A Reforma Tributária é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque e ainda gera dúvidas na população. Para discutir as mudanças e os impactos da reforma no Município, em maio, a Prefeitura de Pinhais, no Paraná, realiza o II TAX Day Pinhais 2025. O evento é gratuito e voltado para auditores, fiscais e demais profissionais da área.
A primeira edição do evento ocorreu em 2023, mas em 2025 a programação organizada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento de Pinhais planeja a segunda edição ainda mais completa, com palestrantes de diversas áreas.
O presidente do FiscoPinhais, entidade parceira na organização do evento, Denis Offmann, cita que o tema desta edição foi escolhido pensando no debate público sobre um assunto atual que está relacionado ao dia a dia dos brasileiros.
“Discutir a Reforma Tributária é essencial para aqueles que atuam nas áreas afetadas por ela. A interação com palestrantes e colegas durante o evento oferece, aos gestores e profissionais do setor, a oportunidade de construir um arcabouço sólido e estratégico, fundamental para o planejamento e execução das ações no novo cenário tributário”, defende Offmann.
O objetivo do evento é discutir os novos pontos da Reforma Tributária relacionados à municipalidade, além de pensar aspectos práticos para os fiscais de Pinhais. Os interessados em participar podem se inscrever até 2 de maio no site oficial da programação (
Inscreva-se aqui).
A iniciativa ocorre no dia 9 de maio, das 8h às 17h, no Cenforpe, localizado na avenida Iraí, nº 696, bairro Weissópolis.
Confira os palestrantes da edição deste ano:
- Carlos Dutra – advogado tributário e doutorando em Direito Econômico e Social.
- Miqueas Liborio – professor de Direito Tributário, auditor fiscal da Receita Municipal e integrante do Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma da Tributação sobre o Consumo (PAT-RTC) e do PCGIBS.
- Marlon de Souza Mendes – fiscal de tributos do município de Pinhais e representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) como membro da Equipe Nacional de Integração das Administrações (ENIAT).
- Clarissa Mendes – auditora fiscal de tributos municipais de Curitiba, coordenadora dos grupos técnicos do Simples Nacional no pré-comitê gestor do IBS, representando a FNP. Membro da Abrasf na Secretaria Executiva do CGSN.
Entre os convidados especiais deste ano estão o secretário de Estado da Fazenda do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara, e o vice-presidente do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Renê Garcia Júnior.