O ano de 2024 foi marcado por muitas atualizações no Atende.Net, sistema da IPM que oferece soluções de ponta para as gestões públicas.
Cada módulo do Atende.Net passou por atualizações e/ou teve lançamento de funcionalidades, refletindo o compromisso da IPM em sempre fornecer a melhor tecnologia e as ferramentas mais adequadas para os gestores públicos.
Com todas as atualizações, foi possível não apenas melhorar a experiência do usuário, mas também otimizar processos administrativos, proporcionando agilidade, transparência e eficácia para os Municípios e órgãos que utilizam a plataforma.
Por conta das muitas novidades que foram feitas nos módulos, dividimos essa retrospectiva em dois textos.
Neste primeiro, destacamos as nas principais atualizações/novidades que ocorreram em 2024, nos módulos IPM Saúde, IPM Educação, IPM Vigilância e IPM Social, do Atende.Net:
Módulo IPM Saúde
O módulo de Saúde recebeu atualizações importantes para facilitar a gestão e o controle de dados relacionados aos serviços de saúde pública, além de garantir mais agilidade e permitindo uma gestão mais eficiente e transparente.
- Integração com o sistema Tasy
Com a integração do IPM Saúde ao sistema hospitalar Tasy, passam a ser exibidas, durante os atendimentos, ocorrências registradas em outras unidades que utilizam o Tasy, como atendimentos de urgência, resultados de exames, restrições alérgicas, eventos específicos e procedimentos cirúrgicos, contribuindo para o cuidado integral à saúde do cidadão.
A integração, que depende da comunicação entre os bancos de dados do Tasy e do IPM Saúde, estará disponível apenas para os Municípios que contratarem a configuração e o consumo dessa integração por meio de uma empresa especializada e autorizada do Tasy.
- Acompanhamentos de Saúde Preditiva
Foram desenvolvidas rotinas específicas focadas em saúde preditiva, permitindo o prognóstico rápido de infarto, AVC e diabetes, auxiliando os profissionais de saúde na prevenção e busca ativa de pacientes. Com base na Inteligência Artificial Dara, a funcionalidade exibe as informações em um mapa de calor, destacando as localidades com maior propensão de desenvolvimento dessas condições.
- Integração com o SIGAF
Agora, os usuários podem agendar consultas em lote, com mais de uma especialidade por vez. Os agendamentos são feitos a partir da Lista de Espera, seguindo uma sequência do horário selecionado. O que antes precisava ser marcado individualmente, agora pode ser agilizado com uma única ação, facilitando as atividades do operador e garantindo mais eficiência para o paciente, que é agendado conforme seu posicionamento na lista de espera.
- Questionário de estratificações
Foi desenvolvido uma rotina que permite aos Municípios cadastrar questionários de estratificação para avaliação de pacientes, garantindo a criação e o registro de qualquer escala de avaliação ou estratificação de riscos, o que proporciona mais autonomia e amplia a abrangência do atendimento.
- Serviço de Regularidade Vacinal
Foi desenvolvido um serviço, disponível no aplicativo e no autoatendimento, que permite ao paciente, ou seu responsável legal, emitir a certidão de regularidade vacinal, facilitando o acesso às informações e eliminando a necessidade de deslocamento até uma UBS.
- Visão Geral de Atendimentos
Foi desenvolvido no Portal da Transparência uma funcionalidade que permite aos munícipes acompanhar o fluxo de atendimento nas unidades de saúde, informando o número de médicos disponíveis, o tempo médio de espera e o tempo médio de atendimento.
- Agendamento de Lista de Espera para fora do Município
Foi desenvolvida uma funcionalidade que registra os dados do agendamento, gera comprovantes e notifica os responsáveis, garantindo mais transparência e uma gestão eficiente da lista de espera para procedimentos.
