O sistema judicial brasileiro é demorado, cheio de processos e trâmites complicados. A média de tempo para a finalização de um processo é de cinco anos, o que é altamente improdutivo para os trabalhadores da área e prejudicial para o cidadão, que depende da resolução dos processos. Esse problema fez com que a prefeituras começassem a investir em sistema em cloud computing para a procuradoria municipal. São várias as vantagens, mas neste post vamos trazer algumas das principais.
Sistema em cloud computing para a procuradoria gera integração
Uma das principais vantagens de softwares de gestão em cloud é a integração. No sistema Atende.Net, solução da IPM, é criado um cadastro único de cada munícipe, onde é possível ver se ele está com as contas em dia, se falta efetuaro pagamento de algum imposto municipal, entre outros.
No caso da procuradoria, isso é vantajoso pois existe integração com o sistema de Dívida Ativa. Assim, é possível gerar Certidões de Dívida Ativa e petições iniciais e intermediárias, por exemplo, de forma automática e sem a necessidade de redigitar dados – o que gera otimização de tempo por parte do funcionário público.
Outra vantagem de um sistema em cloud computing para a procuradoria é a capacidade de consultar e controlar intimações eletrônicas, com o recebimento de informações de atos judiciais e documentos relacionados.
Por fim, a integração com o sistema geral de uma prefeitura permite que a procuradoria receba notificações internas sobre a existência de novos processos de execução fiscal originários do sistema de Dívida Ativa. Essa agilidade faz com que os processos tenham continuidade muito mais rapidamente.
Agilidade em pequenos e rápidos procedimentos
Existem procedimentos que são de rápida execução, mas que, por uma razão ou outra, acabam demorando muito tempo para serem realizados. Um sistema em cloud computing para a procuradoria ajuda na otimização de tarefas como:
- consulta e emissão de relatórios de ações judiciais, execução de sentença e recursos, com informações como peticionamentos realizados e prazos cumpridos, entre outros;
- emissão, assinatura e ajuizamento de petições, que podem ser executados em vários processos simultaneamente, agilizando o gerenciamento de dados processuais e o cumprimento de dados;
- registro de sentença judicial e a sua execução, com todas as informações necessárias;
- realização de peticionamento eletrônico de ações judiciais, com a emissão automática de documentos digitais e envio ao tribunal de justiça através da integração, que mencionamos acima.
Segurança e rapidez
Existe um série de carimbos e assinaturas necessárias para a validação de processos, e um sistema em cloud computing para a procuradoria consegue suprir algumas delas. Por exemplo, a assinatura pode ser realizada através de um sistema de verificação de assinatura digital por meio do e-CPF ou e-CNPJ. Esse tipo de validação continua garantindo a segurança, mas agiliza a tramitação, o que diminui o tempo total dos processos.
Além disso, os próprios procuradores podem melhorar sua gestão de tempo. O software possui um agenda, que permite o gerenciamento dos próximos compromissos, permitindo melhor planejamento. Adicionalmente, ainda é possível visualizar e administrar todas as etapas processuais, permitindo o registro de informações de advogados ligados ao processo, números de ajuizamentos, testemunhas, custos processuais, recursos, prazos, entre outros.
Diminuição geral dos custos
Ao utilizar um sistema em cloud computing para a procuradoria, existe uma grande economia de recursos por parte do município. O retrabalho é reduzido e o desperdício de recursos – tanto materiais quanto humanosl – também. Assim, é possível tornar a procuradoria municipal ainda mais eficiente.