Pinhalzinho (SC) comemora aumento da receita e melhor atendimento à população com tecnologia
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IPM
17 mar, 2021
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Última atualização: 13 jul às 14:29
O município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, viu a arrecadação aumentar com a mudança do sistema de gestão pública. A facilidade para administrar a Prefeitura e o melhor atendimento à população também são destacados pela alta gestão.
O prefeito Mario Cena salienta que, quando assumiu a gestão de Pinhalzinho em 2017, sentiu falta de informações gerenciais. “E foi o que nós encontramos no sistema da IPM, que nos fornece relatório completo. Com toda a certeza, a implementação da tecnologia culminou com maior agilidade, melhor atendimento à população, maior controle e, com toda a certeza, um serviço muito melhor prestado à nossa população”, comemora.
Hoje o município catarinense de 20 mil habitantes conta com o Atende.Net, software desenvolvido pela IPM Sistemas e que funciona 100% em nuvem. Conforme Daniele Pezzini, contadora da Prefeitura de Pinhalzinho, o sistema novo oferece muito mais opções de relatórios. “Inclusive de controles gerenciais, para análise de todas as informações. Além de indicadores que também são gerados em forma de gráficos, para secretários e prefeito analisar”, salienta.
“E o sistema em nuvem facilita muito, porque justamente a gente não precisa se ater mais a um espaço físico, ter de estar em determinado local para conseguir executar as tarefas”, avalia Daniele.
Oferta de informações facilita a tomada de decisão
O secretário de Administração de Pinhalzinho, Wanderlei Borba, reforça que atualmente toda a contabilidade, toda a gestão, tanto privada quanto pública, é norteada por informações. E o sistema precisa oferecer isso.
“Os indicadores de gestão do software nos proporcionam ter números e informações para ver o futuro do que nós vamos trabalhar. Tanto na parte de RH, Contabilidade, Fluxo de Caixa, tudo é facilitado através dos indicadores da área gerencial do sistema IPM”, salienta Borba.
Conforme o secretário, o acesso às informações com o Atende.Net resultou em aumento da arrecadação. “Através do software IPM nós tivemos um substancial aumento de arrecadação”, salienta. E ele cita, como exemplo, o IPTU.
“Como o IPTU é todo digital, o empresário, a população, o contribuinte em casa pode emitir o seu próprio carnê do IPTU a qualquer momento, bem como o parcelamento. Nós tivemos um incremento de 10% a 20%, além do que o pessoal já estava pagando. Hoje nós estamos com, proporcionalmente, 80% a 85% de IPTU sendo pago nas datas que o município auferiu. E isso nos gera maior retorno financeiro”, salienta o secretário de Administração de Pinhalzinho, Wanderlei Borba.
Redução de custos com sistema 100% em nuvem
O uso de um sistema 100% em nuvem também gera redução de gastos com equipamentos e materiais de escritório. Por exemplo, elimina a necessidade de servidores de banco de dados e de aplicativos, sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), softwares básicos e cabeamentos estruturados. E, por ser em nuvem, elimina a necessidade de papel.
Ainda, melhora a segurança dos dados, destacada pela administração municipal de Pinhalzinho. Conforme o diretor de TI da Prefeitura, Vanderlei Aniecevski, a implantação do sistema digital iniciou em 2017 com o sistema IPM.
“A facilidade do processo digital é que o cidadão não precisa se deslocar até o município para abrir sua demanda. Então, hoje, ele tem acesso através do Portal do Cidadão, com vários serviços que ele pode fazer essa demanda de casa, do seu escritório”, salienta. Ou seja, há um melhor atendimento à população.
Além disso, o diretor de TI relembra que antes, com os sistemas desktop, a Prefeitura tinha de ter toda uma estrutura de firewall, de antivírus, enfim, de segurança. “Principalmente naquele servidor que o banco de dados está localizado. Então a gente estava lidando um pouco com a sorte, né?”, reconhece ele.
O diretor conta que ocorreram casos em municípios dos arredores que tiveram seus sistemas invadidos. “Eles tiveram de pagar valores para resgatar o banco de dados da Prefeitura. Então, com essa mudança para nuvem, teve uma melhoria na questão da segurança aqui, porque a IPM tem um Data Center dedicado para nós, com segurança de dados, criptografia. Então todos os dados tramitam de forma criptografada, daqui da Prefeitura até o nosso Data Center”, comemora o diretor.
Trabalho com sistema de Workflow agiliza os processos
O Atende.Net também permite a otimização do trabalho através do Workflow, um sistema orientado para processos. Além de ser mais visual, ele organiza cada etapa a ser seguida, o que torna a ação muito simples e dinâmica. Novamente, o resultado é o melhor atendimento à população.
Essa inovação de operação por Workflow criada pela IPM permite que o servidor público visualize graficamente o andamento de cada fase do processo. Sem a conclusão de uma etapa, o software não permite o avanço para a seguinte.
Essa espécie de checklist de atividades preserva a legalidade do processo e alimenta com informações corretas todos os interessados. Ou seja, é um sistema de gestão pública que facilita as ações, garantindo a segurança e a lisura de todo o processo.
A oferta desse sistema é comemorada pelo diretor de TI de Pinhalzinho: “O Workflow é um fluxo de trabalho. É o detalhamento do que a atividade tem de fazer para chegar ao seu fim, todos os setores que tem que passar e todas as demandas que tem de executar para que, no final, seja cumprida”, explica Vanderlei Aniecevski.
Esse processo é aberto em um determinado setor, que então faz todo o procedimento da demanda, gera os documentos necessários, tudo digital. “Não existe mais aquela impressão de papel, aqueles documentos esperando assinatura. E, o melhor: é com a assinatura digital, que dá mais transparência e confiabilidade em todo o processo”, salienta o diretor de TI de Pinhalzinho.
Confira os depoimentos na Prefeitura de Pinhalzinho