Para Kananda Mayer, Coordenadora do IPM Saúde, o foco está em inovar e criar funcionalidades que melhoram o atendimento em saúde pública. “Este ano, mostramos como a tecnologia pode ser uma grande aliada para tornar os cuidados de saúde mais eficientes, acessíveis e voltados para o futuro”, reflete a Coordenadora.
Kananda ainda complementa que tudo que foi entregue em 2024 a enche de orgulho. “É muito gratificante saber que nossas entregas, como a integração de sistemas e os serviços voltados à regularização vacinal, estão beneficiando tanto os cidadãos quanto os profissionais de saúde. Cada linha de código que escrevemos contribui para construir um sistema de saúde mais conectado, transparente e humano”, comenta a Coordenadora.
Módulo IPM Educação
Em 2024, o módulo de Educação teve diversas atualizações, proporcionando aos servidores municipais uma visão mais precisa e detalhada das necessidades educacionais.
- Boletim de Efetividade
O lançamento do boletim de efetividade procura apresentar ao Município a efetividade dos profissionais, incluindo seus assentamentos, afastamentos, carga horária contratual e efetiva, horas de convocação e as horas destinadas ao desempenho de cada função.
- Controle de Acessos de Alunos
Foi desenvolvida a rotina de controle de acesso dos alunos pela carteirinha de identificação, registrando a data/hora de entrada e saída, além de permitir o registro do responsável pela retirada do jovem. Essa funcionalidade também está disponível no App Atende.Net, acessível apenas para profissionais em sala de aula e membros da equipe de gestão da instituição.
- Certificado de Conclusão
Agora é possível incluir vários modelos de certificado, utilizando texto padrão ou criando novos textos. O relatório pode ser gerado em modo paisagem/horizontal para certificação ou em modo retrato/vertical para certidão.
- Repositório de Documentos
Foi desenvolvida a rotina de Repositório de Documentos, que permite aos professores disponibilizar materiais para consulta e download pelos alunos via Autoatendimento. A ferramenta, disponível nos módulos Secretaria Escolar, Gestão Pedagógica e Gestão do Professor, organiza os documentos por turma e estrutura curricular. O acesso ao serviço requer login no portal, podendo também ser feito por um integrante do grupo familiar do aluno com acesso.
- Calendário Escolar
O sistema funciona de acordo com o período letivo, adaptando-se aos calendários gerais, dos estabelecimentos e das turmas, sincronizando automaticamente qualquer alteração feita no ano letivo. Ele permite o registro de dias letivos, não letivos e feriados, que podem ser considerados letivos quando necessário.
- Controle de Estoque Simplificado
A atualização permite a integração automática do planejamento dos itens necessários para a execução dos cardápios escolares, encaminhando-os diretamente para o setor de Compras.
- Embarque e Desembarque no App
Foram desenvolvidos os serviços de Embarque e Desembarque no Transporte Escolar, garantindo a segurança dos alunos e proporcionando maior controle para pais e funcionários da educação.
- Envio de Comprovantes Eletrônicos na Biblioteca
Foi atualizado o envio eletrônico de comprovantes de retiradas, devoluções e renovações da biblioteca, que agora são enviados por e-mail, eliminando a necessidade de entrega física dos documentos.
Para Thuan Fávero, Coordenador do Módulo Educação, o IPM Educação evoluiu muito no ano de 2024, com criação de novas rotinas que facilitam o dia a dia do gestor escolar, do professor, e até mesmo do aluno.
“Em um trabalho intenso de toda a equipe de Educação, desde a triagem, passando pela análise, desenvolvimento e testes, conseguimos reduzir de maneira drástica a quantidade de inconformidades, dando ao usuário um sistema totalmente mais confiável”, comenta Thuan Fávero.
Módulo IPM Vigilância
No módulo de Vigilância Sanitária, novas atualizações e lançamentos foram feitos para possibilitar maior controle sobre os programas de saúde e assistência à população.
