O município de Coronel Bicaco, localizado a 426 km de Porto Alegre, no Rio Grande de Sul, passa por transformações positivas, desde que passou a gerenciar as atividades da Prefeitura com a ajuda da tecnologia.
Com serviços disponíveis na internet, Coronel Bicaco facilita a vida dos cidadãos e dos servidores que não precisam mais do espaço físico da Prefeitura para realizar solicitações.
Durante este momento de quarentena, a Prefeitura continuou funcionando com seus profissionais em home office.
O Atende.Net, sistema de gestão 100% em nuvem da IPM Sistemas, permite o acesso aos serviços de qualquer lugar, a qualquer horário.
Exemplo disso, é o IPTU Digital. As guias de pagamento deixam de ser em papel, passam a ser emitidas digitalmente, acessando a internet.
Através do autoatendimento, o cidadão pode emitir guias de pagamento em poucos cliques, sem burocracia.
Essa facilidade diminui o número de inadimplentes do município e, consequentemente, contribui para o aumento da receita.
Além disso, a economia com papel e materiais de expediente foi considerável.
Assim, a Prefeitura ganha mais recursos para investir em outras áreas da gestão.
Home office na Gestão Pública
Quando aderiram a gestão por sistemas em nuvem, os profissionais da prefeitura não imaginavam que o atendimento presencial teria que ser suspenso, durante a pandemia.
Porém, ao surgir a necessidade de possibilitar o trabalho remoto dos Servidores, a prefeitura já estava preparada.
Sobre isso, o secretário municipal da fazenda Gabriel Cazarotto Machado, afirma que os benefícios do sistema em nuvem ultrapassam a esfera pública, e afeta diretamente a população.
“Com o sistema da IPM, podemos realizar todas as atividades remotamente, facilitando e não retardando os processos. Nesse momento percebemos o quanto o município ganhou com essa parceria, servindo de exemplo para outros municípios.”
De acordo com o secretário, mesmo depois da flexibilização dos serviços na cidade, alguns setores ainda estão em home office.
Aqueles profissionais que apresentam características do grupo de risco, também permanecem trabalhando de suas casas.
O secretário ainda ressalta a importância de contar com o Atende.Net, da IPM Sistemas, como sistema de gestão.
Graças ao sistema, o serviço público não parou de funcionar e não acumulou demandas, nem processos atrasados.
Dessa forma, nenhum Servidor ficou sobrecarregado de tarefas.
A área de contabilidade é fundamental para gerir a receita e despesas do município e em momentos de crise, essa é uma área que não pode parar.
Em Coronel Bicaco, durante a pandemia, o setor de contabilidade continuou ativo, gerenciando todos os pagamentos.
“O sistema nos permitiu que as guias de ISS, ÁLVARA e IPTU, sejam consultadas e emitidas através do site do Município. O contribuinte não precisa sair de casa, podendo pagar de qualquer dispositivo que escolher”, afirma o secretário.