Solução IPM facilita prestação de contas de municípios ao TCE via e-Sfinge
Por
IPM
24 abr, 2025
Tempo de leitura: 3 mins
Última atualização: 23 abr às 10:21
A transparência na prestação de contas públicas é um dos pilares de uma gestão eficiente de fato, com compromisso e respeito ao cidadão. Para os municípios catarinenses que utilizam o Atende.Net, software 100% em Cloud da IPM, isso não é um problema. Nesse sentido, a solução ajuda a levantar os dados necessários para facilitar o envio das informações ao Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) via Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge).
Transparência na prestação de contas
Desde janeiro de 2025, as cidades catarinenses precisam enviar mensalmente ao TCE-SC novas informações tributárias, em virtude de mudanças aplicadas ao e-Sfinge. Os arquivos obrigatórios são referentes a:
Cobrança de Dívida Ativa
Execuções Fiscais
Protestos
Parcelamentos
Dívidas
O software desenvolvido pela IPM possui um mecanismo específico para alertar os clientes sobre ajustes necessários e produzir relatórios gerenciais, bem como monitoramento dos saldos de crédito tributário e por cobrança, sempre adequando-se às regras e layouts dispostos pelo TCE-SC.
Além disso, a tecnologia conta também com uma base única de dados que evita o reprocessamento de outras tabelas e descarta a necessidade de sistemas terceiros. Para o coordenador de Desenvolvimento de Tributação da IPM, Marcelo Kiefer, a solução é essencial para ajudar os municípios a manterem a transparência.
“Em janeiro de 2025 o TCE lançou uma nova versão com arquivos muito complexos. Prontamente adaptamos nossos sistemas para estar em dia com o órgão. Como resultado, temos 90% dos nossos clientes já com o exercício de abertura inicial de 2025 com envios atualizados”, explica o coordenador.
Excelência em transparência nas contas públicas
Em 2024, mais de 40 clientes IPM foram reconhecidos com nota máxima no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Assim como, no ano anterior, 32 municípios atendidos pela IPM foram reconhecidos com a maior pontuação.
11 dos 36 gestores reconhecidos como Prefeito Inovador, no 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes (2024) lideram municípios atendidos pela IPM.
98 clientes IPM Sistemas receberam o Selo de Transparência 2024, conhecido como Radar da Transparência, do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) – isto é, 35 Selos Diamante, 34 Selos Ouro e 29 Selos Prata.
Veja os benefícios do Atende.Net na transparência das gestões: