Sistema de gestão pública 100% em nuvem facilita licitação pública eletrônica
Por
IPM
15 fev, 2021
Tempo de leitura: 4 mins
Última atualização: 13 jul às 14:29
Quando uma Prefeitura precisa contratar uma obra ou serviço, assim como comprar um produto, locar ou alienar, tem de realizar uma licitação pública. Esse processo para selecionar a proposta mais vantajosa e, ao mesmo tempo, que traga economia segue critérios rígidos, é regulado por legislação própria, como a Lei Federal n 8.666 de 1993.
Embora o objetivo seja garantir a lisura do processo, também o torna mais burocrático. Isso porque, com os sistemas de gestão pública desktop, os responsáveis pelos setores de compras e licitações das Prefeituras são obrigados a baixar diversos arquivos, gerar proposta, cadastrar os itens individualmente.
Para facilitar essa tarefa e dar mais celeridade ao processo, o uso da tecnologia é fundamental. De acordo com o diretor de Suprimentos e Patrimônio da Prefeitura de São Bento do Sul (SC), Tiago Martinhuk, o processo manual é lento e abre margem para erros. “São hábitos ultrapassados que foram superados depois que os nossos Servidores passaram a tramitar processos digitalmente, eliminando o papel”.
Softwares permitem licitação pública eletrônica com segurança
Hoje o mercado oferece sistemas que permitem as Prefeituras convidarem os fornecedores a participarem de licitação pública de forma eletrônica. E com propostas criptografadas, o que garante a segurança dos dados. Além disso, quando é integrado, permite a importação e exportação de pregões em poucos cliques.
É o caso da plataforma de licitação do Atende.Net, que permite que o fornecedor cadastre mais de 300 itens rapidamente de forma otimizada através do Workflow. Esse sistema é orientado para processos e organiza cada etapa a ser seguida, o que torna a ação muito simples e dinâmica.
Ainda, a inovação de operação por Workflow criada pela IPM permite que o servidor público visualize graficamente o andamento de cada fase do processo. Sem a conclusão de uma etapa, o software não permite o avanço. Essa espécie de checklist de atividades preserva a legalidade do processo e alimenta com informações corretas todos os interessados. Ou seja, um sistema de gestão pública que facilita as licitações eletrônicas, garantindo a segurança e a lisura de todo o processo.
Alerta de prazos evita problemas jurídicos na gestão pública
Contar com uma plataforma de licitação pública que segue rígido sistema de segurança de dados e em sintonia com a legislação garante tranquilidade. Isso é possível com sistemas de gestão pública que emitam relatórios a cada etapa cumprida do processo, como é oferecido pelos sistemas IPM, por exemplo.
“Um diferencial importante é poder contar com ferramentas que avisem automaticamente e com antecedência o gestor de compras quando um contrato está vencendo, a fim de iniciar um processo de renovação ou troca de fornecedor”, exemplifica Marcio Brito, coordenador do departamento de Suprimentos da IPM Sistemas. “Com esses recursos, evita-se perder prazos e, especialmente, problemas jurídicos”.
Tecnologia em nuvem agiliza os processos públicos
Contar com a tecnologia 100% em nuvem da IPM permite acesso ao sistemaa qualquer hora e em qualquer lugar, por um dispositivo ou equipamento ligado à internet, sem a necessidade de instalar softwares específicos nos computadores.
Com isso, os interessados em licitação pública podem consultar os processos a qualquer momento, acompanhar as etapas, a publicação e a homologação de editais, entre outros avanços.
No vídeo a seguir, confira depoimentos de representantes das Prefeituras de Bom Despacho (MG), São Bento do Sul (SC), Gravataí (RS) e Dois Irmãos (RS). Eles falam o sistema em nuvem e as vantagens que obtiveram após adotar essa tecnologia.