurer, gerente Comercial da IPM.
Ainda, o Atende.Net tem foco em múltiplas entidades, atendendo também Fundos, Fundações, Autarquias, Institutos e Câmaras de Vereadores. Portanto, cumpre os requisitos do Decreto nº 10.540/2020, que regula o novo Siafic. “Nosso sistema tem base de dados única e pode ser usado por todos os entes municipais, o portal de transparência é carregado de forma automática em tempo real”, salienta Elvio.
Cidadão é o grande beneficiado do uso da tecnologia na gestão pública
O cidadão é muito beneficiado quando as Prefeituras, por exemplo, adotam a tecnologia IPM, que permite autoatendimento 24h pela Internet. Pelo site ou aplicativo, é possível solicitar alvará de construção, anexar e assinar documentos, e acompanhar cada etapa do processo sem sair de casa, bem como consultar e quitar débitos, inclusive com pagamentos via Pix.
Facilidades muito esperadas pelo munícipe, como mostra estudo divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em março: 60% dos cidadãos preferem o atendimento de serviços públicos por site, aplicativo ou mensagem de texto. Quanto ao motivo, 46% dos entrevistados disseram “economia de tempo”.
Principais benefícios do uso da tecnologia na gestão pública:
Economia aos cofres públicos – a computação 100% em nuvem aposenta os servidores de banco de dados e o Centro de Processamento de Dados (CPD) dentro das Prefeituras. Também elimina a necessidade de softwares básicos, aplicativos e cabeamentos estruturados, bem como manutenções. Além disso, ainda gera economia com papel, material de escritório e Correios.
Acessibilidade – um sistema 100% em nuvem permite acesso às informações 24h por dia, a partir de dispositivos com Internet. Dessa forma, os gestores públicos podem tramitar e assinar documentos digitalmente, bem como cruzar dados e gerar indicadores em tempo real, tornando a administração pública mais ágil e qualificada.
Aumento da arrecadação – Prefeituras que operam com um sistema de cadastro único atualizado em tempo real arrecadam mais, pois têm mais informação. Por exemplo, fica mais fácil controlar históricos e cobranças dos impostos municipais, como o IPTU, ISS, ITBI, reduzindo a inadimplência. Por outro lado, também ganham funcionalidades que melhoram a fiscalização de tributos, evitando a sonegação, como: emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), implantação de Nota Fiscal Premiada e um maior controle do ISSQN Bancos, entre outros.
Maior transparência – com um sistema único e atualizado em tempo real, há publicação instantânea de dados nos Portais de Transparência. Uma demanda tão importante que o Governo Federal publicou o Decreto nº 10.540/2020, criando novas regras para o Siafic, as quais entrarão em vigor no dia 01/01/2023. Entre as determinações, está a exigência de único sistema para todo o ente federativo, que seja integrado aos sistemas estruturantes (gestão de pessoas, patrimônio, controle, etc), que reúna o registro de todos os atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial, permitindo atualização e disponibilização dos dados em tempo real à população. Ou seja, não serão mais aceitos softwares de fornecedores diferentes, tampouco integrações que usem rotinas de atualização (com digitação, carregamento de dados, Webservice, API, etc), nem bases de dados não integradas.
Automação de processos – a computação em nuvem permite a implantação de fluxos digitais (Workflow), para facilitar e agilizar os processos de todos os departamentos, do RH aos lançamentos tributários, como: solicitações de segunda via de Alvará de construção ou Habite-se, inscrição, alteração e baixa de cadastro econômico, entre outros. Esses lançamentos então são disponibilizados ao cidadão através do Portal de Autoatendimento da Prefeitura e/ou de aplicativo.
Home Office – as Prefeituras que utilizam o sistema IPM não pararam nem mesmo durante a pandemia de Covid-19, diante da necessidade de lockdown para frear a transmissão da doença. Por contarem com um sistema 100% em nuvem e acesso 24h aos dados de qualquer lugar, os servidores puderam seguir trabalhando de casa. Da mesma forma, os cidadãos continuaram acessando o sistema dessas Prefeituras para solicitar e/ou acompanhar suas demandas.
Fim das filas – com a oferta do autoatendimento à população, é qualificada a prestação de serviços públicos. Por exemplo, o cidadão pode agendar consultas, pagar ou parcelar impostos e taxas, pegar resultado de exames médicos, solicitar abertura de uma empresa, sem precisar de papel ou falar com um Servidor público. Mas, se quiser, pode usar o chat para sanar dúvidas. Tudo pelo celular, sem deslocamentos, trânsito ou filas.
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