Assim como o autoatendimento pela internet tem se tornado cada vez mais comum em bancos, lojas, supermercados e afins, as prefeituras municipais e os moradores de diversas cidades também têm colhido vantagens desse sistema de atendimento. Oferecer o serviço é possível quando a prefeitura tem sistemas em nuvem, ou seja, tem seus dados e processos conectados à internet. Optar por essa modalidade de relacionamento com o cidadão é vantajoso para a prefeitura pois, além de mais simples e moderno, facilita e acelera a resolução de pendências. Para quem necessita do atendimento, é extremamente vantajoso, já que quanto mais rápido o poder público tiver respostas para demandas, melhor. Diversas prefeituras já adotaram o sistema de autoatendimento pela internet e já estão colhendo os resultados. Gravataí (RS), Telêmaco Borba (PR) e Cascavel (SC) são algumas delas. Conheça as principais vantagens!
- O cidadão não enfrenta filas
Ao adotar um sistema que permite o autoatendimento pela internet, o cidadão pode resolver demandas como renovação de alvarás, solicitar a aprovação de projetos de engenharia ou arquitetura, entre outros serviços, sem sair de casa. A vantagem é que, quando o serviço para essas solicitações é transferido para a internet, é possível preencher os dados e encaminhar o pedido sem enfrentar filas. Essa mudança simples melhora a qualidade de vida do cidadão e o trabalho da prefeitura, que pode ter seus funcionários dedicados a outras funções. A longo prazo, o autoatendimento pela internet traz vantagens, inclusive, para a mobilidade pública e para o meio ambiente, já que quanto menos pessoas circulando, menos trânsito e poluição.
- Soluções mais rápidas
Com o autoatendimento pela internet, os processos ficam mais simplificados e as resoluções são feitas em menos tempo. Isso porque o cidadão acaba fazendo parte do trabalho, evitando erros de digitação, por exemplo. A celeridade aumenta também pois, como há o auxílio da tecnologia, a documentação será enviada imediatamente ao destino certo, de forma organizada, o que permite que a solicitação seja atendida em menor tempo.
- Acompanhamento das solicitações on-line
Quando há o autoatendimento pela internet, o status dos processos pode ser acompanhado pelo cidadão via internet. Isso evita que ele tenha que ir até a prefeitura ou precise ligar repetidas vezes para saber se sua pendência foi resolvida, otimizando o tempo dos funcionários da prefeitura, que não precisarão dedicar-se a essas dúvidas.
- Diminuição dos riscos de extravio de documentos
Quando os processos são feitos em papel, por mais cuidadosos que sejam os funcionários do setor, sempre há o risco de extravio de documentos. No autoatendimento pela internet, os dados ficam armazenados na nuvem e não correm o risco de ficarem perdidos ou serem encaminhados ao setor errado.
- Diminuição da inadimplência
A inadimplência ocorre por diversos motivos, mas um deles é a falta de clareza ou o excesso de burocracia para fazer alguns pedidos. Se o cidadão quer cumprir com seus deveres, não poderá culpar a falta de tempo por não fazê-lo, pois com o autoatendimento pela internet os procedimentos ficam mais simples.
As vantagens do autoatendimento pela internet fazem com que a prefeitura se torne mais eficiente e o cidadão fique mais satisfeito com a administração pública. Os custos para executar os serviços também diminuem, já que processos presenciais e em papel exigem mais funcionários, mais estrutura física e recursos materiais e mais tempo dedicado às tarefas. Sendo assim, o gestor público municipal que investe no autoatendimento pela internet colhe as vantagens em um curto espaço de tempo, melhora seu relacionamento com a comunidade e economiza dinheiro dos cofres públicos.
Qual a sua opinião sobre o autoatendimento pela internet? Tem alguma dúvida? Escreva nos comentários.