- Notificação de Agravo
A atualização permite que, ao realizar uma investigação na rotina de Notificação de Agravo, seja apresentado o cadastro e a impressão da ficha de investigação conforme os padrões do SINAN. Também é possível, via autoatendimento, incluir notificações de agravo pelo contribuinte e consultar esses registros.
- Geolocalização de Denúncia
Foi adicionada à rotina de denúncia a ação de Geolocalização de Denúncia, que permite consultar em um mapa as denúncias abertas para a vigilância sanitária, exibindo marcadores com os dados dos registros.
- Consulta de Responsável/Tutor
No módulo de Zoonoses, foi adicionada, na consulta de Responsável/Tutor, a ação de Transferência entre Responsável do Animal, permitindo incluir e consultar registros de transferência de animais, onde o Responsável Destino passa a ser o responsável principal.
- Termo de Inutilização de Medicamento
Foi desenvolvido um serviço no Autoatendimento que permite solicitar a inclusão de um termo para a inutilização de medicamentos, vinculando um processo sanitário ao respectivo termo.
- Autoatendimento Processo Administrativo Sanitário
Foi adicionado ao Portal do Autoatendimento o serviço de Processo Administrativo Sanitário, permitindo gerenciar e visualizar as etapas do processo, além de consultar e incluir defesas de autuações.
- Painel do Profissional
Foi desenvolvida a rotina Painel do Profissional, que permite consultar Processos Sanitários, Denúncias, Processos Administrativos Sanitários e Cadastros Econômicos. Além disso, é possível verificar o total de cadastros econômicos com alvará sanitário vencido, processos sanitários e denúncias incluídos nos últimos 10 dias, além de registros de Infrações Sanitárias próximas ao vencimento relacionadas ao cadastro do profissional logado.
- Geolocalização de Processo Sanitário
Foi desenvolvida a rotina de Geolocalização de Processo Sanitário, que permite consultar no mapa os processos sanitários, exibindo marcadores com os dados dos registros.
- Autoatendimento – Gerenciamento de Veículos
Foi adicionado ao Portal do Autoatendimento o serviço Gerenciamento de Veículos, que permite incluir e consultar veículos no cadastro econômico, além de possibilitar a transferência de veículos e o cadastro pelo próprio usuário contribuinte.
- Geolocalização Animal
Foi desenvolvida a rotina de Geolocalização Animal, que permite buscar e consultar no mapa os animais cadastrados no módulo de Zoonoses.
- Lista de Espera Animal
Foi desenvolvida a rotina para consulta e inclusão da Lista de Espera Animal, permitindo o gerenciamento das solicitações de castração e microchipagem a serem realizadas nas clínicas veterinárias.
- Autoatendimento de Cadastro de Animal
Foi desenvolvido o serviço de Cadastro de Animal, permitindo o registro de dados como raça, cor, pelagem, porte e foto do animal, além da inclusão das informações do responsável, quando houver.
- Autoatendimento de Castração Animal
Foi desenvolvido para o Autoatendimento, o serviço de solicitação de Castração Animal, que permite realizar a solicitação, que será incluída na lista de espera animal.
- Autoatendimento de Solicitações de Enfermidade Animal
Desenvolvido para o Autoatendimento, o serviço de Enfermidade Animal permite registrar animais com enfermidades, e os dados cadastrados serão incluídos na rotina de Tratamento Animal.
- Gerenciamento de Abrigos/Hotelaria Animal
Foi desenvolvida a rotina para o Gerenciamento de Abrigos/Hotelaria Animal, que permite cadastrar abrigo, animais e responsáveis, incluindo múltiplos animais e informando datas de entrada e saída.
- Autoatendimento de Microchipagem Animal
Desenvolvido o serviço para o Autoatendimento de Microchipagem Animal, através do qual será possível preencher a solicitação para efetuar a microchipagem de cães e gatos.
Foi desenvolvido no Autoatendimento o serviço de Microchipagem Animal, que permite a solicitação de microchipagem de cães e gatos.
