Protocolos rígidos garantem migração de sistema desktop para nuvem com segurança
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IPM
29 mar, 2021
Tempo de leitura: 8 mins
Última atualização: 13 jul às 14:29
A tecnologia é uma das principais apostas das cidades inteligentes na busca por uma gestão pública mais qualificada. Aposentar os antigos sistemas e adotar a computação em nuvem (cloud computing, em inglês) permite reduzir gastos com infraestrutura de TI e dar celeridade aos processos, por exemplo. Mas, como fazer a migração de um sistema desktop para 100% em nuvem (nativo web, sem emuladores)?
O primeiro desafio para essa mudança de tecnologia costuma ser a transposição da barreira cultural. Prefeituras e demais órgãos públicos trabalham com base de dados enormes, perpetuando uma mesma rotina por muitos anos. Por isso, mudar esse sistema pode gerar grande ansiedade nos funcionários públicos, incluindo medo de perder informações ou de ter dificuldade para operar o novo sistema.
Pioneira em cloud computing e SaaS para gestão pública municipal, a IPM Sistemas está no mercado desde 1996. Com mais de 700 clientes e de 1 milhão de usuários, a IPM conta com protocolos rígidos e bem definidos para garantir a boa migração de dados para seus clientes.
E é a Prefeitura que define, a partir da implantação, quantos e quais processos quer que passem a ser oferecidos de forma totalmente digital. “Com a migração, todo o sistema já está preparado para isso”, salienta o gerente de Projetos da IPM, Antonio Begnini. “Durante a migração, nosso foco é causar o menor impacto possível”, completa. Assim, após apenas uma semana de concluída a migração, a administração pública já poderá estar com boa parte de seus serviços ao cidadão de forma digital.
“A celeridade e a segurança do procedimento são premissas fundamentais do trabalho na IPM, com a liberação do sistema para uso imediatamente após a semana de migração definitiva. Atuamos para que o município realmente melhore todos os processos logo após o processo de migração”, reforça Begnini.
Desenvolvido como uma plataforma intuitiva, o Atende.Net é leve e fácil de usar. Por isso, em poucos dias os servidores se ambientam ao software, agregando agilidade e qualidade ao atendimento ao cidadão.
Etapas do processo de migração 100% em nuvem da IPM Sistemas
Em síntese, o processo de migração de um sistema desktop para nuvem consiste em pegar todo o histórico de um cliente e transferi-lo para o novo sistema, no caso o Atende.Net. Para a realização desse processo de forma tranquila e efetiva, a IPM Sistema promove a migração para o seu software nativo WEB sem emuladores em etapas bem definidas. Confira:
ETAPA 1) A primeira ação é reunir a equipe do Centro de Tecnologia IPM com o responsável pelo projeto de Governo Digital da Prefeitura, para definição dos Coordenadores e Acessos. Ou seja, estipular quem seriam os responsáveis técnicos em cada área (RH, Fiscal, Contabilidade, etc.) da Prefeitura.
ETAPA 2) Em seguida, é realizado o Levantamento/Diagnóstico junto a esses responsáveis técnicos, de forma que a realidade dos Servidores e sua metodologia sejam levadas para o Atende.Net, mantendo suas características habituais de trabalho.
ETAPA 3) Depois disso, é realizada a Análise de Infraestrutura de rede e internet do cliente, sendo listadas as recomendações e boas práticas para o funcionamento dos sistemas. São analisados indicadores e descritas as necessidade para o Data Center. A partir disso, é criada toda a infraestrutura.
ETAPA 4) Na quarta etapa, dois processos são realizados de forma concomitante: a) Migração/Configuração, envolvendo a equipe técnica especializada composta por analistas experientes IPM, que iniciaram o processo de configuração e migração da base de dados do cliente; b) Treinamento de Usuários, com a equipe IPM demonstrando e treinando os Servidores para a correta operação do Atende.Net.
ETAPA 5) Com a migração realizada, é iniciado o processo de Homologação, com a equipe IPM revisando e confirmando se todos os processos e pré-requisitos foram cumpridos, fazendo os ajustes e customizações necessárias.
ETAPA 6) Em seguida, a equipe IPM inicia a Revisão Técnica, para conferência das migrações e configurações junto aos responsáveis técnicos de cada área, de forma a assegurar a qualidade do processo de entrega.
ETAPA 7) Na última fase, após concluída a migração e a implantação, passa a atuar o time de Sucesso do Cliente (customer success e customer experience). Esses profissionais acompanham o cliente com reuniões sistemáticas pré-agendadas para aumentar a usabilidade e sanar dúvidas.
> Vídeo: 5 vantagens da Computação em Nuvem na gestão pública
Pesquisa mostra que prefeituras precisam evoluir na oferta de serviços digitais
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) realiza pesquisas sobre a disponibilidade e uso da internet no Brasil. Uma delas, a TIC Governo Eletrônico, é feita a cada dois anos desde 2013. Conforme o último levantamento, em 2021, houve avanço do governo eletrônico na esfera dos governos locais. Mas é preciso evoluir.
Por exemplo, foi muito discreto o crescimento de prefeituras que permitem a solicitação de serviços públicos, como limpeza e iluminação, por aplicativos: passou de 11% em 2019 para 17% em 2021. Já o serviço de emissão de Nota Fiscal Eletrônica pelo website subiu para 78% em 2021, contra 69% em 2019. Além disso, o próprio levantamento destaca que existem disparidades conforme a região e o porte dos municípios. E apenas 32% das Prefeituras permitem realizar agendamentos para consultas, atendimentos, serviços, entre outros, pelo website. Um percentual extremamente baixo, que mostra que a gestão pública ainda precisa evoluir muito na prestação de serviços digitais.
Uma realidade muito diferente das Prefeituras atendidas pelo software de gestão pública Atende.Net, que oferece centenas de funcionalidades em uma plataforma 100% em nuvem – nativa WEB. Com o sistema desenvolvido pela IPM Sistemas, o cidadão pode se autoatender e emitir suas guias de IPTU, ISS, ITBI e taxas, por exemplo. Além disso, pode solicitar serviços diversos, registrar demandas na Ouvidoria ou mesmo agendar um Teleatendimento com poucos cliques.
Ou seja, sem sair de casa ou do escritório, o munícipe consegue tirar dúvidas, fazer o pagamento de suas dívidas, inclusive por Pix ou Cartão de Crédito em até 12x. O fato de não precisar enfrentar filas incentiva a regularização das dívidas, o que gera aumento da arrecadação. E a adesão tem sido massiva. Por exemplo, levantamento realizado pela IPM registrou 97 milhões de acessos a serviços municipais digitais pelo software Atende.Net em 2022, o que significa 37% a mais do que o registrado em 2021. Considerando-se apenas acessos via App, houve um salto de 318%, passando de 1,5 milhão para 6,5 milhões no mesmo período.
São muitas as vantagens também para os gestores públicos. O Atende.Net trabalha com cadastro único, dessa forma, todos os departamentos têm acesso à mesma informação, o que elimina as duplicações de dados e amplia o controle. Com isso, a Administração Municipal passa a controlar contabilidade, compras e licitações, gestão de pessoas, folha de pagamento, lançamentos, fiscalização e arrecadação de tributos, por exemplo, em um único sistema.
E os Servidores públicos conseguem cruzar vários dados em tempo real e gerar gráficos otimizados, o que facilita a tomada de decisão eficiente. Tudo de forma rápida, 24h por dia e de qualquer lugar, bastando ter um dispositivo com internet. Em resumo: o sistema gera agilidade, confiabilidade e transparência.
> Vídeo: assista ao depoimento de quem usa o Atende.Net