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IPM

Retrospectiva Atende.Net 2024

  • Foto do Autor Por IPM
  • 30 dez, 2024
  • Tempo de leitura: 14 mins
  • Última atualização: 12 dez às 10:37
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  • O ano de 2024 foi marcado por muitas atualizações no Atende.Net, sistema da IPM que oferece soluções de ponta para as gestões públicas. 

    Cada módulo do Atende.Net passou por atualizações e/ou teve lançamento de funcionalidades, refletindo o compromisso da IPM em sempre fornecer a melhor tecnologia e as ferramentas mais adequadas para os gestores públicos.

    Com todas as atualizações, foi possível não apenas melhorar a experiência do usuário, mas também otimizar processos administrativos, proporcionando agilidade, transparência e eficácia para os Municípios e órgãos que utilizam a plataforma.

    Por conta das muitas novidades que foram feitas nos módulos, dividimos essa retrospectiva em dois textos.

    Neste primeiro, destacamos as nas principais atualizações/novidades que ocorreram em 2024, nos módulos IPM Saúde, IPM Educação, IPM Vigilância e IPM Social, do Atende.Net: 

    Módulo IPM Saúde

    O módulo de Saúde recebeu atualizações importantes para facilitar a gestão e o controle de dados relacionados aos serviços de saúde pública, além de garantir mais agilidade e permitindo uma gestão mais eficiente e transparente.

    1. Integração com o sistema Tasy

    Com a integração do IPM Saúde ao sistema hospitalar Tasy, passam a ser exibidas, durante os atendimentos, ocorrências registradas em outras unidades que utilizam o Tasy, como atendimentos de urgência, resultados de exames, restrições alérgicas, eventos específicos e procedimentos cirúrgicos, contribuindo para o cuidado integral à saúde do cidadão.

    A integração, que depende da comunicação entre os bancos de dados do Tasy e do IPM Saúde, estará disponível apenas para os Municípios que contratarem a configuração e o consumo dessa integração por meio de uma empresa especializada e autorizada do Tasy.

    1. Acompanhamentos de Saúde Preditiva

    Foram desenvolvidas rotinas específicas focadas em saúde preditiva, permitindo o prognóstico rápido de infarto, AVC e diabetes, auxiliando os profissionais de saúde na prevenção e busca ativa de pacientes. Com base na Inteligência Artificial Dara, a funcionalidade exibe as informações em um mapa de calor, destacando as localidades com maior propensão de desenvolvimento dessas condições.

    1. Integração com o SIGAF

    Agora, os usuários podem agendar consultas em lote, com mais de uma especialidade por vez. Os agendamentos são feitos a partir da Lista de Espera, seguindo uma sequência do horário selecionado. O que antes precisava ser marcado individualmente, agora pode ser agilizado com uma única ação, facilitando as atividades do operador e garantindo mais eficiência para o paciente, que é agendado conforme seu posicionamento na lista de espera.

    1. Questionário de estratificações

    Foi desenvolvido uma rotina que permite aos Municípios cadastrar questionários de estratificação para avaliação de pacientes, garantindo a criação e o registro de qualquer escala de avaliação ou estratificação de riscos, o que proporciona mais autonomia e amplia a abrangência do atendimento.

    1. Serviço de Regularidade Vacinal

    Foi desenvolvido um serviço, disponível no aplicativo e no autoatendimento, que permite ao paciente, ou seu responsável legal, emitir a certidão de regularidade vacinal, facilitando o acesso às informações e eliminando a necessidade de deslocamento até uma UBS.

    1. Visão Geral de Atendimentos

    Foi desenvolvido no Portal da Transparência uma funcionalidade que permite aos munícipes acompanhar o fluxo de atendimento nas unidades de saúde, informando o número de médicos disponíveis, o tempo médio de espera e o tempo médio de atendimento.

    1. Agendamento de Lista de Espera para fora do Município

    Foi desenvolvida uma funcionalidade que registra os dados do agendamento, gera comprovantes e notifica os responsáveis, garantindo mais transparência e uma gestão eficiente da lista de espera para procedimentos.