- Controle de Borrachudos
Foi desenvolvida a rotina para o Controle de Borrachudos, permitindo o início dos ciclos de aplicação e tratamentos, com a possibilidade de informar os locais de aplicação, os produtos e a quantidade utilizada.
- Serviços de Vigilância em Saúde para a Dara
Foram desenvolvidos para a IA Dara, diversos serviços de Autoatendimento da Vigilância, como Carteira de Saúde, Serviço de Translado e Exumação, Atividade Educativa Sanitária, Emissão de Alvarás Sanitários, Licenças de Transporte e Denúncias, permitindo que o contribuinte realize essas solicitações de forma mais ágil e intuitiva.
O Coordenador do Módulo IPM Vigilância, Everton Serafim, comenta que o trabalho é em colaboração com gestores e usuários do Município. “Coletamos feedbacks e adaptamos nossas soluções às necessidades reais, assim desenvolvemos ferramentas que sejam intuitivas, fáceis de usar e que realmente façam a diferença no dia a dia dos profissionais das áreas de vigilância em Saúde”.
Módulo IPM Social
No módulo de Assistência Social, o Atende.Net atualizou e desenvolveu novas funcionalidades para tornar o processo de assistência social mais preciso e eficaz.
- Prontuário Familiar
A atualização do prontuário familiar agora inclui as informações do Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF), eliminando a necessidade de acessar uma rotina específica para consultá-las.
- Atendimento Social
Foram feitas melhorias na rotina do Atendimento Social, permitindo, por meio de parametrização, a inclusão coletiva de benefícios e sua liberação automática. Também foram criadas ações para anotações e inclusão de pareceres individualizados, restritos aos profissionais da mesma especialidade do atendimento.
- Atendimento em Grupo
Na rotina de Atendimento em Grupo de um programa/serviço, foi incluída a opção de requisitar benefícios, eliminando a necessidade de trocar para o módulo de benefícios para registrar os benefícios originados do atendimento em grupo.
- Calamidade Pública
Na rotina de Calamidade Pública, foi adicionada uma ação de georreferenciamento para identificar os atingidos, oferecendo agora informações visuais de forma mais ampla.
- Georreferenciamento
As rotinas de Público Atendido e Rede de Proteção Social foram criadas para permitir a visualização ampla das redes de proteção social e do público atendido pela assistência social, exibindo em um mapa de Georreferenciamento a localização dessas pessoas com base nos filtros aplicados e seus dados cadastrais.
- Painel Gerencial – benefícios
Foi criado um dashboard para apresentar dados de benefícios sociais dispensados, permitindo a visualização dos benefícios mais dispensados, por bairro, entre outras informações que auxiliam a assistência social no levantamento de dados e estratégias.
Everton Serafim, Coordenador do Módulo IPM Social, acredita que a tecnologia tem o poder de transformar vidas, e no setor da assistência social, esse potencial é ainda mais evidente.
“Ao desenvolver ferramentas específicas para a Assistência Social, estamos não apenas automatizando processos, mas também criando soluções para atender às necessidades de cada indivíduo. É gratificante ver que neste ano, conseguimos evoluir e desenvolver soluções para facilitar o acesso a serviços essenciais, agilizar o atendimento e consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis”, relata Everton.
Atende.Net pronto para 2025
Em 2024, o Atende.Net se consolidou como um sistema ainda mais robusto e adaptado às necessidades dos gestores públicos e da população.
Cada atualização e lançamento reflete o compromisso da IPM com a inovação e a eficiência na gestão pública.
O trabalho contínuo de aprimoramento dos módulos proporcionou uma experiência mais fluida e eficiente para os usuários, garantindo que as administrações públicas possam responder rapidamente às necessidades da população e enfrentar os desafios de um cenário em constante mudança.
Agradecemos a confiança de nossos clientes e usuários, que são parte fundamental dessa jornada de evolução e sucesso.
Estamos ansiosos para seguir trabalhando juntos, inovando e aprimorando nossos sistemas em 2025 e além!