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Prefeitura de Santo Antônio da Platina (PR) implanta tecnologia de gestão pública nativa web IPM

  • Foto do Autor Por IPM
  • 17 ago, 2022
  • Tempo de leitura: 5 mins
  • Última atualização: 13 jul às 14:29
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  • Santo Antônio da Platina (PR), município do Norte Pioneiro paranaense com cerca de 46,5 mil habitantes, está entrando na era digital com a tecnologia nativa web da IPM Sistemas. A partir de agosto de 2022, a Prefeitura passará a utilizar o software Atende.Net, desenvolvido 100% em nuvem e com cadastro único de dados.

    Joubert Alves Brito, o secretário de Gestão da Prefeitura de Santo Antônio da Platina, salienta que o processo de transformação digital da administração pública resultará em mais facilidades aos munícipes, além de uma gestão mais ágil.

    “Precisamos acompanhar os avanços tecnológicos para podermos facilitar o trabalho interno e também qualificar a prestação de serviços aos cidadãos, ao mesmo tempo em que trabalharemos com mais eficiência e transparência”, destaca Joubert. “É o que estamos fazendo agora. A tecnologia IPM vai nos proporcionar uma gestão baseada em dados atualizados em tempo real, além de permitir que disponibilizemos diversos serviços para os cidadãos realizarem o seu autoatendimento pela Internet, sem precisar se deslocar até a Prefeitura ou ficar em filas”, completa.

    Outro benefício destacado pelo secretário é a economia que será obtida com a tecnologia nativa web e de cadastro único de dados que está sendo implantada na gestão municipal.

    “O software da IPM é desenvolvido com tecnologia 100% em nuvem, que é muito mais segura do que o antigo desktop que a Prefeitura utilizava. Além disso, fica disponível 24h pela Internet. Teremos uma importante economia, devido à redução substancial do uso de papel, aluguel de impressoras e despachos por correios, bem como não precisaremos mais gastar com diversos equipamentos de TI”, completa Joubert.

    Prefeitura de Santo Antônio da Platina (PR) implanta tecnologia de gestão pública nativa web IPM

    Durante o processo de migração dos dados do ultrapassado sistema desktop para a inovadora tecnologia IPM, entre os dias 15 e 19/08, os Servidores municipais receberam treinamento para operação do AtendeNet. Foto: Divulgação.

    Cidadãos contarão com autoatendimento pela Internet

    Com foco no cidadão, a modernização digital que está sendo realizada na gestão pública platinense permitirá que os munícipes tenham acesso a diversos serviços pela Internet. A oferta do autoatendimento on-line, além de dispensar o uso de papel, também evitará deslocamentos desnecessários até a Prefeitura, bem como as temidas filas.

    Esses serviços ficarão no Portal do Cidadão, onde serão liberados aos poucos pela Prefeitura. Como exemplo, pode-se citar emissão e pagamento de guias (IPTU, ITBI, ISS, etc), abertura e acompanhamento de protocolos e processos digitais, etc.

    Também será implantada a Ouvidoria on-line, para registro de reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, ou de denúncias do exercício negligente ou abusivo de recursos públicos. E tudo poderá ser feito pelo computador ou via Aplicativo de celular, o que facilitará ainda mais o acesso da população aos serviços.

    Outra novidade será o Portal da Transparência, onde o cidadão poderá fazer o acompanhamento da receita e dos gastos públicos, o que incentiva a sua participação na gestão da cidade.

    Santo Antônio da Platina implanta tecnologia nativa web IPM

    Registro de alguns dos treinamentos realizados pela equipe IPM com os Servidores municipais. Fotos: Divulgação.

    Prefeitura terá dados atualizados em tempo real

    Com essa modernização digital, a Prefeitura de Santo Antônio da Platina (PR) trabalhará com uma plataforma única de dados, o que evitará duplicações. Outro importante benefício é a facilidade para cruzamento de informações, bem como a emissão de relatórios e a atualização em tempo real. Tudo isso permitirá uma administração mais ágil, eficiente e transparente, com decisões baseadas em números reais.

    Isso inclui todos os processos administrativos referentes a Compras, Licitações e Contratos, Ponto Eletrônico, Folha de Pagamento, Gestão Contábil, Financeira e Prestações de Contas, Gestão de Arrecadação, Simples Nacional, IPTU, ISSQN e Taxas, Nota Fiscal Eletrônica, Obras e Posturas públicas, entre outros.

    Até mesmo a administração dos cemitérios municipais, assim como a gestão ambiental serão realizadas pela nova solução de gestão pública Atende.Net, facilitando e otimizando a rotina dos Servidores. E tudo resultará na qualificação do atendimento aos cidadãos.

    Conforme explica o gerente de Relações Institucionais da IPM, Sedi Zanella, a tecnologia da IPM é nativa WEB e tem plataforma única de dados, garantindo acesso aos dados 24h por dia, a partir de computador, tablet ou celular, facilitando e agilizando os processos administrativos.

    “As Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam usar papel para empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal. E o gestor pode utilizar assinatura digital nos processos internos, fazendo tudo pela Internet, porque o sistema é único, realizando também os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas”, explica Sedi Zanella.

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