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Compras, Licitações e Contratos

Tipos de licitação aplicadas à aquisição de software

  • Foto do Autor Por IPM
  • 8 jul, 2016
  • Tempo de leitura: 3 mins
  • Última atualização: 13 jul às 14:29
Tipos de licitação aplicadas à aquisição de software
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  • A aquisição de software de gestão é um importante passo para a administração pública. No entanto, mesmo sendo função do gestor determinar a compra, é necessário colocar em prática um processo licitatório para a escolha do fornecedor. Isso porque a legislação brasileira delimita regras para o gasto do dinheiro público segundo o valor do “serviço”. Essas regras são apresentadas à empresas na forma da licitação e edital. Mas quais são os tipos de licitação que podem ser aplicadas à aquisição do software?
    Modalidades de licitação aplicáveis
    Como falamos no post sobre as modalidades de licitação, existem três que podem ser aplicadas para a aquisição de software:

    • Pregão: a lei não faz referência a limite de valor, mas o edital determinará qual é o valor máximo para o projeto.
    • Tomada de Preço: de R$ 80 mil até R$ 650 mil.
    • Concorrência Pública: acima de R$ 650 mil.

    Tipos de licitação para a aquisição de software
    Determinar o tipo de licitação a ser aplicado refere-se ao modelo de decisão na escolha do vencedor. Existem três tipos aplicáveis às licitações de serviços:

    Menor Preço – Pregão e Tomada de Preços

    Neste caso, vence a proposta com menor custo para a administração pública. Vale lembrar que a menor proposta a ser aceita está condicionada pelo cumprimento dos requisitos necessário à licitação por parte da empresa.

    Técnica e Preço – Tomada de Preços e Concorrência Pública

    As propostas são avaliadas segundo a técnica e o preço. Essa avaliação gera uma nota segundo os pesos definidos nos edital. Vence a empresa com a melhor nota.
    Melhor Técnica – Concorrência Pública
    As empresas concorrentes devem atender à técnica mínima exigida em edital. Vence o licitante que obter a melhor pontuação, desde que o preço esteja dentro dos limites estipulados pela Administração.

    Definido o tipo e a modalidade de licitação, passa-se a confecção de processo administrativo, com objetivo de instruir todo procedimento licitatório que resultará na publicação do edital.

    Dependendo de qual tipo de licitação se escolha fazer e qual modalidade seja aplicada para a aquisição de software, o processo pode demorar mais ou menos tempo. Em nosso blog, você pode encontrar outros conteúdos sobre a compra de software na gestão pública.

    Crédito de imagem: PublicDomainPictures/CC0

    Referências:
    http://www.abessoftware.com.br/calendario-de-licitacoes/licitacoes
    http://www.camara.rj.gov.br/setores/proc/revistaproc/revproc2000/revdireito2000B/pare_1700FNB.pdf

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