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Modernização digital: Santo Antônio do Monte (MG) comemora serviços on-line e arrecadação 25% maior

  • Foto do Autor Por IPM
  • 14 mar, 2022
  • Tempo de leitura: 7 mins
  • Última atualização: 16 jul às 11:48
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  • A Prefeitura de Santo Antônio do Monte (MG), de 28,6 mil habitantes e do Centro-Oeste mineiro, está promovendo a modernização digital da gestão pública. Com a implantação do sistemas de gestão para prefeituras, o Atende.Net da IPM Sistemas, estão sendo automatizados vários processos, que já resultam em facilidades aos cidadãos e em mais recursos.

    A migração ocorreu em março de 2022 e, passado um ano, a Prefeitura já disponibiliza 79 serviços no autoatendimento on-line. Dessa forma, dispensa deslocamentos dos cidadãos e reduzi as filas nas repartições. Ao todo, mais de 124,6 mil acessos a serviços públicos foram realizados pela Internet de março/2022 a março/2023. 

    Só nos primeiros três meses de 2023, foram mais de 39,4 mil acessos/consultas. Entre os serviços mais utilizados estão emissão de guias de ISS/Alvará, Certidão Negativa de Débitos, Cadastro Empresarial e guias de IPTU. Além disso, foram realizados mais de 78,7 mil acessos ao Portal de Transparência, aumentando a participação do cidadão na administração municipal.

    Ainda em abril de 2022 já foi liberado o uso do App Atende.Net, facilitando ainda mais a vida dos santo-antonienses, que podem ver “Meus Débitos”, solicitar atualização de cadastro, poda de árvores, troca de iluminação, guias de IPTU, contracheque (no caso de Servidor), consultar licitações, emitir alvará, solicitar certidão negativa, entre outros, tudo na palma da mão, em qualquer dia e horário.

    “Nosso intuito, quando trouxemos a IPM para a Prefeitura, foi justamente aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população. Implantamos um sistema mais robusto, seguro, inovador,e que moderniza os processos internos, proporcionando, inclusive, a disponibilidade de serviços por meio de aplicativo”, salienta a diretora de Inovação e Tecnologia da Prefeitura, Bruna Figueiras Santos.

    Prefeitura de Santo Antônio do Monte (MG) inicia modernização digital da gestão pública

    Registro dos Servidores da Prefeitura de Santo Antônio do Monte (MG) recebendo treinamento da equipe IPM para a operação do novo sistema de gestão Atende.Net. Foto: IPM/Divulgação.

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    Aumento de 25% na arrecadação e mais qualidade de vida

    Conforme explica a Prefeitura de Santo Antônio do Monte, por meio da Diretoria de Inovação e Tecnologia, da Secretaria de Desenvolvimento, e do prefeito Leonardo Lacerda Camilo, a transformação digital pode ser definida como um processo de mudança estrutural que incorpora o uso da tecnologia na busca de um melhor desempenho, aumentando a capacidade de integração entre os diferentes e diversos setores, facilitando o acesso à população, realçando, assim, uma gestão transparente e econômica.

    “Esse processo disponibiliza serviços públicos digitais para a população, o que significa uma prefeitura mais automatizada, eficiente, produtiva, transparente e econômica, tornando a administração pública menos burocratizada”, destaca Bruna.

    Uma eficiência que se mostra também pelo aumento de 25% na arrecadação municipal, comparando-se dados consolidados de 2022 com 2021. É a prova de que juntando boas práticas administrativas com tecnologia de última geração é possível qualificar a gestão, gerando mais recursos para investimento em educação, saúde, segurança, lazer e  infraestrutura, por exemplo.

    A diretora explica que está ocorrendo uma otimização geral dos recursos públicos, com foco no cidadão e mente inovadora voltada à governança. Por isso, o projeto de modernização digital da gestão pública em Santo Antônio do Monte incluiu a criação de um novo setor: Inovação e Tecnologia, que fica junto à Secretaria de Desenvolvimento.

    “A Prefeitura não tinha um setor de TI, então foi implantado o departamento de Inovação e Tecnologia, com o objetivo de trazer novas tecnologias e práticas que viabilizem uma gestão pública integrada, com rotinas mais inteligentes e menos desgastantes para os Servidores públicos, ao mesmo tempo em que faz uso mais adequados dos recursos, por meio de novos processos, dando celeridade à prestação de serviços e gerando maior qualidade de vida dos cidadãos”, explica Bruna.

    Equipe da Prefeitura de Santo Antônio do Monte que está à frente do projeto de modernização digital. Foto: Prefeitura/Divulgação.

    Equipe da Prefeitura de Santo Antônio do Monte que está à frente do projeto de modernização digital. Foto: Prefeitura/Divulgação.

    Tecnologia cloud permite reduzir o uso de papel

    O contrato com a IPM para fornecimento do novo sistema de gestão da Prefeitura santoantoniense foi assinado no final de 2021, quando o prefeito Leonardo Lacerda Camilo destacou a importância de qualificar a gestão pública municipal, dando celeridade aos processos internos e facilitando o atendimento dos cidadãos.

    “Vamos ter uma grande economia de papel e também de equipamentos de informática, pois o sistema da IPM Sistemas é nativo WEB, permitindo realizar todos os procedimentos administrativos pela Internet. Por exemplo, nossos Servidores não precisarão mais ir até o RH e ficar em filas para retirar a folha de pagamento impressa, pois terão tudo no sistema on-line. E os munícipes poderão pagar IPTU ou solicitar serviços como Alvarás e Habite-se sem sair de casa. Aos poucos, vamos liberar diversos serviços para autoatendimento pelo computador de casa ou celular”, salientou o prefeito Leonardo Camilo na época. 

    Isso porque a tecnologia IPM permite realizar todos os procedimentos envolvendo compras, licitações e contratos, escrita fiscal, fiscalização, planejamento de orçamento, empenhamento da folha de pagamento, entre outros, de forma simples e sem uso de papel. Também contará com Portal da Transparência atualizado em tempo real.

    Atende.Net promove modernização digital, conecta departamentos e agiliza processos

    Há quase 30 anos no mercado, a IPM desenvolve tecnologia para gestão pública. Atendendo atualmente mais de 700 instituições, entre Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Fundos, Fundações, Autarquias e Institutos. Uma tecnologia moderna e inovadora de governo digital que atende plenamente os requisitos do novo Siafic (Decreto nº 10.540/2020), por exemplo.

    O software Atende.Net é nativo web e tem base de dados única, podendo ser acessado 24h por dia. Além de conectar os departamentos e agilizar os trâmites administrativos, ainda resulta em economia de papel e de materiais de TI. E a inteligência fiscal oferecida também proporciona uma gestão pública mais apurada com aumento da arrecadação municipal sem elevar taxas ou criar impostos.

    “As Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam de papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras e departamento pessoal, e o gestor pode utilizar assinatura digital nos processos internos, tudo pela Internet, em um único sistema, que é o mesmo que realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas”, explica o gerente de Relações Institucionais da IPM, Sedi Zanella.

    > Vídeo: 3 vantagens da modernização digital da gestão pública 

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