    Para Kananda Mayer, Coordenadora do IPM Saúde, o foco está em inovar e criar funcionalidades que melhoram o atendimento em saúde pública. “Este ano, mostramos como a tecnologia pode ser uma grande aliada para tornar os cuidados de saúde mais eficientes, acessíveis e voltados para o futuro”, reflete a Coordenadora.

    Kananda ainda complementa que tudo que foi entregue em 2024 a enche de orgulho. “É muito gratificante saber que nossas entregas, como a integração de sistemas e os serviços voltados à regularização vacinal, estão beneficiando tanto os cidadãos quanto os profissionais de saúde. Cada linha de código que escrevemos contribui para construir um sistema de saúde mais conectado, transparente e humano”, comenta a Coordenadora.

    Módulo IPM Educação

    Em 2024, o módulo de Educação teve diversas atualizações, proporcionando aos servidores municipais uma visão mais precisa e detalhada das necessidades educacionais.

    1. Boletim de Efetividade

    O lançamento do boletim de efetividade procura apresentar ao Município a efetividade dos profissionais, incluindo seus assentamentos, afastamentos, carga horária contratual e efetiva, horas de convocação e as horas destinadas ao desempenho de cada função.

    1. Controle de Acessos de Alunos

    Foi desenvolvida a rotina de controle de acesso dos alunos pela carteirinha de identificação, registrando a data/hora de entrada e saída, além de permitir o registro do responsável pela retirada do jovem. Essa funcionalidade também está disponível no App Atende.Net, acessível apenas para profissionais em sala de aula e membros da equipe de gestão da instituição.

    1. Certificado de Conclusão

    Agora é possível incluir vários modelos de certificado, utilizando texto padrão ou criando novos textos. O relatório pode ser gerado em modo paisagem/horizontal para certificação ou em modo retrato/vertical para certidão.

    1. Repositório de Documentos

    Foi desenvolvida a rotina de Repositório de Documentos, que permite aos professores disponibilizar materiais para consulta e download pelos alunos via Autoatendimento. A ferramenta, disponível nos módulos Secretaria Escolar, Gestão Pedagógica e Gestão do Professor, organiza os documentos por turma e estrutura curricular. O acesso ao serviço requer login no portal, podendo também ser feito por um integrante do grupo familiar do aluno com acesso.

    1. Calendário Escolar

    O sistema funciona de acordo com o período letivo, adaptando-se aos calendários gerais, dos estabelecimentos e das turmas, sincronizando automaticamente qualquer alteração feita no ano letivo. Ele permite o registro de dias letivos, não letivos e feriados, que podem ser considerados letivos quando necessário.

    1. Controle de Estoque Simplificado

    A atualização permite a integração automática do planejamento dos itens necessários para a execução dos cardápios escolares, encaminhando-os diretamente para o setor de Compras.

    1. Embarque e Desembarque no App

    Foram desenvolvidos os serviços de Embarque e Desembarque no Transporte Escolar, garantindo a segurança dos alunos e proporcionando maior controle para pais e funcionários da educação.

    1. Envio de Comprovantes Eletrônicos na Biblioteca

    Foi atualizado o envio eletrônico de comprovantes de retiradas, devoluções e renovações da biblioteca, que agora são enviados por e-mail, eliminando a necessidade de entrega física dos documentos.

    Para Thuan Fávero, Coordenador do Módulo Educação, o IPM Educação evoluiu muito no ano de 2024, com criação de novas rotinas que facilitam o dia a dia do gestor escolar, do professor, e até mesmo do aluno. 

    “Em um trabalho intenso de toda a equipe de Educação, desde a triagem, passando pela análise, desenvolvimento e testes, conseguimos reduzir de maneira drástica a quantidade de inconformidades, dando ao usuário um sistema totalmente mais confiável”, comenta Thuan Fávero.

    Módulo IPM Vigilância

    No módulo de Vigilância Sanitária, novas atualizações e lançamentos foram feitos para possibilitar maior controle sobre os programas de saúde e assistência à população.

