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Santa Rosa do Sul investe em tecnologia para melhorar a gestão pública

  • Foto do Autor Por IPM
  • 15 mar, 2021
  • Tempo de leitura: 6 mins
  • Última atualização: 13 jul às 14:29
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  • Santa Rosa do Sul, no extremo sul de Santa Catarina, é mais um município catarinense que investe em tecnologia para melhorar a gestão pública. A administração municipal iniciou 2021 com a implantação do sistema 100% em nuvem Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas.

    Ao adotar essa solução tecnológica, Santa Rosa do Sul dá um importante passo para se tornar uma Cidade Inteligente, que são aquelas que priorizam a prestação de serviços de qualidade, eficientes e voltados à melhoria da qualidade de vida, com geração de desenvolvimento econômico sustentável.

    Além de facilitar a rotina dos Servidores, permitindo a otimização do trabalho com maior eficiência, o uso da tecnologia melhora o atendimento ao Cidadão. Isso acontece porque a solução da IPM oferece autoatendimento de forma simples e intuitiva, gerando autonomia para se autoatender e solicitar serviços de qualquer dispositivo conectado à internet, sem precisar se deslocar até a Prefeitura.

    Afinal, o Atende.Net possibilita efetuar mais de 300 serviços através do Portal do Cidadão, como pagar impostos, IPTU digital, ISS, ITBI, solicitar alvarás e certidões, conserto de ruas e estrutura pública, agendar consultas, etc, tudo sem sair de casa.

    Ou seja, a Prefeitura sul-santarrosense caminha para uma gestão mais eficiente, melhorando ainda mais o atendimento à população, estimada atualmente em 8.378 pessoas, conforme o IBGE. É mais uma boa prática de gestão pública no município, que já conta com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,705, segundo o último levantamento estatístico criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

    O IDH varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano total). Sendo assim, considera-se que Santa Rosa do Sul tem um bom desenvolvimento, uma vez que o IDH é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas: renda, educação e saúde.

     

    Cadastro único permite visão geral da gestão pública

    Com a implantação do software Atende.Net, a Prefeitura de Santa Rosa do Sul passa a contar com uma plataforma única de gestão. A ferramenta garante a todos os departamentos acesso a uma mesma tela, o que facilita o trabalho dos Servidores, aumentando o controle da gestão e eliminando duplicações de dados.

    Isso é possível porque, ao contar com um cadastro único, é possível fazer o cruzamento de vários dados em tempo real, gerando gráficos otimizados. 

    Ao mesmo tempo que organiza o processo de gestão, com transparência e facilidade de acesso 24h por dia, o Atende.Net possibilita aumentar a arrecadação do município. Essa possibilidade existe porque o sistema permite maior controle da cobrança dos impostos municipais como o IPTU, ISS, ITBI, entre outras taxas. Por exemplo, facilita a adequação do valor venal dos imóveis do município para a correta cobrança do IPTU. Ou seja, uma série de vantagens que comprovam que Santa Rosa do Sul investe em tecnologia para melhorar a gestão pública municipal.

     

    Sistema Workflow da IPM facilita resolução dos processos

    Uma das inovações desenvolvidas pela IPM é a ferramenta Workflow. Por isso, ao investir na tecnologia Atende.Net para melhorar a gestão pública, a Prefeitura de Santa Rosa do Sul passou a visualizar e executar os processos mais complexos no formato de fluxogramas.

    Essa solução tecnológica demonstra a situação atual de cada processo, quais etapas foram executadas e quais estão pendentes. Ou seja, com o recurso, os processos administrativos são criados, executados e acompanhados de forma visual, rápida e prática, sem papel.

    Por tudo isso, ao trabalhar com o Workflow é possível:

    • Reduzir o prazo de conclusão dos processos;
    • Conectar colaboradores e cidadãos numa mesma plataforma;
    • Trocar informações entre todos os segmentos envolvidos no processo;
    • Garantir que o fluxo de trabalho da organização funcione com mais eficiência;
    • Melhorar o atendimento ao cidadão;
    • Reduzir custos para a gestão;
    • Automatizar a tramitação de processos entre servidores ou entre setores, a partir de análises automáticas do sistema, sem intervenção humana;
    • Atuar na automação dos processos, de acordo com as regras específicas de cada setor, para que cada tarefa seja transmitida de colaborador para colaborador;
    • Definir o tempo (em dias, horas, minutos e segundos) que os processos devem ser analisados/tramitados pelo servidor responsável pela área afim;
    • Inserir, em qualquer tempo, assinatura digital, tanto de servidor quanto de usuário externo, em um determinado processo.

     

    Tecnologia em nuvem reduz gastos e amplia a segurança

    Por ser 100% em nuvem, a tecnologia desenvolvida pela IPM Sistemas funciona em qualquer dispositivo móvel com acesso à internet, oferecendo ambiente seguro e de alta disponibilidade. Ou seja, o Atende.Net elimina a necessidade de servidores de banco de dados e de aplicativos, sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), softwares básicos e cabeamentos estruturados. Ainda, com a implantação de processos digitais, reduz os gastos com compra de papéis, impressões e materiais de expediente, por exemplo.

    Outro ponto de destaque é que agora a Prefeitura de Santa Rosa do Sul conta com um data center de última geração, usado exclusivamente por clientes IPM. As informações são armazenadas em discos criptografados, e só circulam por links protegidos por criptografia. Ainda, o ambiente interno da IPM é regulado por rígidas medidas de segurança. Todas essas medidas resultam na privacidade e segurança das informações da Prefeitura. 

     

    Confira depoimentos sobre as vantagens da computação em nuvem

    Veja o que dizem as Prefeituras que usam a tecnologia da IPM Sistemas 

     

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