Essa inovação foi muito bem recebida pelo Diretor Geral de TI da Prefeitura de Alvorada, Fernando Maciel.
Segundo ele, ao implantar os sistemas 100% em nuvem da IPM, a administração subiu de nível, e está apta para atender às demandas dos cidadãos cada vez mais conectados.
Além disso, o diretor ressaltou a importância de ter as informações do Município salvas na nuvem, seguras contra qualquer tipo de imprevistos.
“Os sistemas ficavam instalados aqui dentro e isso não trazia segurança para os nossos dados ou até mesmo a continuidade do trabalho. Hoje, temos os nossos dados em nuvem. Isso traz mais segurança, pois temos cópias em diversos locais”, afirmou.
Assista ao vídeo a seguir, e confira os depoimentos dos profissionais que atuam na Prefeitura Municipal de Alvorada, sobre a experiência de trabalhar com sistemas em nuvem.
Sistema Unificado
A Prefeitura de Alvorada além de ganhar mais agilidade para tramitar processos, ainda ganhou mais organização e unidade.
Com o uso do Atende.Net, todos os setores da administração pública conversam entre si, estão interligados numa mesma plataforma.
Assim, já não é necessário o uso de planilhas separadas para cada setor e a prestação de contas passa a ser mais assertiva.
Ao utilizar sistemas distintos para os diferentes setores de uma Prefeitura, as informações tendem a ficar desencontradas e até desconexas, dificultando o processo de prestação de contas.
Essa vantagem está sendo bem recebida pela maioria da população.
Prova disso, é que somente em 2019, o Portal do Cidadão do Município contabilizou mais de 349 mil acessos.
Entre eles estão, mais de 47 mil para processos digitais e outros 40 mil para emissão de guias de IPTU.
Além do Portal, o cidadão e Servidor pode acessar oApp Atende.Net, de qualquer dispositivo conectado à internet.
Nele, é possível emitir contracheques, relatório sobre período de férias e licenças disponíveis para o Servidor.
E o cidadão pode solicitar serviços e efetuar reclamações em geral, sobre iluminação pública, problemas na área urbana, entre outros.
Em entrevista, Luis Carlos Telles, Secretário de Administração afirmou que ao escolher a tecnologia, a Prefeitura caminha para o lugar certo.
“A IPM trouxe um novo marco para a Prefeitura. Hoje temos subsídios para avançar muito mais. Ganhamos em serviço e diminuímos as despesas do ente público”, declarou.