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Sistema de gestão pública 100% em nuvem facilita licitação pública eletrônica

  • Foto do Autor Por IPM
  • 15 fev, 2021
  • Tempo de leitura: 4 mins
  • Última atualização: 13 jul às 14:29
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  • Quando uma Prefeitura precisa contratar uma obra ou serviço, assim como comprar um produto, locar ou alienar, tem de realizar uma licitação pública. Esse processo para selecionar a proposta mais vantajosa e, ao mesmo tempo, que traga economia segue critérios rígidos, é regulado por legislação própria, como a Lei Federal n 8.666 de 1993.

    Embora o objetivo seja garantir a lisura do processo, também o torna mais burocrático. Isso porque, com os sistemas de gestão pública desktop, os responsáveis pelos setores de compras e licitações das Prefeituras são obrigados a baixar diversos arquivos, gerar proposta, cadastrar os itens individualmente.

    Para facilitar essa tarefa e dar mais celeridade ao processo, o uso da tecnologia é fundamental. De acordo com o diretor de Suprimentos e Patrimônio da Prefeitura de São Bento do Sul (SC), Tiago Martinhuk, o processo manual é lento e abre margem para erros. “São hábitos ultrapassados que foram superados depois que os nossos Servidores passaram a tramitar processos digitalmente, eliminando o papel”.

     

    Softwares permitem licitação pública eletrônica com segurança

    Hoje o mercado oferece sistemas que permitem as Prefeituras convidarem os fornecedores a participarem de licitação pública de forma eletrônica. E com propostas criptografadas, o que garante a segurança dos dados. Além disso, quando é integrado, permite a importação e exportação de pregões em poucos cliques. 

    É o caso da plataforma de licitação do Atende.Net, que permite que o fornecedor cadastre mais de 300 itens rapidamente de forma otimizada através do Workflow. Esse sistema é orientado para processos e organiza cada etapa a ser seguida, o que torna a ação muito simples e dinâmica.

    Ainda, a inovação de operação por Workflow criada pela IPM permite que o servidor público visualize graficamente o andamento de cada fase do processo. Sem a conclusão de uma etapa, o software não permite o avanço. Essa espécie de checklist de atividades preserva a legalidade do processo e alimenta com informações corretas todos os interessados. Ou seja, um  sistema de gestão pública que facilita as licitações eletrônicas, garantindo a segurança e a lisura de todo o processo.

    Sistema de gestão pública da IPM conta com Workflow

    Alerta de prazos evita problemas jurídicos na gestão pública 

    Contar com uma plataforma de licitação pública que segue rígido sistema de segurança de dados e em sintonia com a legislação garante tranquilidade. Isso é possível com sistemas de gestão pública que emitam relatórios a cada etapa cumprida do processo, como é oferecido pelos sistemas IPM, por exemplo.

    “Um diferencial importante é poder contar com ferramentas que avisem automaticamente e com antecedência o gestor de compras quando um contrato está vencendo, a fim de iniciar um processo de renovação ou troca de fornecedor”, exemplifica Marcio Brito, coordenador do departamento de Suprimentos da IPM Sistemas. “Com esses recursos, evita-se perder prazos e, especialmente, problemas jurídicos”.

     

    Tecnologia em nuvem agiliza os processos públicos

    Contar com a tecnologia 100% em nuvem da IPM permite acesso ao sistema a qualquer hora e em qualquer lugar, por um dispositivo ou equipamento ligado à internet, sem a necessidade de instalar softwares específicos nos computadores.

    Com isso, os interessados em licitação pública podem consultar os processos a qualquer momento, acompanhar as etapas, a publicação e a homologação de editais, entre outros avanços.

    No vídeo a seguir, confira depoimentos de representantes das Prefeituras de Bom Despacho (MG), São Bento do Sul (SC), Gravataí (RS) e Dois Irmãos (RS). Eles falam o sistema em nuvem e as vantagens que obtiveram após adotar essa tecnologia.

     

    Confira mais depoimentos sobre os benefícios dos sistemas de gestão pública 100% em nuvem

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