A gestão pública é uma área que demanda constantes atualizações para manter o ritmo de funcionamento da administração, assim como transformação digital para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Nesse sentido, a Prefeitura de Apucarana (PR) tem se destacado desde a implantação do Atende.Net em setembro de 2021.
A solução da IPM, empresa líder de mercado na área de gestão pública, possibilitou que a Prefeitura realize todos os procedimentos de contabilidade, pagamentos, arrecadação, fiscalização, pessoal, compras, licitações, procuradoria, vigilância em saúde e muitos outros pela Internet – sem uso de papel e sem necessidade de deslocamentos. E mais, de maneira integrada, 100% em cloud, com acesso a uma base única de dados e Cadastro Único.
Implantação da solução foi um marco para Município
Secretaria Municipal e técnicos de Apucarana participaram de aperfeiçoamento no Centro Tecnológico da IPM Sistemas, em Rio do Sul
A implantação do software para gestão pública IPM representou uma transformação em modernização digital para os processos administrativos do município. Em 2021, na assinatura do contrato, Apucarana contava com 7 (sete) sistemas de gestão e os dados eram gerados em planilhas do Excel. O município de 136 mil habitantes, na região Norte Central Paranaense, comemorou a adoção de um único sistema de gerenciamento, que permitiu ter uma ferramenta de controle e de gestão pública integrada, inteligente, e eficiente.
“Inicialmente, nós colhemos frutos da economia na infraestrutura local, uma vez que hoje nós estamos usufruindo da estrutura fornecida pela IPM com o sistema em nuvem, aumentando a segurança e melhorando a disponibilidade da aplicação e a escalabilidade. Tudo isso reflete na otimização dos recursos do município, que vem crescendo cada dia mais.”, pontuou André Gustavo Burin, Superintendente de Tecnologia da Informação na Prefeitura Municipal de Apucarana.
Entre os inúmeros benefícios disponibilizados pelo software da IPM, um dos principais destacados pela equipe de gestão é o fato de poder gerenciar informações com alta disponibilidade e segurança, seguindo as exigências da legislação atual, o que só é possível com altos investimentos em tecnologia de ponta.
“A contratação de uma empresa consolidada, que possui altos padrões de segurança exigidos hoje pelo mercado e pela legislação, com uma estrutura segura e confiável, é realmente um diferencial para a gestão. A IPM é uma empresa que, de forma contínua e recorrente, apresenta evoluções e traz melhorias para que a administração evolua com a empresa. Então, a percepção é extremamente positiva e nós esperamos que essa parceria evolua”, finalizou o Superintendente.
Cidadão é o principal beneficiado da transformação digital na gestão pública
O cidadão foi um dos principais beneficiados pela implantação da tecnologia IPM em Apucarana. Com autoatendimento 24h pela Internet, pelo site ou aplicativo, é possível solicitar alvará de construção, emissão de guias ISS, emissão de guias de IPTU, autenticidade de boletos, consulta de protocolos, emissão de notas ficais, entre outros.
Essas facilidades eram muito esperadas pelos munícipes. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em 2022, 72% dos brasileiros preferem o atendimento online ao presencial. O estudo, que ouviu 2.500 pessoas de todo o país, mostrou que os principais motivos para essa preferência são a comodidade, a praticidade e a economia de tempo. Agora, Apucarana colhe os frutos dessa transformação digital, e consegue ofertar experiências ainda melhores à população.
Segundo Thiago Sene, Técnico de Tecnologia da Informação do Município, “embora a prefeitura sempre esteja de portas abertas para que o munícipe busque seus serviços, essa flexibilidade de disponibilizar os serviços para que ele consiga acessar de sua própria casa, sem ter que se deslocar até o prédio da prefeitura, é muito interessante. Esse é um dos maiores benefícios, além da transparência em todos os processos da prefeitura”.
A procura por serviços públicos reflete-se nos números da cidade paranaense – que são impressionantes. Desde a disponibilização dos 61 serviços digitais aos cidadãos em fevereiro de 2022, foram 3.102.635 acessos, sendo 1.146.452 até o início de setembro de 2023. A projeção é finalizar o ano com mais de 1 milhão e 600 mil autoatendimentos ao cidadão, tudo de forma digital, ágil e eficiente, sem filas.
Segundo dados do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, um atendimento digital é, em média, 97% mais barato que o atendimento físico, com economia na alocação de espaço físico, compra e transporte de papel, e disponibilização de pessoal. Nesse sentido, os 1.146.452 autoatendimentos digitais até o início de setembro de 2023 teriam tido um custo de R$46 milhões se feitos presencialmente, da forma tradicional.
Atende.Net: o sistema para gestão de prefeituras que os gestores confiam
Sistema de saúde integrado
Outro ponto de destaque é a modernização na área de saúde de Apucarana. Com o sistema integrado da IPM Sistemas, a Prefeitura de Apucarana pode gerir de forma centralizada todas as informações das equipes de saúde, além de organizar e controlar os indicadores do Previne Brasil, por exemplo. A gestão em tempo real dessas métricas, além de benéfica para o município, é uma exigência do Ministério da Saúde e permite que Apucarana posicione-se como referência em satisfação do cidadão na área.
“Nós também conseguimos movimentar toda a estrutura de organização do fluxograma das equipes, que também era bem deficiente nessa questão, logo a rotatividade era muito alta. Nós estamos combatendo isso, agregando e medindo”, explicou a Secretaria Municipal de Fazenda, Sueli Pereira.
Além do investimento contínuo em tecnologia e software, a IPM também vem contribuindo para a capacitação dos servidores do município, investindo em atendimento consultivo e treinamentos. Além do atendimento via chat, e-mail e telefone, os servidores contam ainda com as capacitações promovidas pela Universidade Corporativa IPM, de forma online e ao vivo. Em setembro deste ano, um grupo de servidores do município foi recebido em Rio do Sul, onde fica o Centro de Tecnologia da empresa, para uma série de capacitações e visitas técnicas a fim de fortalecer a relação entre gestão e IPM, beneficiando cidadãos e gestores. Nessa visita, também foram apresentadas em primeira mão diversas novidades do sistema de gestão Atende.Net para a transformação digital das Prefeituras e órgãos públicos brasileiros.
Tecnologia facilita transformação digital na gestão pública
A IPM utiliza tecnologia 100% em nuvem, como um sistema nativo web, o que significa que os softwares foram desenvolvidos de forma específica para funcionamento pela Internet, com consideração à performance e a segurança. Também é possível acessar o Atende.Net de qualquer dispositivo com acesso à Internet, de forma segura e prática. Com isso, o acesso aos serviços públicos é democratizado, ampliando e facilitando o atendimento ao cidadão e agilizando os processos internos da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Autarquias e demais órgãos públicos.
“As Prefeituras que utilizam o sistema de gestão pública Atende.Net saem na frente tecnologicamente, sem sombra de dúvidas. Além de conseguir ter a gestão de todas as secretarias em um ambiente único, incluindo contabilidade, recursos humanos, compras e licitações, fiscalização, tributos, saúde, educação, dentre muitos outros, qualificamos o atendimento ao cidadão. Com tecnologia IPM, é possível disponibilizar mais de 500 serviços públicos online, em nuvem, com acesso via site ou aplicativo. Os resultados disso não poderiam ser diferentes: mais economia, agilidade, desenvolvimento econômico e qualidade de vida à população. E os empreendedores conseguem abrir uma empresa em todas as esferas de governo em poucos minutos”, destaca Aldo Mees, CEO e fundador da IPM.
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