Prefeitura Digital: saiba como Palhoça enfrenta a pandemia usando ferramentas tecnológicas
Por
IPM
9 jun, 2020
Tempo de leitura: 4 mins
Última atualização: 13 jul às 14:29
Palhoça está localizada a 22 km da capital Florianópolis, em Santa Catarina, e hoje tem mais de 171 mil habitantes.
O município serve de exemplo para a região por oferecer uma gestão pública inovadora e eficiente para os cidadãos.
Entretanto, isso só foi possível a partir da modernização dos serviços públicos, ao substituir o papel por processos digitais.
Desde então, os resultados têm apresentado aumento significativo tanto no número de taxas arrecadadas, quanto na otimização e agilidade das rotinas administrativas.
Essa transformação trouxe enormes vantagens para a Prefeitura, que diante das consequências da pandemia, têm superado desafios ao usar a tecnologia como aliada.
As implicações da pandemia têm modificado as formas de trabalho de todas as áreas, inclusive a área de administração pública.
Por isso, rever rotinas ultrapassadas e buscar a inovação trazida pelas novas tecnologias é uma atitude urgente e inadiável.
A administração pública de todo o país terá que ser digital, a partir dos próximos anos.
É o que afirma Cristina Schmidt, Secretária de Administração do município:
Para entender de que forma o uso de ferramentas tecnológicas contribui para o enfrentamento da pandemia em Palhoça, separamos alguns pontos principais, destacados pela secretária.
Portanto, continue nesta página para saber quais são eles, e também para saber quais são os benefícios de fortalecê-los constantemente com a ajuda da tecnologia.
Inicialmente, para transformar a imagem da gestão pública de burocrática para ágil e eficiente, é necessário torná-la transparente.
É a transparência que faz com que a administração seja aceita positivamente pelos cidadãos.
Por isso, a Prefeitura de Palhoça vem divulgando em seu Portal da Transparência os gastos relativos ao COVID-19.
Lá é possível encontrar a lista de fornecedores, os produtos adquiridos, ordens de compra, licitações, contratos e empenhos emitidos, liquidados e pagos.
Dessa forma, a fiscalização é facilitada e a sociedade pode ter um controle maior sobre a parte orçamentária do município.
Através da plataforma Atende.Net, sistema de gestão 100% em nuvem da IPM Sistemas, os valores incluídos referentes aos gastos do município são colocados no Portal da Transparência de forma automática.
Eficiência na arrecadação de impostos
Com o uso de um sistema de gestão que funciona 100% em nuvem, Palhoça apresentou novas conquistas.
Ao possibilitar a autonomia para os cidadãos de se autoatender, que através do Portal do Cidadão, podem emitir guias de pagamento, sem precisar sair de casa, a Prefeitura viu o número de inadimplentes cair e o da receita aumentar.
A receita própria do município é a soma de alguns impostos como IPTU, ITBI, ISSQN e demais taxas.
Somente em 2019, a Atende.Net de Palhoça contabilizou mais de 114 mil acessos para a emissão de guias IPTU e Taxas.
E para a emissão de guias ISS/Alvará, o sistema apresentou mais de 35 mil acessos no ano passado.
Essa facilidade na emissão de guias contribuiu para que a Prefeitura de Palhoça tivesse um aumento de 18% na receita própria do município em 2019, comparado a 2018.
Otimização do trabalho para servidores municipais
Com todas as implicações causadas pelo coronavírus, foram adotadas medidas de distanciamento social – o que impediu os atendimentos presenciais em muitas prefeituras do país.
Assim como as prefeituras que também utilizam o sistema de gestão 100% em nuvem da IPM Sistemas, o trabalho em Palhoça teve continuidade durante a pandemia, com muitos dos servidores no regime home office e cidadãos solicitando serviços pelo autoatendimento online.
A secretária Cristina Schmidt em seu depoimento, ressaltou que a crise é a oportunidade para o administrador público repensar a forma de gerir o município.
Segundo ela, a crise atual vai impulsionar todos para que, em um futuro bem próximo, estejamos vivendo sob uma lógica digital.
Não tem mais como retroceder.
O futuro da Gestão Pública já deve ser construído no presente, focando na melhoria dos serviços através da tecnologia.
Para seguir este exemplo e melhorar os serviços da sua administração, conheça o Atende.Net, sistema de gestão utilizado pela Prefeitura de Palhoça – SC.