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Prefeitura de Penha entra na Era Digital e oferecerá atendimento pela Internet aos cidadãos

  • Foto do Autor Por IPM
  • 9 mar, 2022
  • Tempo de leitura: 6 mins
  • Última atualização: 13 jul às 14:29
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  • A Prefeitura de Penha (SC) está modernizando a gestão municipal com implantação da tecnologia 100% em nuvem da IPM Sistemas. O processo iniciou neste dia 7 de março de 2022 e os Servidores públicos já estão recebendo os treinamentos. Com a novidade, por exemplo, os munícipes passarão a contar com a opção de autoatendimento pela Internet, ou seja, poderão solicitar diversos serviços direto de suas casas ou escritórios, evitando deslocamentos e filas.

    “A implantação do Sistema IPM no município de Penha vai facilitar o acesso dos contribuintes aos serviços essenciais da governança, assim como elevar ainda mais as questões de transparência pública, algo que zelamos com vigor. É um sistema mais moderno e que também vai agilizar o trabalho interno das nossas equipes técnicas, indo ao encontro do crescimento social e econômico de Penha”, analisa a secretária de Governo, Camila Luchtenberg.

    A partir da implantação de tecnologia de última geração IPM, o município do Vale do Itajaí, que tem cerca de 34 mil habitantes e um alto IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (0,743 em uma escala de 0 a 10), reduzirá a burocracia, proporcionando agilidade e facilidade nos atendimentos.

    Prefeitura de Penha implanta tecnologia IPM atendimento pela Internet aos cidadãos

    Servidores de Penha (SC) sendo treinados pela equipe IPM para a operação do novo sistema de gestão da Prefeitura, Atende.Net, que qualificará o atendimento da população.

    Sistema IPM garante agilidade com dispensa do uso de papel 

    A IPM Sistemas desenvolve tecnologia para gestão pública há 25 anos, atendendo mais de 550 Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Fundos, Fundações, Autarquias e Institutos. Seu software Atende.Net tem base de dados única e 100% em nuvem, de forma que pode ser acessada por todos os departamentos, 24h por dia, a partir de qualquer dispositivo com Internet, dispensando o uso de papel e impressões.

    “As Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam de papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal, e o gestor pode utilizar assinatura digital nos processos internos, tudo pela Internet, tudo em um único sistema, que é o mesmo que realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas”, explica o gerente de Relações Institucionais da IPM, Sedi Zanella.

    > Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos 

    Modernização é destaque na imprensa

    Veículos de comunicação da região destacam a modernização do sistema de gestão pública de Penha, como os portais Visor Notícias, Noticenter e CLICSC, entre outros.

    prints de portais com notícias sobre modernização digital de Penha

    Confira os principais benefícios da tecnologia IPM para a gestão pública:

    * Economia aos cofres públicos: A computação 100% em nuvem aposenta os servidores de banco de dados e o Centro de Processamento de Dados (CPD) dentro das Prefeituras. Também elimina a necessidade de softwares básicos, aplicativos e cabeamentos estruturados, bem como manutenções. Além disso, ainda gera economia com papel, material de escritório e Correios.

    * Acessibilidade: O sistema IPM é 100% em nuvem e permite acesso às informações 24h por dia em dispositivos com Internet (computador, tablet ou celular). Assim, os gestores públicos podem tramitar e assinar documentos digitalmente, bem como cruzar dados e gerar indicadores em tempo real, tornando a administração pública mais ágil e qualificada. 

    * Aumento da arrecadação: Prefeituras que operam com um sistema de cadastro único atualizado em tempo real arrecadam mais, pois têm mais informação. Por exemplo, fica mais fácil controlar históricos e cobranças dos impostos municipais, como o IPTU, ISS, ITBI, reduzindo a inadimplência. Além disso, ganham funcionalidades que melhoram a fiscalização de tributos, evitando a sonegação, como: emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), implantação de Nota Fiscal Premiada e um maior controle do ISSQN Bancos, entre outros.

    * Maior transparência: Com o sistema de cadastro único e atualizado em tempo real da IPM, há publicação instantânea de dados nos Portais de Transparência. Uma demanda tão importante que o Governo Federal publicou o Decreto nº 10.540/2020, criando novas regras para o Siafic, as quais entrarão em vigor no dia 1° de janeiro de 2023. Entre as determinações, está a exigência de único sistema para todo o ente federativo, que seja integrado aos sistemas estruturantes (gestão de pessoas, patrimônio, controle, etc), que reúna o registro de todos os atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial, permitindo atualização e disponibilização dos dados em tempo real à população. Ou seja, não serão mais aceitos softwares de fornecedores diferentes, tampouco integrações que usem rotinas de atualização (com digitação, carregamento de dados, Webservice, API, etc), nem bases de dados não integradas.

    * Automação de processos: A computação em nuvem IPM permite a implantação de fluxos digitais (Workflow), que facilitam e aceleram os processos de todos os departamentos da instituição pública, do RH aos lançamentos tributários, como: solicitações de segunda via de Alvará de construção ou Habite-se, inscrição, alteração e baixa de cadastro econômico, entre outros. Esses lançamentos então são disponibilizados ao cidadão através do Portal de Autoatendimento da Prefeitura e/ou de aplicativo. Tudo feito de forma digital, sem uso de papel, deslocamentos ou filas.

    * Home Office: As Prefeituras que utilizam o sistema IPM não pararam nem mesmo durante a pandemia de Covid-19, diante da necessidade de lockdown para frear a transmissão da doença. Por contarem com um sistema com acesso 24h aos dados, e de qualquer lugar, os servidores puderam seguir trabalhando de casa. Da mesma forma, os cidadãos continuaram acessando o sistema dessas Prefeituras para solicitar e/ou acompanhar suas demandas.

    * Fim das filas: Com a oferta do autoatendimento à população, é qualificada a prestação de serviços públicos. Por exemplo, o cidadão pode agendar consultas, pagar ou parcelar impostos e taxas, pegar resultado de exames médicos, solicitar abertura de uma empresa, sem precisar de papel ou falar com um Servidor público. Mas, se quiser, pode usar o chat para sanar dúvidas. Tudo pelo celular, sem deslocamentos, trânsito ou filas.

    Saiba mais sobre a tecnologia da IPM Sistemas:

    > Tecnologia de inteligência fiscal aumenta a arrecadação das Prefeituras

    > Módulo Memorando simplifica a comunicação pública

    > Índice Firjan: 88 clientes IPM são destacados

    > Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública

    > E-book gratuito tem tudo sobre o Novo Siafic e o Decreto 10.540/2020

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