O ano de 2023 foi marcado pelo investimento em eficiência e qualidade da gestão pública pela IPM e por seus clientes. Nossa história é marcada por ações com foco em elevar o setor público e impulsionar o potencial da sociedade, gerando, desta forma, uma economia de mais de R$ 10 milhões por ano aos cofres públicos de municípios gaúchos, considerando os valores gastos com sistema de gestão.
No Rio Grande do Sul e em todo o Brasil, o foco da IPM é em garantir tecnologias melhores e mais eficiência à gestão pública.
Nesse contexto, quando comparamos os valores praticados por outras empresas do Rio Grande do Sul, os municípios gaúchos clientes da IPM Sistemas economizam mais de R$10 milhões em recursos públicos por ano apenas em sistema de gestão.
O valor foi calculado considerando dados de fontes públicas e obedecendo os preceitos da Instrução Normativa SEGES/ME no 65/2021 e o art. 43, inc. II, da Lei 14.133/2021. Em um contrato de 48 meses, a diferença de custos representa mais de R$40 milhões poupados com sistema de gestão municipal em 4 anos somente no estado do RS.
Entretanto, a economia com os custos do sistema de gestão (GRP) representa somente parte do impacto e eficiência propiciada pelo investimento em tecnologia IPM. Entre janeiro e novembro de 2023, os 11 primeiros meses do ano, a empresa facilitou, apenas no Rio Grande do Sul, mais de 31 milhões de autoatendimentos digitais ao cidadão, sem filas, sem papel e de forma inteiramente digital.
De forma nativa, o Atende.Net propicia mais de 300 serviços públicos digitais ao cidadão, com a possibilidade de expansão para mais de 500, conforme as necessidades e realidade de cada cidade.
Considerando estimativas oficiais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, os mais de 31 milhões de autoatendimentos no RS representam uma economia de R$1.320.204.484,80 aos cofres públicos gaúchos. Afinal, cada atendimento digital permite uma economia de 97% nos gastos. Enquanto um atendimento presencial custa uma média de R$43,68, o digital custa apenas R$1,20. O valor representa uma redução de gastos na ordem de R$42,48 por atendimento.
Estamos falando, nesse contexto, da economia aos cofres públicos de forma direta, o que representa somente parte do impacto positivo da IPM Sistemas através do Atende.Net. A empresa desenvolve soluções disruptivas que transformam para melhor o mundo em que vivemos, com software para Prefeitura, Câmara de Vereadores, Saúde, Educação, Assistência Social, Vigilância em Saúde, Comunicação e Gestão Pública em geral.
Tudo desenvolvido com tecnologia de ponta, em soluções cloud computing e nativas para a web, inteligência artificial, machine learning, reconhecimento de voz, Cadastro Único e diversas outras inovações pioneiras a nível global.
Além da economia gerada, entre os resultados do investimento em tecnologia de ponta da IPM está o aumento da arrecadação dos municípios. Gravataí, por exemplo, aumentou em 247% sua receita em 10 anos, enquanto Bento Gonçalves aumentou em 97% em 5 anos. A modernização com sistemas IPM e o Atende.Net permite ainda redução dos prazos nos trâmites internos, aumento da qualidade dos serviços públicos, redução de filas, ganho de agilidade e promoção de mais qualidade de vida para a população.
Nesse contexto, seguimos comprometidos com nossa missão de transformar o futuro de cidades e pessoas, expandindo nossa atuação pelo Brasil através do fornecimento de sistemas de gestão de última geração e serviços relacionados. Tudo com o mais alto padrão de qualidade, inovação verdadeira, integridade e ética reais.
Reforçamos nosso compromisso com a transformação digital da gestão pública, entregando o que há de melhor em tecnologia e serviços para gerar mais eficiência e qualidade no setor público, além mais qualidade de vida a toda a população.
Estamos impulsionando o potencial da sociedade, e temos a certeza de uma coisa:
O futuro da gestão pública começa aqui, e nós da IPM, estamos apenas no começo de nossa história.