Santo Antônio da Platina (PR), município do Norte Pioneiro paranaense com cerca de 46,5 mil habitantes, está entrando na era digital com a tecnologia nativa web da IPM Sistemas. A partir de agosto de 2022, a Prefeitura passará a utilizar o software Atende.Net, desenvolvido 100% em nuvem e com cadastro único de dados.
Joubert Alves Brito, o secretário de Gestão da Prefeitura de Santo Antônio da Platina, salienta que o processo de transformação digital da administração pública resultará em mais facilidades aos munícipes, além de uma gestão mais ágil.
“Precisamos acompanhar os avanços tecnológicos para podermos facilitar o trabalho interno e também qualificar a prestação de serviços aos cidadãos, ao mesmo tempo em que trabalharemos com mais eficiência e transparência”, destaca Joubert. “É o que estamos fazendo agora. A tecnologia IPM vai nos proporcionar uma gestão baseada em dados atualizados em tempo real, além de permitir que disponibilizemos diversos serviços para os cidadãos realizarem o seu autoatendimento pela Internet, sem precisar se deslocar até a Prefeitura ou ficar em filas”, completa.
Outro benefício destacado pelo secretário é a economia que será obtida com a tecnologia nativa web e de cadastro único de dados que está sendo implantada na gestão municipal.
“O software da IPM é desenvolvido com tecnologia 100% em nuvem, que é muito mais segura do que o antigo desktop que a Prefeitura utilizava. Além disso, fica disponível 24h pela Internet. Teremos uma importante economia, devido à redução substancial do uso de papel, aluguel de impressoras e despachos por correios, bem como não precisaremos mais gastar com diversos equipamentos de TI”, completa Joubert.
Durante o processo de migração dos dados do ultrapassado sistema desktop para a inovadora tecnologia IPM, entre os dias 15 e 19/08, os Servidores municipais receberam treinamento para operação do AtendeNet. Foto: Divulgação.
Cidadãos contarão com autoatendimento pela Internet
Com foco no cidadão, a modernização digital que está sendo realizada na gestão pública platinense permitirá que os munícipes tenham acesso a diversos serviços pela Internet. A oferta do autoatendimento on-line, além de dispensar o uso de papel, também evitará deslocamentos desnecessários até a Prefeitura, bem como as temidas filas.
Esses serviços ficarão no Portal do Cidadão, onde serão liberados aos poucos pela Prefeitura. Como exemplo, pode-se citar emissão e pagamento de guias (IPTU, ITBI, ISS, etc), abertura e acompanhamento de protocolos e processos digitais, etc.
Também será implantada a Ouvidoria on-line, para registro de reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, ou de denúncias do exercício negligente ou abusivo de recursos públicos. E tudo poderá ser feito pelo computador ou via Aplicativo de celular, o que facilitará ainda mais o acesso da população aos serviços.
Outra novidade será o Portal da Transparência, onde o cidadão poderá fazer o acompanhamento da receita e dos gastos públicos, o que incentiva a sua participação na gestão da cidade.
Registro de alguns dos treinamentos realizados pela equipe IPM com os Servidores municipais. Fotos: Divulgação.
Prefeitura terá dados atualizados em tempo real
Com essa modernização digital, a Prefeitura de Santo Antônio da Platina (PR) trabalhará com uma plataforma única de dados, o que evitará duplicações. Outro importante benefício é a facilidade para cruzamento de informações, bem como a emissão de relatórios e a atualização em tempo real. Tudo isso permitirá uma administração mais ágil, eficiente e transparente, com decisões baseadas em números reais.
Isso inclui todos os processos administrativos referentes a Compras, Licitações e Contratos, Ponto Eletrônico, Folha de Pagamento, Gestão Contábil, Financeira e Prestações de Contas, Gestão de Arrecadação, Simples Nacional, IPTU, ISSQN e Taxas, Nota Fiscal Eletrônica, Obras e Posturas públicas, entre outros.
Até mesmo a administração dos cemitérios municipais, assim como a gestão ambiental serão realizadas pela nova solução de gestão pública Atende.Net, facilitando e otimizando a rotina dos Servidores. E tudo resultará na qualificação do atendimento aos cidadãos.
Conforme explica o gerente de Relações Institucionais da IPM, Sedi Zanella, a tecnologia da IPM é nativa WEB e tem plataforma única de dados, garantindo acesso aos dados 24h por dia, a partir de computador, tablet ou celular, facilitando e agilizando os processos administrativos.
“As Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam usar papel para empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal. E o gestor pode utilizar assinatura digital nos processos internos, fazendo tudo pela Internet, porque o sistema é único, realizando também os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas”, explica Sedi Zanella.
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