Tecnologia IPM: Paranaguá (PR) comemora 373 anos com primeiro sorteio do Nota Parnanguara
Por
IPM
30 jul, 2021
Tempo de leitura: 5 mins
Última atualização: 27 maio às 14:51
Paranaguá (PR), cidade da região metropolitana de Curitiba com cerca de 156 mil habitantes, comemorou seus 373 anos nesta quinta-feira, 29 de julho. E uma das ações comemorativas foi a realização do primeiro sorteio da Nota Parnanguara. Um verdadeiro evento, realizado com telão em praça pública e transmitido ao vivo pela TVCI.
“É um projeto de grande importância para o orçamento do nosso município, e unindo o útil ao agradável. Você pede a Nota Parnanguara e tem direito a participar todos os meses de um prêmio, como o Diego da Silva, que ganhou R$ 5 mil aqui, agora”, falou o prefeito Marcelo Roque em entrevista ao vivo, logo após o sorteio. “É também um incentivo para pedir a nota, para entrarem os recursos que são devidos para a Prefeitura de Paranaguá”, completou.
A lei que instituiu o programa foi sancionada no dia 29 de junho, ou seja, há exatamente um mês, para fortalecer o comércio local. Além disso, é uma ação de combate à sonegação fiscal no município. A iniciativa da Prefeitura incentiva que os consumidores peçam a Nota Fiscal de prestação de serviços dentro do município, como em academia e salões de beleza, por exemplo.
“Às vezes, você vai cortar o cabelo e não pede a nota, ou vai no lavacar ou faz até a manutenção de uma calha em uma casa, e não pede a nota. Mas isso é importante”, salientou o prefeito Marcelo Roque.
Conforme divulgado pela Prefeitura, esse primeiro sorteio incluiu pessoas que solicitaram o Nota Parnanguara de 1 a 28 de julho. No entanto, os contribuintes podem aderir ao programa a qualquer momento, entrando no site www.paranagua.pr.gov.br e clicando no banner “Nota Parnanguara”.
> Vídeo: como foi o primeiro sorteio do Nota Parnanguara
IPM desenvolveu o sistema com tecnologia de ponta
O software utilizado no programa Nota Parnanguara é desenvolvido pela IPM Sistemas. Conforme a Prefeitura de Paranaguá salienta em seus canais de comunicação, a tecnologia é de última geração, tendo plataforma própria de programação padrão fechado e algoritmo que embaralha os números aleatórios de forma genuína. Aliás, é o mesmo algoritmo usado pelo Governo do Estado do Paraná no Programa Nota Paraná.
Por fim, para chegar ao vencedor, a Prefeitura utilizou os números extraídos pela Loteria Federal, que possui as características de imprevisibilidade e aleatoriedade necessárias à lisura do programa.
“Tivemos a preocupação de garantir e assegurar a credibilidade do Nota Parnanguara. O software foi construído para evitar fraudes, com tecnologia moderna e algoritmos conceituados no mercado. Com toda a certeza, teremos um processo idôneo e confiável”, disse o chefe do Departamento de TI da Prefeitura, Tabajara Machado de Souza Júnior, na ocasião do lançamento do programa.
Divulgação Prefeitura Paranaguá | Além do prefeito Marcelo Roque e do secretário de Fazenda e Orçamento, Maurício Coutinho, o evento de sorteio contou com a presença dos vereadores Renan Britto, Welington Frandji, Ozéias Bisson e Ezequias Rederd (Maré), assim como o vice-prefeito, José Carlos Borba
Tecnologia é uma aliada da arrecadação
O Brasil deixa de arrecadar pelo menos R$ 417 bilhões por ano devido à sonegação de impostos, segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Caso seja considerado apenas o ICMS, o setor do comércio é o que mais sonega, seguido das empresas industriais e das prestadoras de serviços.
Por isso, mais do que um incentivo para os cidadãos fazerem suas compras no município, oferecer um programa do tipo Nota Fiscal Premiada é um meio de combate à sonegação de impostos. Afinal, nesse caso, a população precisa solicitar o CPF na nota fiscal para concorrer, o que obriga o comércio a emitir a nota.
Diversas Prefeituras que utilizam o software Atende.Net, desenvolvido em plataforma única e 100% em nuvem pela IPM Sistemas, oferecem esse tipo de programa. Com uso da tecnologia, sempre que uma nota é emitida, garante-se o recolhimento de impostos e, consequentemente, o aumentando a arrecadação.
E o Atende.Net disponibiliza essa ferramenta para as Prefeituras. Inclusive, para garantir a segurança do processo, permite realizar a apuração de forma eletrônica e vinculada à loteria federal.
> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes