Logo Ipm Sistemas
Governo Digital

Prefeitura e Fundos Municipais de Jacinto Machado adotam tecnologia IPM

  • Foto do Autor Por IPM
  • 19 jul, 2021
  • Tempo de leitura: 4 mins
  • Última atualização: 13 jul às 14:29
  • Instagram Ipm Sistemas
  • Youtube Ipm Sistemas
  • A gestão pública municipal de Jacinto Machado (SC), cidade do sul de Santa Catarina com cerca de 10,3 mil habitantes, está entrando em uma nova era. A Prefeitura, o Fundo Municipal de Saúde e o Fundo Municipal de Assistência Social estão adotando o sistema de gestão pública Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas com tecnologia de última geração.

    “A ideia é modernizar o nosso sistema, deixando a gestão pública mais ágil e eficiente, com maior controle dos nossos dados”, explica a secretária de Administração, Planejamento e Finanças, Ana Bellettini Citadin. “Já não se admite mais uso de papel, nem perder tanto tempo com assinaturas manuais”, completa.

    Durante o processo de preparação para a adoção do novo software de gestão pública, a equipe liderada pelo prefeito João Batista Mezzari visitou cinco municípios. Alguns eram usuários do sistema IPM e outros tinham fornecedores diferentes.

    “Percebemos que os municípios que usam IPM estão satisfeitos com o sistema”, destaca a secretária Ana.

    Essa modernização digital é mais um exemplo de boas práticas de gestão realizadas no município, que já apresenta indicadores muito positivos. Por exemplo, pode-se citar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

    Esse indicador varia de zero a um, e considera o progresso em três dimensões: renda, educação e saúde. E Jacinto Machado tem um IDHM de destaque: 0,716. Além disso, conforme dados do IBGE, conta com um alto índice de domicílios com esgotamento sanitário adequado: 83%.

    > Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

    Tecnologia IPM: cadastro único e 100% em nuvem

    O diferencial do sistema IPM é a tecnologia de ponta desenvolvida em plataforma única e 100% em nuvem. Dessa forma, permite realizar 100% dos procedimentos de maneira on-line, com acesso 24h por dia, bastando utilizar um dispositivo com Internet.

    Como resultado, as Prefeituras têm a possibilidade de executar todos os processos sem papel. Ou seja, procedimentos de contabilidade, pagamentos, arrecadação, fiscalização, pessoal, compras, licitações, procuradoria, vigilância em saúde, e muitos outros, podem ser tramitados e assinados virtualmente

    Além disso, por ser um sistema de cadastro único, esses setores “conversam” entre si, permitindo cruzar dados e gerar gráficos e indicadores em tempo real. Essa facilidade amplia a visão da administração municipal, qualificando a tomada de decisão. Portanto, garante uma gestão dos recursos públicos de forma transparente, econômica e célere.

    E, à medida em que são implantados os fluxos digitais via workflow, o Atende.Net automatiza processos, otimizando e acelerando a rotina interna com qualificação do atendimento ao cidadão. Por exemplo, o software mostra todas as etapas a serem cumpridas, indicando pendências e enviando alerta da sua evolução.

    > Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos

    Entidades ficam preparadas para o novo Siafic

    O Atende.Net é desenvolvido para o atendimento de múltiplas entidades, que podem manter suas informações no mesmo servidor de banco de dados. Sendo assim, é ideal para Prefeituras, Fundos, Fundações, Autarquias e Câmaras de Vereadores. Por isso, a Prefeitura de Jacinto Machado fica preparada para o cumprimento das novas regras do Siafic – Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle.

    De acordo com o Decreto nº 10.540, que entrará em vigor no dia 01/01/2023, todas as instituições, órgãos e poderes de um mesmo Município deverão adotar um único Siafic. Ou seja, não serão mais aceitos softwares de fornecedores diferentes, bem como integrações que usem rotinas de atualização, nem bases de dados não integradas. Além disso, caberá ao Poder Executivo manter e gerenciar o sistema.

    Em resumo, para cumprir todos os requisitos, será necessário contar com um sistema de plataforma única, 100% WEB e com rígidas normas de segurança, como é o software da IPM Sistemas.

    LEIA TAMBÉM:

    > Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública

    > Protocolos rígidos garantem migração de sistema desktop para nuvem com segurança

    > Cronograma do eSocial: fique atento aos prazos para Órgãos Públicos

    > Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

    > Atende.Net localiza MEIs registrados após a Resolução CGSIM 59/2020

    > IPM cria Departamento de Modernização Digital da Administração Pública

     

    Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

    Artigos relacionados

    Receba o melhor da inovação no setor público no seu e-mail

    Inscreva-se e receba nossa Newsletter em sua caixa de entrada