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Gestão Pública

Servidor público e desgaste mental: como a tecnologia pode ajudar?

  • Foto do Autor Por IPM
  • 22 abr, 2025
  • Tempo de leitura: 3 mins
  • Última atualização: 22 abr às 09:57
Servidor público sofre com rotina exaustiva de trabalho
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  • Trabalhar com tarefas repetitivas e prazos apertados é muito desgastante. Rotinas aceleradas com excessos de documentos para assinar e supervisionar, como resultado de tarefas que não param de surgir. A cobrança para cumprir prazos e dar conta de tudo é um dos fatores que mais adoecem quem trabalha como servidor público. Mas como a tecnologia pode ajudar nisso?

    Desafios do servidor público

    De acordo com dados do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), obtidos pela Folha de S. Paulo, no período entre 2013 e 2023, em média 215 servidores públicos federais pediram afastamento do trabalho, por ano, para cuidar da saúde mental. Depressão e ansiedade foram alguns dos problemas que mais afetaram esse grupo.

    Transtornos que mais afastaram os servidores, segundo o levantamento:

    • Depressão: 563 afastamentos
    • Ansiedade: 475 afastamentos
    • Transtorno misto ansioso e depressivo: 388 afastamentos
    • Reação aguda ao estresse: 315 afastamentos

    Transtornos que afastaram servidores por mais tempo:

    • Bipolaridade: 116 dias (3,8 meses)
    • Depressão grave: 72 dias (2,3 meses)
    • Transtorno de ansiedade: 67 dias (2,2 meses)
    • Reação aguda ao estresse: 58 dias (1,91 mês)

    Nesse sentido, a pressão e a falta de flexibilidade por conta do excesso de demandas são dois dos principais fatores que contribuem para o adoecimento mental do servidor público. Organizar tarefas repetidas, que poderiam ser mais fáceis com processos automáticos, é um obstáculo no trabalho diário dessas equipes.

    Tecnologia ajuda a melhorar saúde mental do servidor público
    Investimento em tecnologia melhora a saúde mental e o bem-estar de servidores públicos. – Foto: Freepik/Reprodução

    Como a tecnologia pode ajudar?

    Os sistemas automatizados e ágeis, de fato, são os grandes aliados do servidor público. Da mesma forma, organizar dados, assinar diversos documentos de uma só vez e melhorar processos, são alguns dos benefícios que a tecnologia traz para o setor.

    Sistemas com atualizações em tempo real e otimização das etapas ajudam a reduzir tarefas que podem ser feitas em segundos pela tecnologia, mas que representam demora e muito esforço de servidores, como o preenchimento automático de informações.

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    Além disso, outro ponto positivo é a redução das chances de erros em processos. Por conta do excesso de demandas, é natural que o servidor público erre ou troque informações durante inserções manuais, sem contar o cansaço pela repetição. Dessa forma, a tecnologia também pode ajudar nessa parte, reduzindo o tempo de desempenho da tarefa e facilitando o papel do colaborador.

    Em resumo, as inovações tecnológicas não foram criadas para substituir o trabalho dos servidores, mas sim para melhorar a rotina deles no atendimento à população. Mesmo com a facilidade das máquinas e sistemas, o olhar humano é o diferencial para avaliar e concluir processos de forma segura e confiável. Ou seja, unir as duas visões é garantir o bem-estar dos servidores e um ambiente melhor para o desenvolvimento das pessoas na equipe, sem sobrecargas.

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