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Solução IPM facilita prestação de contas de municípios ao TCE via e-Sfinge

  • Foto do Autor Por IPM
  • 24 abr, 2025
  • Tempo de leitura: 3 mins
  • Última atualização: 23 abr às 10:21
Solução IPM ajuda gestões de SC na prestação de contas
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  • A transparência na prestação de contas públicas é um dos pilares de uma gestão eficiente de fato, com compromisso e respeito ao cidadão. Para os municípios catarinenses que utilizam o Atende.Net, software 100% em Cloud da IPM, isso não é um problema. Nesse sentido, a solução ajuda a levantar os dados necessários para facilitar o envio das informações ao Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) via Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge).

    Transparência na prestação de contas

    Desde janeiro de 2025, as cidades catarinenses precisam enviar mensalmente ao TCE-SC novas informações tributárias, em virtude de mudanças aplicadas ao e-Sfinge. Os arquivos obrigatórios são referentes a:

    • Cobrança de Dívida Ativa
    • Execuções Fiscais
    • Protestos
    • Parcelamentos
    • Dívidas

    O software desenvolvido pela IPM possui um mecanismo específico para alertar os clientes sobre ajustes necessários e produzir relatórios gerenciais, bem como monitoramento dos saldos de crédito tributário e por cobrança, sempre adequando-se às regras e layouts dispostos pelo TCE-SC.

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    Além disso, a tecnologia conta também com uma base única de dados que evita o reprocessamento de outras tabelas e descarta a necessidade de sistemas terceiros. Para o coordenador de Desenvolvimento de Tributação da IPM, Marcelo Kiefer, a solução é essencial para ajudar os municípios a manterem a transparência.

    “Em janeiro de 2025 o TCE lançou uma nova versão com arquivos muito complexos. Prontamente adaptamos nossos sistemas para estar em dia com o órgão. Como resultado, temos 90% dos nossos clientes já com o exercício de abertura inicial de 2025 com envios atualizados”, explica o coordenador.

    Excelência em transparência nas contas públicas

    • Em 2024, mais de 40 clientes IPM foram reconhecidos com nota máxima no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Assim como, no ano anterior, 32 municípios atendidos pela IPM foram reconhecidos com a maior pontuação.
    • 11 dos 36 gestores reconhecidos como Prefeito Inovador, no 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes (2024) lideram municípios atendidos pela IPM.
    • 98 clientes IPM Sistemas receberam o Selo de Transparência 2024, conhecido como Radar da Transparência, do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) – isto é, 35 Selos Diamante, 34 Selos Ouro e 29 Selos Prata.

    Veja os benefícios do Atende.Net na transparência das gestões:

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