Prontuário eletrônico agiliza atendimento e reduz uso de papel em Cascavel (PR)
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IPM
24 fev, 2021
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Última atualização: 13 jul às 14:29
Cascavel é conhecida como a Capital do Oeste Paranaense, por ser o polo econômico da região e um dos maiores municípios do Paraná. Lá os cerca de 330 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE, contam com um atendimento ágil para a realização de exames laboratoriais médicos. Isso porque a Prefeitura possui um sistema de gestão pública integrado e com prontuário eletrônico.
Dessa forma, o atendimento médico feito em um posto de saúde pode ser consultado em qualquer outro posto, de forma simples e rápida. Ainda, permite economia de recursos, devido à redução do uso de papel para impressões.
Um bom exemplo é o trabalho realizado no Laboratório Municipal de Cascavel com uso do sistema IPM Saúde. A coordenadora técnica, Nely Norder, conta que o laboratório existe há cerca de 30 anos. Desde o início opera com alta qualidade, mesmo na época em que não tinha o nível de automação atual.
“De uns 12 anos para cá, com o sistema de automação e o sistema de informatização do serviço de laboratório, ele se tornou muito mais eficiente”, salienta.
Módulo de Saúde garante agilidade e qualidade do atendimento
A Prefeitura de Cascavel conta com o Atende.Net, solução em gestão pública desenvolvida pela IPM Sistemas. E o módulo IPM Saúde, que possui prontuário eletrônico, tem gerado muitas vantagens para servidores e população em geral. Juntamente com a agilidade para tramitação de informações vem a economia gerada pela impressão de resultados médicos apenas quando necessário.
“O paciente coleta seu exame de manhã, com exceção dos sorológicos que são realizados na manhã seguinte, e, até as 18h, todos os exames já estão no prontuário médico. Isso é um ganho para a população. Anteriormente, dependia do malote chegar”, salienta Nely.
“Hoje o paciente vem para a coleta de exame e imediatamente após pode passar na unidade de saúde e agendar seu retorno, porque vai ter a resposta de que o exame estará lá esperando por ele”, complementa a coordenadora do laboratório.
Além disso, o paciente não precisa se deslocar até o laboratório para buscar o resultado. Nely conta que, muitas vezes, havia impressão de um grande volume de exames, que nem sempre eram buscados, havendo um desperdício enorme de papel. “Agora as unidades fazem a impressão no horário da consulta”, salienta. Uma facilidade garantida com o prontuário eletrônico em um sistema integrado, operado 100% em nuvem.
As experiências são relatadas nos meios de divulgação da Prefeitura de Cascavel.
Confira a experiência relatada por Nely Norder
Tecnologia permite transparência no combate ao coronavírus
A tecnologia tem sido uma importante aliada no processo de transparência também em relação à compra de remédios e equipamentos para o enfrentamento do coronavírus. E as Prefeituras que utilizam a tecnologia desenvolvida pela IPM Sistemas têm esses gastos atualizados, em tempo real e de modo automatizado, diretamente no Portal da Transparência.
Com o Atende.Net, as informações sobre aquisição de materiais, licitações, empenhamento de recursos, nomes de fornecedores e o total de recursos empregados são compilados em uma única plataforma. Assim é o caso de Cascavel, no Paraná, e também de Palhoça, Itapiranga e Rio do Sul, em Santa Catarina.
“Em termos de impacto para a sociedade, é fundamental para que as pessoas nos fiscalizem. É bom que a gente consiga demonstrar que temos feito um bom trabalho, e a população, os vereadores e os órgãos de fiscalização possam acompanhar tudo. Tem sido uma ferramenta que traz vantagem para todo mundo. Institucionalmente o benefício é bom, mas para a sociedade é incrível”, avalia Cristina Schwinden, secretária de Administração de Palhoça, na Grande Florianópolis.
Ainda, o prefeito de Itapiranga, no Extremo-Oeste catarinense, reforça que a prioridade é o atendimento à população. “Mas temos que dar atenção total também para mostrar quanto estamos investindo, quais produtos estamos adquirindo e de quem estamos comprando para assegurar a qualidade de vida dos cidadãos”, explica Jorge Welter. Por exemplo, o município utilizou o sistema na realização de um pregão eletrônico para a compra de máscaras de proteção.
IPM Sistemas: duas décadas trabalhando com soluções para gestão pública
Surgida em 1996, em Rio do Sul (SC), a IPM Sistemas é especializada em criar soluções de computação em nuvem para gestão no poder público. Na cidade do Alto Vale atualmente funciona o Centro Tecnológico, sendo que a sede administrativa fica em Florianópolis.
Da atuação em solo catarinense, veio a expansão para outros estados. Hoje a IPM Sistemas atende clientes em cinco estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.