    1. Notificação de Agravo

    A atualização permite que, ao realizar uma investigação na rotina de Notificação de Agravo, seja apresentado o cadastro e a impressão da ficha de investigação conforme os padrões do SINAN. Também é possível, via autoatendimento, incluir notificações de agravo pelo contribuinte e consultar esses registros.

    1. Geolocalização de Denúncia 

    Foi adicionada à rotina de denúncia a ação de Geolocalização de Denúncia, que permite consultar em um mapa as denúncias abertas para a vigilância sanitária, exibindo marcadores com os dados dos registros.

    1. Consulta de Responsável/Tutor

    No módulo de Zoonoses, foi adicionada, na consulta de Responsável/Tutor, a ação de Transferência entre Responsável do Animal, permitindo incluir e consultar registros de transferência de animais, onde o Responsável Destino passa a ser o responsável principal.

    1. Termo de Inutilização de Medicamento

    Foi desenvolvido um serviço no Autoatendimento que permite solicitar a inclusão de um termo para a inutilização de medicamentos, vinculando um processo sanitário ao respectivo termo.

    1. Autoatendimento Processo Administrativo Sanitário 

    Foi adicionado ao Portal do Autoatendimento o serviço de Processo Administrativo Sanitário, permitindo gerenciar e visualizar as etapas do processo, além de consultar e incluir defesas de autuações.

    1. Painel do Profissional

    Foi desenvolvida a rotina Painel do Profissional, que permite consultar Processos Sanitários, Denúncias, Processos Administrativos Sanitários e Cadastros Econômicos. Além disso, é possível verificar o total de cadastros econômicos com alvará sanitário vencido, processos sanitários e denúncias incluídos nos últimos 10 dias, além de registros de Infrações Sanitárias próximas ao vencimento relacionadas ao cadastro do profissional logado.

    1. Geolocalização de Processo Sanitário 

    Foi desenvolvida a rotina de Geolocalização de Processo Sanitário, que permite consultar no mapa os processos sanitários, exibindo marcadores com os dados dos registros.

    1. Autoatendimento – Gerenciamento de Veículos

    Foi adicionado ao Portal do Autoatendimento o serviço Gerenciamento de Veículos, que permite incluir e consultar veículos no cadastro econômico, além de possibilitar a transferência de veículos e o cadastro pelo próprio usuário contribuinte.

    1. Geolocalização Animal

    Foi desenvolvida a rotina de Geolocalização Animal, que permite buscar e consultar no mapa os animais cadastrados no módulo de Zoonoses.

    1. Lista de Espera Animal

    Foi desenvolvida a rotina para consulta e inclusão da Lista de Espera Animal, permitindo o gerenciamento das solicitações de castração e microchipagem a serem realizadas nas clínicas veterinárias.

    1. Autoatendimento de Cadastro de Animal

    Foi desenvolvido o serviço de Cadastro de Animal, permitindo o registro de dados como raça, cor, pelagem, porte e foto do animal, além da inclusão das informações do responsável, quando houver.

    1. Autoatendimento de Castração Animal

    Foi desenvolvido para o Autoatendimento, o serviço de solicitação de Castração Animal, que permite realizar a solicitação, que será incluída na lista de espera animal.

    1. Autoatendimento de Solicitações de Enfermidade Animal

    Desenvolvido para o Autoatendimento, o serviço de Enfermidade Animal permite registrar animais com enfermidades, e os dados cadastrados serão incluídos na rotina de Tratamento Animal.

    1. Gerenciamento de Abrigos/Hotelaria Animal

    Foi desenvolvida a rotina para o Gerenciamento de Abrigos/Hotelaria Animal, que permite cadastrar abrigo, animais e responsáveis, incluindo múltiplos animais e informando datas de entrada e saída.

    1. Autoatendimento de Microchipagem Animal 

    Desenvolvido o serviço para o Autoatendimento de Microchipagem Animal, através do qual será possível preencher a solicitação para efetuar a microchipagem de cães e gatos.

    Foi desenvolvido no Autoatendimento o serviço de Microchipagem Animal, que permite a solicitação de microchipagem de cães e gatos.

    1. Controle de Borrachudos

    Foi desenvolvida a rotina para o Controle de Borrachudos, permitindo o início dos ciclos de aplicação e tratamentos, com a possibilidade de informar os locais de aplicação, os produtos e a quantidade utilizada.

    1. Serviços de Vigilância em Saúde para a Dara

    Foram desenvolvidos para a IA Dara, diversos serviços de Autoatendimento da Vigilância, como Carteira de Saúde, Serviço de Translado e Exumação, Atividade Educativa Sanitária, Emissão de Alvarás Sanitários, Licenças de Transporte e Denúncias, permitindo que o contribuinte realize essas solicitações de forma mais ágil e intuitiva.

    O Coordenador do Módulo IPM Vigilância, Everton Serafim, comenta que o trabalho é em colaboração com gestores e usuários do Município. “Coletamos feedbacks e adaptamos nossas soluções às necessidades reais, assim desenvolvemos ferramentas que sejam intuitivas, fáceis de usar e que realmente façam a diferença no dia a dia dos profissionais das áreas de vigilância em Saúde”.

    Módulo IPM Social

    No módulo de Assistência Social, o Atende.Net atualizou e desenvolveu novas funcionalidades para tornar o processo de assistência social mais preciso e eficaz.

    1. Prontuário Familiar 

    A atualização do prontuário familiar agora inclui as informações do Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF), eliminando a necessidade de acessar uma rotina específica para consultá-las.

    1. Atendimento Social

    Foram feitas melhorias na rotina do Atendimento Social, permitindo, por meio de parametrização, a inclusão coletiva de benefícios e sua liberação automática. Também foram criadas ações para anotações e inclusão de pareceres individualizados, restritos aos profissionais da mesma especialidade do atendimento.

    1. Atendimento em Grupo

    Na rotina de Atendimento em Grupo de um programa/serviço, foi incluída a opção de requisitar benefícios, eliminando a necessidade de trocar para o módulo de benefícios para registrar os benefícios originados do atendimento em grupo.

    1. Calamidade Pública

    Na rotina de Calamidade Pública, foi adicionada uma ação de georreferenciamento para identificar os atingidos, oferecendo agora informações visuais de forma mais ampla.

    1. Georreferenciamento

    As rotinas de Público Atendido e Rede de Proteção Social foram criadas para permitir a visualização ampla das redes de proteção social e do público atendido pela assistência social, exibindo em um mapa de Georreferenciamento a localização dessas pessoas com base nos filtros aplicados e seus dados cadastrais.

    1. Painel Gerencial – benefícios

    Foi criado um dashboard para apresentar dados de benefícios sociais dispensados, permitindo a visualização dos benefícios mais dispensados, por bairro, entre outras informações que auxiliam a assistência social no levantamento de dados e estratégias.

    Everton Serafim, Coordenador do Módulo IPM Social, acredita que a tecnologia tem o poder de transformar vidas, e no setor da assistência social, esse potencial é ainda mais evidente. 

    “Ao desenvolver ferramentas específicas para a Assistência Social, estamos não apenas automatizando processos, mas também criando soluções para atender às necessidades de cada indivíduo. É gratificante ver que neste ano, conseguimos evoluir e desenvolver soluções para facilitar o acesso a serviços essenciais, agilizar o atendimento e consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis”, relata Everton.

    Atende.Net pronto para 2025

    Em 2024, o Atende.Net se consolidou como um sistema ainda mais robusto e adaptado às necessidades dos gestores públicos e da população.

    Cada atualização e lançamento reflete o compromisso da IPM com a inovação e a eficiência na gestão pública. 

    O trabalho contínuo de aprimoramento dos módulos proporcionou uma experiência mais fluida e eficiente para os usuários, garantindo que as administrações públicas possam responder rapidamente às necessidades da população e enfrentar os desafios de um cenário em constante mudança.

    Agradecemos a confiança de nossos clientes e usuários, que são parte fundamental dessa jornada de evolução e sucesso. 

    Estamos ansiosos para seguir trabalhando juntos, inovando e aprimorando nossos sistemas em 2025 e além!

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